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Como escrever linha de assunto eficiente para aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing

Dentro do marketing digital, existem diversas estratégias de comunicação que podem ser usadas para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. Uma das mais importantes é o uso da automação de marketing e do e-mail marketing.

Sim, vale a pena investir em e-mail marketing!

Muito se fala a respeito da morte do e-mail enquanto ferramenta de comunicação. É bem verdade que, com o crescimento das redes sociais, o fluxo de mensagens entre caixas postais caiu. Mas nada supera o alcance do e-mail como meio de comunicação. Segundo pesquisas, mais de 90% dos adultos que usam a Internet regularmente, possuem pelo menos uma conta de e-mail. E cerca de 60% dessas pessoas verificam a sua caixa postal diariamente.

Vemos que o e-mail tem um alcance ainda maior do que as redes sociais: Existem usuários que não fazem parte de redes sociais, mas pelo menos um endereço de e-mail eles têm. Concluímos que, em termos de alcance, o e-mail ainda é o mais abrangente.

Há pesquisas que relatam algo curioso: Quando o e-mail é usado de maneira correta, o nível de engajamento é muito maior do que o uso de marketing em redes sociais. Ou seja, ler um e-mail e interagir com o remetente daquele e-mail é muito mais provável do que uma interação a partir das redes sociais.

E quando se fala em divulgação de produtos por e-mail, a taxa de conversão é bem maior do que as redes sociais. Esta taxa pode chegar em alguns casos a até 70%, que é uma das maiores taxas de conversão no marketing digital. Existem estudos que afirmam que quase 50% das pessoas que recebem e-mail marketing, acabam comprando algum produto que tomaram conhecimento a partir dessa estratégia.

Estratégias

É fundamental ter boas estratégias para uso do e-mail como ferramenta de marketing. Não adianta enviar centenas de milhares de e-mails para diversas pessoas, se não há uma estratégia efetiva por trás. Será um completo desperdício.

Escrita

Uma das muitas estratégias é a redação dos e-mails. Seguem abaixo algumas dicas de como você deverá escrever seu texto, de forma a atingir melhor o seu público.

  • Leve em conta o seu público: Quem é o seu público-alvo? O que eles ganharão? Pense em um texto que apresente os benefícios do seu produto, de forma que sejam atraentes.
  • Estabeleça um estilo de escrita: Seu estilo de escrita é a forma com que você se exprime com palavras. Escreva pensando em quem irá ler o que você escreve, e para que você está escrevendo. Alinhe seu estilo de escrita com a personalidade do seu produto. Assim, anunciá-lo será mais eficaz. Seu texto deve ser tão agradável quanto possível.
  • Pense bem no que você vai escrever: Cada palavra escrita pode ter interpretada de outra forma, trazendo várias conotações. Verifique se o seu vocabulário está adequado para o seu significado e mensagem.
  • Escolha o tom geral: Para a sua escrita servir ao seu propósito, seu texto deve ter um tom, seja ele emocional, lógico, engraçado, profissional, composto de frases longas e complicadas ou curtas e simples… E por aí vai.

Uso do campo Assunto

Uma estratégia que é fundamental é um bom uso do campo Assunto (Subject) dos e-mails. É bem verdade que a primeira impressão de um e-mail é a frase que está nesse campo. Um bom uso desse campo ajuda no processo de conversão do cliente: Ele deve atrair a curiosidade do leitor, de forma a fazer com que ele se interesse em saber o conteúdo desse e-mail. Ou seja, o campo Assunto pode ser a primeira (e/ou a última) impressão do e-mail que foi enviado. Pesquisas apontam que 47% das pessoas abrem os e-mails e os leem com base no campo Assunto. Em contrapartida, 69% dos e-mails são classificados como spam apenas com base nos campos Assunto.

Logo, podemos ver que ter uma frase bem escrita ajuda a atrair os clientes a lerem o que você tem a dizer.

Então, as sugestões quanto à redação do texto são também úteis para preparar uma boa frase para o campo Assunto. Vamos ver algumas sugestões para preparar melhores linhas de assunto:

  • A busca de um estilo próprio: Seu e-mail tem que sobressair no meio da caixa de entrada dos leitores. Uma combinação de frase bem humorada com algum trocadilho pode ser uma boa maneira de começar – desde que sua marca permita isto.
  • Impressionar os contatos: Os pontos de exclamação podem representar empolgação, mas se você usar demais, soará desesperado para alguns. Muitas reticências podem trazer a impressão de desinteresse. Não abuse da pontuação.
  • Ajustar o comprimento da sua linha de assunto: Certifique-se de que sua linha de assunto seja visível e legível. Escreva linhas de assunto com aproximadamente 50 caracteres ou 6 a 8 palavras. Envie a si mesmo um e-mail de teste para ver se está realmente adequado.
  • O medo de perder algo: É praticamente impossível resistir à sensação de que estamos perdendo algo. Use esse “medo” em suas linhas de assunto, adicionando um elemento de escassez (disponibilidade limitada) ou urgência (tempo limitado). Use elementos que denotam sensibilidade ao tempo (“urgente”, “quebra”, “importante”, etc), que comprovadamente fazem com que as pessoas abram mais os e-mails para serem lidos.
  • Seja pessoal: Use modelos de e-mails que transformem a mensagem, de genérica, para algo mais pessoal. Colocar o primeiro nome da pessoa no e-mail ajuda a trazer essa percepção. Uso de linguagem casual, compartilhar algo pessoal, ou falar algo que implique familiaridade ou amizade… Tudo isso ajuda nessa percepção. Há estudos que dizem que há um aumento de até 29% na quantidade de e-mails abertos para leitura, se tem um enfoque mais pessoal na linha de assunto.

Você também pode fazer alguns apelos no texto. Vejamos quais

  • Curiosidade: O ser humano não gosta de ter lacunas no seu conhecimento. Tirar proveito disso, deixando a linha de assunto em aberto para despertar a curiosidade, como um gancho que só pode ser satisfeito ao abrir o e-mail, é uma ótima estratégia. Por exemplo, faça uma pergunta no assunto e responda-a no corpo do e-mail; prometa algo interessante no assunto, e satisfaça no corpo do e-mail; fale algo que soa estranho ou incomum.
  • Bom humor: Todo mundo gosta de rir. Se a sua linha de assunto faz os seus assinantes rirem, então eles se sentirão obrigados a abrir o e-mail para continuar a leitura. Afinal, se coloque no lugar deles: Você também não resistiria, não é mesmo? Dá trabalho ser bem humorado, requer um pouco mais de criatividade. Mas compensa, com base no retorno que você poderá ter.
  • Vaidade: Todo mundo é um pouco vaidoso. Alguns são vaidosos até demais… As pessoas gostam de serem queridas, aceitas e até reverenciadas por outros. Faz parte do que é ser humano. É por isso que algumas das linhas de assunto mais inteligentes lançam mão da vaidade humana para fazer com que as pessoas abram o e-mail. Pode ser algo que faça a pessoa sentir-se melhor, ou invoque o medo de sentir-se envergonhado.
  • Ganância: Dizer que uma pessoa é gananciosa é uma afirmação muito forte, mas convenhamos, é difícil passar ileso por uma promoção muito convidativa. Pelo menos a pessoa irá abrir o e-mail, nem que seja por curiosidade. É por isso que palavras como descontos, saldão, promoção e oferta, entre muitas outras, cai bem na linha de assunto. Mas cuidado com os descontos. Consumidores desconfiam quando veem descontos muito grandes, acham que é um golpe: “Esmola demais, o santo desconfia”.
  • Preguiça: Outra palavra forte. Há quem diga que a preguiça é uma dádiva, pois a pessoa preguiçosa vai fazer de tudo para não ser tirada dessa condição… Inclusive fazer o trabalho da melhor maneira possível, e o mais rápido possível. E se há um caminho mais curto para realizar uma tarefa, pode ter certeza, é por aí que a maioria vai. Você pode oferecer aos seus seguidores um caminho mais curto para atingir suas metas, ou um recurso que irá fazer com que seus seguidores economizem tempo e energia.
  • Pontos fracos: Se você entende seus compradores, com o tempo saberá quais são seus pontos fortes e principalmente seus pontos fracos. Use-os ao seu favor, oferecendo soluções para os seus problemas.
  • Objetividade: Na dúvida, seja direto, sem rodeios. A ideia é fornecer sempre valor em todos os seus e-mails. Nunca envie um e-mail, a menos que tenha algo realmente importante para dizer. Com isso, será criado na cabeça das pessoas que as suas campanhas são cheias de valor. Se você fizer isso, seus e-mails serão sempre abertos, independente da linha de assunto.

Algumas sugestões

Vamos a algumas sugestões de frases que podem ser usadas para o campo Assunto, que podem servir de exemplo:

Expiração de tempo

  • “Opa, sua assinatura está acabando!”
  • “Você está perdendo pontos.”
  • “[URGENTE] Você tem apenas um dia para ver isto…”
  • “A validade do seu plano acabará à meia-noite…”
  • “Aproveite AGORA antes de ir embora…”
  • “Dobre sua pontuação apenas hoje”.
  • “Apenas hoje à noite: O sonho para um apreciador dos bons vinhos”.

Curiosidade

  • “Não abra este e-mail!”
  • “Último dia para ver sobre o que é este e-mail misterioso”.
  • “Dez hábitos bizarros com dinheiro que dão certo!”
  • “Veja como é o meu canto [FOTOS]”
  • “Seria essa a carreira mais quente em marketing?”
  • “O que eles comem na prisão”
  • “9 Hábitos Desagradáveis na época do Natal”
  • “Aqui tem um presente surpresa para você! Abra!”

Humor

  • “Onde você pode beber uma boa cerveja agora” (e-mail enviado às 06: 45 da manhã de uma quarta-feira).
  • “Lamber seu telefone nunca pareceu tão bom”.
  • “Ofertas que nos deixam orgulhosos (ao contrário do nosso sobrinho)”
  • “Nós gostamos de sentirmo-nos usados”.
  • “Rima com planilhas!”
  • “Precisa de um dia na praia? Apenas risque e cheire seu caminho para o paraíso
  • “Tente evitar esses 27 tipos de pessoas nas festas de Ano Novo”.
  • “Atenção: Vagas em Marte para alugar!”
  • “Olha só o que você fez, seu tolo…”

Vaidade

  • “Não use mais a moda do ano passado”.
  • “Você estará muito bem nessas calças novas”.
  • Inspiração de presentes para o atleta exigente”.
  • Truques de beleza que desafiam o envelhecimento”.
  • “Como usado na turnê mundial”.
  • “Os produtos que as celebridades estão usando”.

Ganância

  • “Conheça suas novas calças jeans”.
  • “Prepare-se para o verão”.
  • “Atenção. Venda. Imediata”.
  • “Novos produtos que você tem que ter no seu escritório”.
  • “Um novo produto que você não pode deixar passar”.
  • 25% de desconto nos seus favoritos”.
  • “Um pouco de luxúria por um ótimo preço”.
  • “Embalagem de presente gratuita em todas as compras!”
  • “Tenha prioridade na entrada em shows”.

Preguiça

  • “20 Dicas para você criar um formulário matador”.
  • “Aumente sua lista de e-mails até 10 vezes mais rápido com essas 3o ideias de atualização de conteúdo”.
  • “Como falar por e-mail com uma pessoa ocupada”.
  • “Roube esses modelos de e-mail…”
  • “212 ideias para posts em blogs”.

Pontos fracos

  • “Alimente seus convidados sem quebrar o cofrinho”.
  • “Para aonde todos esses brinquedos vão?”
  • “Ganhe mais espaço na cozinha com estes ganchos adesivos”.
  • “Pare de desperdiçar dinheiro com tinta”.
  • “Seus problemas de beleza resolvidos!”
  • “Já que nem todo mundo pode ganhar na loteria…”
  • “Como sobreviver ao seu próximo voo de madrugada…”
  • “Procura-se: Moda fofa e acessível”.
  • “Pare de perder tempo em trabalhos estúpidos”.
  • “Aprenda um novo idioma com apenas cinco minutos por dia”.

Objetividade

  • “Sim, este é um e-mail para pedir recursos”.
  • “O melhor casaco de todos”.
  • “Ei, você!”

Mais algumas dicas

  • Cada vez mais pessoas leem e-mails no celular. Então, otimize suas linhas de assunto para serem lidas nos dispositivos móveis.
  • Seja original: Esta é a chave para ter sucesso de forma constante com as suas linhas de assunto. As pessoas se entediam facilmente.
  • Use emojis: As famosas carinhas e desenhos que povoam nossos diálogos nas redes sociais, também podem ser usadas em e-mails, com um sensível aumento no sucesso.

Conclusão

A linha de assunto é uma porta de entrada para as pessoas abrirem seu e-mail e lerem o conteúdo. Se tornarmos essa porta de entrada em algo atraente, para cada tipo de conteúdo que temos, será possível atrair mais pessoas para o conteúdo que queremos.

Conteúdo Bônus: Aprenda a criar textos criativos com o objetivo de conduzir o cliente pela jornada de vendas

Copy é um estilo de texto com função de estimular os leitores a realizarem um objetivo da marca (produto/serviço). O texto, geralmente curto, podendo, eventualmente, ser um pouco mais longo, onde você vai através de call to action (chamadas de ação) tentar convencer alguém a fazer algo, por exemplo, comprar um produto, assistir a um vídeo, realizar um cadastro em um site, conhecer uma marca etc.

Copy é um processo integrado a outros quando o assunto é anunciar pela Internet. Copywrite ou copy pode ser uma vertente do storytelling. Já ouviu falar em “a jornada do herói”? A jornada do herói é aquele texto que apresenta o perfil de um profissional, contando o que ele faz e quem ele é de forma emocionante e envolvente. Este também é um tipo de copy.

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