lead marketing digital

Lead: o que é e como capturar?

Entenda o que é lead no marketing digital e conquiste novos clientes

Nos últimos anos, tem-se usado muito o termo lead. Geralmente, o termo está presente em textos relacionados a marketing digital, funil de vendas e landing pages. Mas, será que você sabe o que é um lead? Qual a importância dele nas relações comerciais online? Como desenvolver uma estratégia de captação de leads?

No artigo de hoje, pretendemos elucidar essas questões e falar um pouco sobre as melhores práticas de conversão.

O que é lead?

Lead é um termo utilizado pelo marketing para se referir a um cliente em potencial, uma oportunidade de negócios, quem demonstra interesse em um produto ou serviço de uma empresa, fornecendo informações de contato como nome, e-mail, telefone, entre outros. O lead é uma pessoa que está ao alcance da empresa e também pode ser chamado de prospect por alguns autores e publicações.

Geralmente, os leads são identificados através de campanhas de marketing digital que têm por objetivo atrair a atenção do público-alvo e convencê-los a fornecer seus dados em troca de algum tipo de benefício, como um desconto, um e-book gratuito ou acesso a um conteúdo exclusivo.

Uma vez que a empresa tenha esses dados, pode utilizar diversas estratégias para nutrir o relacionamento com o lead e transformá-lo em um cliente efetivo, como o envio de e-mails personalizados, ofertas especiais e convites para eventos. 

Como converter um visitante do site em lead?

Para atrair e converter um visitante em lead, é importante oferecer algum tipo de valor ou benefício na troca das informações de contato do visitante. Algumas estratégias eficazes para capturar leads incluem:

  • Oferecer um conteúdo exclusivo: crie um material rico e relevante, como um e-book, podcast ou webinar, e disponibilize-o para download em troca do preenchimento de um formulário com informações de contato. Artigos bem produzidos são uma ótima maneira para atrair visitantes – disponibilize um canal de inscrição em uma newsletter, por exemplo. Para colocar isso em prática e estimular o seu visitante, realize Calls to Action (CTAs). As chamadas para a ação podem ser inseridas em qualquer formato de conteúdo, incluindo mídias audiovisuais e podcasts. São um termo de marketing referente a um design/peça publicitária que solicita uma resposta imediata ou estimula a venda. Geralmente, se refere ao uso de palavras ou frases incorporadas a scripts de vendas, mensagens publicitárias ou páginas da web, que incentivam o público a agir de uma maneira específica;
  • Criar uma landing page otimizada: construa uma página específica para a oferta do conteúdo exclusivo, com um design atraente e uma mensagem clara e direta que incentive o visitante a preencher um rápido formulário;
  • Utilizar pop-ups e banners: desenvolva anúncios em formato de pop-ups e banners que apareçam na página do seu website. Com o anúncio, o visitante será estimulado a fornecer alguma informação de contato em troca de um benefício.
  • Oferecer um teste gratuito: se você comercializa um serviço ou produto que pode ser testado, proponha um período gratuito para que o visitante possa experimentar e decidir se deseja continuar usando o produto ou serviço. Mais uma vez, para ter acesso ao teste, o visitante precisará preencher um formulário com seus dados;
  • Incentivar o compartilhamento nas redes sociais: crie conteúdo interessante e incentive o compartilhamento nas redes sociais, aumentando a visibilidade da sua marca/negócio e a chance de capturar mais leads e visitantes em geral.
  • Investir em links patrocinados: dessa forma, você direciona o conteúdo para um público-alvo e aumenta, ainda mais, a velocidade das campanhas.

Na hora de captar o lead, tenha cuidado com os detalhes. Seja sutil nas abordagens, não seja invasivo ao solicitar informações de contato dos visitantes. Ofereça conteúdo relevante e de qualidade, que agregue valor, ou benefício real (como um bom desconto). Dessa forma, você aumenta as chances de conquistar mais conversões.

Transformando leads em clientes

Durante o processo de vendas, o grande objetivo é captar o lead, trabalhar essa relação e fazer com que o lead torne-se um consumidor e até propagador da sua marca. Para  que isso aconteça é possível aplicar diversas práticas. Conheça algumas:

  • Nutrição de leads: após capturar os dados de contato de um lead, é importante manter um relacionamento com ele: enviar e-mails, newsletters, webinars, conteúdos nas redes sociais, entre outros. Tudo com o intuito de  mantê-lo engajado e interessado no produto ou serviço oferecido.
  • Personalização de comunicação: é importante personalizar a comunicação com o lead, usando seu nome e outras informações relevantes para tornar a experiência mais pessoal e única.
  • Segmentação de leads: durante o processo, é importante separar os leads de acordo com suas características e comportamentos, permitindo que a empresa crie comunicações mais direcionadas para cada grupo.
  • Análise de métricas: durante todo o processo é fundamental analisar todos os dados e trabalhar sempre baseando-se nas métricas.
  • Identificação de oportunidades de venda: quando um lead demonstra interesse em um produto ou serviço específico, é importante aproveitar a oportunidade e oferecer informações adicionais, como benefícios, preços, prazos, entre outros. Isso pode ser feito por meio de e-mails personalizados, ligações ou chats.
  • Personalização de ofertas: este tipo de estratégia pode ajudar a aumentar a probabilidade de conversão de um lead em consumidor, uma vez que envolve uma apresentação de ofertas personalizadas que atendem às necessidades e desejos específicos do lead.
  • Pós-venda: nunca abra mão dessa etapa. Lembre que para um lead se tornar consumidor, é importante acompanhar o seu progresso e garantir que ele fique satisfeito com a sua compra. Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação, links ou e-mails. O acompanhamento pós-venda é uma fase essencial para estabelecer um relacionamento de longo prazo com o consumidor.

Dicas extras

  1. Durante todo o ciclo de ações em relação aos leads, sempre priorize as necessidades do cliente; 
  2. Estabeleça uma conexão com ele e ofereça uma experiência positiva de compra; 
  3. Capriche no atendimento, isso não muda se o contato for presencial, telefônico ou online;
  4. Seja transparente em relação aos seus produtos e serviços, preços e políticas de devolução e troca – ajuda a construir confiança com seu cliente; 
  5. Ofereça vantagens que vão além do produto ou serviço em si, como programas de fidelidade, descontos exclusivos, brindes ou outras promoções; 
  6. Mantenha-se presente na vida do cliente, através de newsletters, redes sociais ou outros meios de comunicação. Isso ajuda a manter sua marca na mente do cliente e fortalecer o vínculo entre vocês, mesmo depois da compra concluída.

A conversão de um consumidor em um cliente fiel é um processo contínuo. Você precisa se dedicar a oferecer uma experiência de compra única e manter um relacionamento próximo com seu cliente para transformá-lo em um defensor da sua marca.

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Curso de Anúncios na Internet – aprenda a criar campanhas online para venda ou divulgação. Tenha sucesso na captação de leads. Alcance resultados mais eficientes usando os canais de comunicação de marketing digital. Conheça as melhores práticas para fazer anúncios no Google, Facebook e outros canais de divulgação de forma estratégica.

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Até a próxima!

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Automação de Marketing Gerenciada – A Hostnet faz para você

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