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O e-mail como ferramenta de geração de leads: dicas para obter altas taxas de conversão

No artigo de hoje, vamos relembrar que leads são indivíduos ou empresas que se interessam em uma marca e seus produtos/serviços. São clientes potenciais que demonstram algum grau de atração ou de envolvimento com o seu negócio e que podem estar abertos a algo mais.

Para que a relação com a empresa se desenvolva, o lead fornece suas informações, como nome, e-mail etc. Dados como esses possibilitam a nutrição de um vínculo que tem por objetivo a conclusão da transação entre empresa e consumidor.

A geração eficaz de leads leva ao aumento das vendas e, consequentemente, ao aumento da receita. Existem muitas estratégias e caminhos a serem seguidos quando o intuito é conquistar e converter mais leads em clientes. Entre as principais ferramentas e técnicas adotadas para gerar engajamento e alcançar, a utilização de e-mails é uma das mais poderosas e eficazes. E é sobre isso que vamos falar.

A utilização do e-mail na conversão de leads

Mesmo com as redes sociais, o e-mail continua em  lugar de destaque quando o assunto é marketing digital e conversão de leads, sendo uma ótima forma de comunicação entre empresa e cliente. 

A partir do momento em que o visitante fornece o seu e-mail, começa um relacionamento e ele deixa de ser visitante e passa a ser um lead. Trate-o com respeito, não envie mensagens em excesso ou desnecessárias. Mande materiais criativos e exclusivos, que encantem e ajudem na conversão dos leads em clientes.

Email Marketing e automação de e-mails 

Atualmente, dentro do marketing digital, existem diversas estratégias para conversão. Uma das mais importantes é o uso da automação de marketing e do e-mail marketing.

Muito se fala a respeito da morte do e-mail enquanto ferramenta de comunicação. Com o crescimento das redes sociais, o fluxo de mensagens entre caixas postais realmente caiu. Mas nada supera o alcance do e-mail como meio de comunicação. Quando o e-mail é usado de maneira correta, o nível de engajamento é muito maior do que o uso de marketing em redes sociais. Ou seja, ler um e-mail e interagir com o remetente é muito mais provável que ocorra do que uma interação a partir das redes sociais.

E quando se fala em divulgação de produtos por e-mail e taxa de conversão, você pode estar se perguntando se as tendências de e-mail marketing ainda são importantes. Sim, as pessoas ainda leem e-mails.

Segundo uma pesquisa divulgada em 2022 pela HubSpot, 4 bilhões de pessoas usam e-mails diariamente e 37% das marcas entrevistadas afirmaram que estão aumentando seus orçamentos para investimento em e-mail marketing. Qual o motivo para você não seguir essa tendência?

Se o seu site tem pouco tráfego, vale a pena recorrer a mídias pagas (Facebook Ads, Google Ads ou LinkedIn Ads), que trarão um volume maior de visitantes que serão agregados às segmentações. Contudo, a partir do momento que você alcançar um bom tráfego, além de utilizar mídias pagas e redes sociais na divulgação e promoção do seu negócio, é o momento de recorrer a pop-ups e formulários para gerar leads a partir do tráfego orgânico.

Como foi dito, o e-mail continua tendo um alcance ainda maior do que as redes sociais. Isso ocorre porque existem usuários da Internet que não fazem parte de redes sociais, mas pelo menos um endereço de e-mail eles têm. 

Cada vez mais, as pessoas têm pressa e são bombardeadas, todos os dias, com inúmeras informações, de todos os tipos. As mensagens enviadas devem sobressair no meio da massa: devem ser mais relevantes, entregues com certa frequência, de forma que não sejam descartadas pelo seu cliente. Ou seja, o cliente tem que ter interesse em ler suas mensagens.

A essa altura, você pode pensar que uma ferramenta CRM seria suficiente para agilizar o processo em estratégias de e-mail marketing. Contudo, esse tipo de recurso não interage com o e-mail marketing. Usar apenas o CRM para esse tipo de estratégia daria muito trabalho, mesmo para uma empresa que tenha sua própria equipe de marketing.

A solução para agilizar processos com o e-mail marketing e reduzir custos em relação ao números de colaboradores contratados é a utilização de uma plataforma de automação de marketing. Esta é uma meta possível de atingir. Nós da Hostnet utilizamos e recomendamos o Mautic.

Automação de Marketing com Mautic

A Automação de Marketing é a técnica que utiliza a tecnologia de softwares para melhorar a comunicação com o cliente e aumentar vendas. O Mautic é uma solução open source para realizar a automatização das rotinas de comunicação de uma empresa com o seu cliente.

Esta solução está disponível na Hostnet, que é pioneira no uso do Mautic para automação de marketing no Brasil.  Conheça os planos de automação de marketing com o Mautic disponíveis na Hostnet.

A Hostnet trabalha com três tipos de planos para quem vai contratar o serviço de hospedagem + mautic:

Faça você mesmo – se você tem uma agência, uma equipe de marketing ou é um profissional experiente e acredita que pode cuidar sozinho das suas ações de automação de marketing, este plano é o indicado.

Para utilizar o serviço é preciso contratar um dos planos de hospedagem da categoria Cloud, escolher o pacote de e-mails com a quantidade de envios necessária para trabalhar com seu público-alvo e instalar e configurar a ferramenta de automação por conta própria. Inclusive, nós disponibilizamos videoaulas que podem te ajudar nessa tarefa.

Gerenciado – se você tem uma empresa que já desenvolve ações de comunicação na Internet através de site, e-mail marketing, anúncios no Google, em redes sociais etc., mas não tem uma equipe técnica à sua disposição para cuidar da implementação da Automação de Marketing, a Hostnet gerencia as ferramentas para você. 

Gerenciado com funil de vendas – se você tem uma empresa e já desenvolve ações de comunicação na Internet através de site, e-mail marketing, anúncios no Google e em redes sociais etc., mas não tem uma equipe técnica à sua disposição para cuidar das suas ações de automação de marketing, a Hostnet gerencia as ferramentas de automação para você e ainda cria o funil de vendas. Essa modalidade inclui criação de landing pages, formulários, administração da lista de contatos e mais.

Visite o nosso site e faça uma simulação de preços relativos aos planos e pacotes de mensagens de acordo com a quantidade necessária de envios mensais. Veja também todos os recursos que cada uma das opções possui.

O Mautic

Podemos afirmar que o Mautic é a maior plataforma open source de automação de marketing. Um conjunto de recursos completo, multi canais, que permite através de integrações, a utilização de estratégias de automação de marketing. O Mautic é uma robusta ferramenta desenvolvida com software livre e sua força é alimentada por uma extensa comunidade que não para de crescer.

Se você gostou do assunto e deseja ir além, baixe o nosso Guia Completo sobre Automação de Marketing e o nosso ebook: 

Dicas para redigir e-mails impactantes

É importante, sempre que possível, personalizar os e-mails com base nas emoções e interesses dos leads, isso aumenta significativamente a eficácia da comunicação e os envolvimentos do destinatário. Ao criar uma conexão emocional e mostrar que você entende e se importa com as necessidades e motivações do seu público, você cria uma relação mais forte e duradoura. Para que isso seja viável, trabalhe a segmentação do seu público.

E-mails personalizados, baseados nos interesses dos leads, geram mais engajamento e interação. Quem recebe a mensagem se sente valorizado e isso pode levar a uma maior participação nas chamadas para ação (CTAs), como clicar em links, responder ao e-mail ou até mesmo fazer uma compra. Crie conteúdo de acordo com a segmentação dos leads. Separe-os em grupos com características semelhantes para envio de conteúdo direcionado e persuasivo.

Seja criativo na hora de escrever o “Assunto” do e-mail. Ele funciona como um título em um texto, deve ser objetivo e atraente, de tal forma que o lead leia o conteúdo com interesse até o fim e se possível atenda a sua proposta de ação. 

O bom uso do campo “Assunto” ajuda no processo de conversão do cliente. Adote, para a escrita, um estilo próprio que seja capaz de conectar o seu público com a sua marca. Para obter sucesso é possível fazer alguns apelos no texto e instigar o leitor no “Assunto”. 

Como escrever linha de assunto eficiente para aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing

Vejamos alguns caminhos interessantes:

Aguce a curiosidade do leitor: o ser humano não gosta de ter lacunas no seu conhecimento. Deixar a linha de assunto em aberto para despertar a curiosidade, como um gancho que só pode ser satisfeito ao abrir o e-mail, é uma ótima estratégia. Por exemplo, faça uma pergunta no assunto e responda-a no corpo do e-mail; prometa algo interessante no assunto (dicas, sugestões etc.) e satisfaça no corpo do e-mail; fale algo que soe estranho ou incomum.

Bom humor: ser bem humorado dá trabalho e requer um pouco mais de criatividade. Mas compensa, afinal, quem não gosta de se sentir contente? Adote um tom mais leve, descontraído e até mesmo engraçado na hora de redigir o assunto e o texto. Logo, você perceberá que valeu a pena investir o seu tempo nisso.

Vaidade: alimente o ego de quem recebe o e-mail. Todo mundo é um pouco vaidoso. As pessoas gostam de ser queridas, aceitas e até reverenciadas por outros. Lance mão da vaidade humana na hora de preencher o “assunto”, para fazer com que as pessoas abram o e-mail. Pode ser algo que faça a pessoa sentir-se melhor ou invoque o medo de sentir-se envergonhado.

Vantagens: para boa parte das pessoas é bem difícil passar ileso por uma promoção muito convidativa, ainda mais se o produto/serviço ofertado for algo que você precise. Mencionar a possibilidade de ganho no assunto, fará com que mais pessoas abram o e-mail, nem que seja por curiosidade. Palavras como descontos, bônus, cupom, saldão, promoção e oferta, entre muitas outras, cemi bem na linha de assunto. Mas cuidado com a intensidade dos descontos. “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Objetividade: na dúvida, seja direto, sem rodeios. A ideia é fornecer sempre valor em todos os seus e-mails. Envie e-mails apenas se tiver algo realmente importante para dizer. Com isso, será criado na cabeça das pessoas que as suas campanhas são cheias de valor. Se você fizer isso, seus e-mails serão sempre abertos, independente da linha de assunto. 

Para seguir em frente

Achou o artigo interessante? Gostaria de saber mais sobre conteúdos relevantes e como encantar o seu público? Como parceira do Curso em Vídeo, a Hostnet recomenda o Curso de Marketing Digital ministrado pelo professor Gustavo Guanabara. No treinamento online, o aluno vai aprender técnicas para divulgar o seu trabalho na Internet através de fundamentos do marketing. 

O curso é totalmente gratuito e está disponível na plataforma do EAD do Curso em Vídeo para quem deseja obter certificados e, também, no canal do curso no Youtube.

Até a próxima!

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