registro de dominio seo

Como escolher um bom Domínio para que o site seja bem indexado no Google?

Curso de SEO: fatores de ranqueamento para Domínios no Google

O Google e os buscadores na Internet utilizam centenas de fatores de ranqueamento para classificar os sites na sua página de resultados. Fator de ranqueamento nada mais é do que um aspecto de um website que, quando analisado pelo algoritmo do motor de busca, mede a qualidade do site. Se as diretrizes forem seguidas e os fatores forem bem trabalhados, existem mais chances do site ocupar as melhores posições na página de resultados proveniente de uma consulta.

No vídeo abaixo, Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara ensinam como escolher um bom domínio para ter um site bem indexado no Google, de acordo com os fatores de ranqueamento utilizados pelo buscador.

Dentre os inúmeros fatores de ranqueamento adotados pelo Google, hoje, vamos abordar os fatores de ranqueamento relacionados ao domínio. Os princípios a serem seguidos não são muitos, mas são bem relevantes e a maioria ocorre na fase do planejamento do site. Separamos os mais importantes e compartilhamos com você na lista abaixo:

  • Idade do domínio – o Google afirma que não é preciso se preocupar com esse fator e, sim, com a relevância ao longo do tempo. Embora alguns profissionais acreditem que isso seja um fator de ranqueamento, o Google diz que não é. Na prática, a idade do domínio pode ter influência no posicionamento, porque sites mais antigos tiveram mais tempo para produzir conteúdos, ganhar links e receber visitantes.  O que importa, na verdade, não é a quantidade de anos que o domínio tem mas, sim, a qualidade e quantidade de conteúdo.
  • Palavra-chave no domínio ou no subdomínio – esse fator pode ser considerado ultrapassado. Desde 2012, o Google dá pouca relevância à correspondência exata de domínio (ex: carros.com), com o intuito de evitar SPAMs. A relevância de palavras-chave em subdomínios como fator para a classificação também é pequena. As pessoas têm mais sucesso incluindo palavras-chaves nas URLs (ex: https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/).

Antes dessa atualização, havia, inclusive, um comércio de domínios com palavras-chave de alguns segmentos. Esse comércio era movido pelo desejo das pessoas de terem domínios que indexavam mais facilmente. Até hoje existe o comércio de domínios, mas o foco, atualmente, é na marca e, não mais nas palavras. Vale destacar que, hoje em dia, se o domínio inclui a palavra-chave entre outros termos (ex: carrosnovos.com), o Google dá menos relevância ainda para isso na classificação.

A busca por um bom nome para o domínio, atualmente, está relacionada ao poder de comunicar, à capacidade de facilitar a compreensão e a escrita por parte do usuário da Internet. Nesse sentido, prefira sempre nomes curtos e fáceis de pronunciar, soletrar e escrever.

  • País no ccTLD (domínio de topo de código de país ou domínio nacional de nível superior – em inglês, country code top-level domain) – refere-se ao domínio de topo na Internet geralmente usado ou reservado para um país ou um território específico. Os identificadores de ccTLD são as duas letras finais do domínio. No caso do Brasil é o “.br”. 

Hoje, este fator que é feito durante o planejamento do website (no momento em que se adquire o domínio) é utilizado pelo Google como elemento de geolocalização. Para um domínio .br, por exemplo, o buscador entende que o site é relevante para usuários do Brasil. Se o seu site for .com, também será indexado. Mas durante uma busca feita no Brasil, sites .br , provavelmente, aparecerão antes de endereços sem o .br, mas este não é um fator isolado, outras características do site vão colaborar na classificação. Da mesma forma, um domínio .info pode aparecer na listagem antes do domínio .br. Portanto, este é um fator importante para quem deseja internacionalizar o seu site. 

Independente dos fatores de ranqueamento, recomendamos ter domínios com diversos finais, caso o seu negócio tenha projeção mercadológica. Isso evita que outra pessoa compre um domínio com um código final diferente do seu e registre o mesmo nome, se passando, de forma maliciosa, por sua empresa.

  • Palavra-chave no TLD – além das TLDs tradicionais (ex.: .com, .net, .org, .gov), hoje, você pode usar terminações de domínios mais criativas como .guru, .cafe, .ninja. Apesar disso, o Google já esclareceu que trata todas TLDs igualmente e que  ignora a presença de palavras-chave nesse elemento do domínio.

Curso Gratuito de SEO com Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Quer saber outros pontos sobre fatores de ranqueamento? Acesse o Curso Prático de SEO e aprenda mais sobre isso e outros aspectos essenciais para tornar um website e aprenda mais sobre isso e outros aspectos essenciais para tornar um website em sinônimo de sucesso!

Hostnet e o Curso em Vídeo lançaram em parceria um novo curso de SEO gratuito. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias de SEO para que as pessoas consigam, de fato, melhorar o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google.

As aulas serão publicadas semanalmente no YouTube, no Canal do Curso em Vídeo. Alunos apoiadores do Curso em Vídeo, assinantes do Estudonauta e clientes da Hostnet (assinantes do Combo Cloud) terão aulas antecipadas. Além disso, os assinantes terão um módulo exclusivo, um bônus, com técnicas mais avançadas e utilização de ferramentas pagas.

Links Relacionados:

Playlist do Curso Grátis de SEO no Curso em Vídeo

Academia Hostnet

Curso em Vídeo

Estudonauta

Hospedagem de Sites WordPress

O que é domínio e como escolher um bom endereço para o seu site?

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios