REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (1)

Parte 1: Um cemitério de grandes ideias, uma armadilha invisível para o empreendedor? Sim. A Hostnet concorda com Henrique Carvalho, redator do Viver de Blog, quando o assunto é Redes Sociais. Por isso fomos beber na fonte e trouxemos uma compilação de informações relevantes e análises sobre esse fenômeno da Internet. A ideia é orientar nossos clientes e leitores que estão em busca de sucesso na Web e ajudar a construir um futuro promissor online. Vamos apresentá-las em uma sequência de posts. Acompanhe!

Parte 1: Pensou que ia faturar nas redes sociais; pensou errado

As redes sociais são realmente um fenômeno na Web. Um fenômeno efêmero, diga-se de passagem. Tudo muda o tempo todo. Umas nascem, outras morrem. Podem ser excelentes para comunicação pessoal, mas para o seu negócio… vamos ver o que acontece!

Os números são realmente surpreendentes. Contudo, os resultados concretos em vendas não.

Conheça alguns dados:

  • O Facebook possui mais de 1.5 bilhão de usuários ativos em sua plataforma.
  • No Twitter, mais de 350 mil tweets são enviados por minuto.
  • O Instagram contabiliza mais de 1 milhão de curtidas por minuto.
  • No Youtube são gastas mais de 6 bilhões de horas em vídeo por mês.
  • O LinkedIn possui mais de 400 mil usuários em sua rede.

São números impressionantes que atraem muitos empreendedores e profissionais. As redes sociais são gratuitas e alcançam bilhões de pessoas. Então, porque não é um bom negócio empenhar todo o seu esforço nelas? É o que veremos à seguir.

Nem tudo são flores:

Vamos imaginar – Um micro empreendedor monta uma página no Facebook. O espaço é gratuito. E busca seguidores da página. Como não alcança o número de pessoas desejado no tempo estipulado por ele, começa a pagar por anúncios veiculados dentro do próprio Facebook. Atinge os números que sonhou em seguidores. Contudo, a Rede Social começa a limitar o alcance orgânico em 16% do total de fãs (em 2012). Uma pesquisa feita em 2014 apontou que apenas 6% dos usuários que seguiam a página recebiam os post e de lá pra cá a porcentagem só vem caindo. Teoricamente, a solução seria investir mais dinheiro para veicular os posts para seus próprios fãs…não, isso não pode dar certo!

Ele pensou então que o Instagram poderia ser perfeito. Tudo a ver com seu nicho de mercado (saúde, exercício, alimentação), muita gente desse ramo já estava lá. Postava com consistência diariamente, escolhia bem as hashtags, e estava mantendo um bom relacionamento pela rede quando…começou a visualizar anúncios na sua timeline! Logo lembrou do ciclo vicioso do Facebook e decidiu testar outra rede.

Tentaria o Twitter, mas desistiu de cara, quando soube que a rede começaria a usar um algoritmo semelhante ao Facebook. Foi aí que pensou no YouTube: afinal, as pessoas assistem mais de 6 bilhões de horas em vídeo por mês.

O YouTube lhe tomou muito tempo e energia para publicar os vídeos e então, nosso empreendedor imaginário descobriu que para produzir conteúdo para o YouTube, ganha-se apenas $1 a cada 1.000 visualizações. – Até para canais de sucesso como o Porta dos Fundos, com mais de 10 milhões de inscritos, as receitas com anúncios no YouTube não são suficientes.

Foi então que ele pensou em ir para o Periscope. Conexão ao vivo com a  audiência, que legal! Só que não: durante suas pesquisas, descobriu que o Periscope parou de adotar como padrão as notificações aos usuários sobre interações ao vivo.

Finalmente ele concluiu que não valia a pena investir em uma plataforma sobre a qual não se tem controle, que muda da noite para o dia. É como construir em terra alugada. Um verdadeiro perigo! Nas redes sociais as regras não são suas, você apenas as obedece.

Outro fator que pesa contra o Facebook é a possibilidade de, assim, do nada, você ser banido dela; ter a sua conta deletada por ter infringido às regras da rede. Isso serve para todas as redes sociais; nada garante que você vá continuar lá só porque quer. Além disso, pare e analise os últimos 10 anos ou um pouquinho mais. Quantas delas nasceram, cresceram e se extinguiram? (Orkut, Ping, Formspring, entre outras)

Reflexão:

Você não precisa eliminar as redes sociais dos seus endereços online. Mas trate-as apenas como uma vitrine complementar. O melhor mesmo é investir tempo e dinheiro no que é seu. Faça o seu site, fale com a Hostnet.

Acompanhe o nosso blog, nas próximas semanas publicaremos mais 2 posts dando continuidade ao assunto.

Links Relacionados:

Fonte: Viver de Blog

Hostcast: Facebook ou Próprio Site

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (1)

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (2)

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (3)

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (4)

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (5)

REDES SOCIAIS PARA NEGÓCIOS: ter ou não ter, eis a questão (6)

 

 

2 comentários

  1. Alexandre em 28 de setembro de 2016 às 17:27

    Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.

    • Dr. Host em 18 de outubro de 2016 às 10:30

      Olá Alexandre,

      Agradecemos pelo elogio e ficamos contentes que nossos artigos contribuíram com o seu desenvolvimento.

      Com seu feedback traremos mais artigos sobre o tema.

      Um abraço de toda a equipe da Hostnet.

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios