Qual a diferença de um site para um blog?

Um site normalmente é uma apresentação institucional de uma empresa, pessoa ou produto, onde são exibidas informações relacionadas ao propósito da página. O site normalmente contém links como “produtos ou serviços”, “clientes”, “quem somos”, “contato”, e faz divulgar a instituição, com uma proposta a se passar para o internauta.

Já o blog foi uma das primeiras formas de rede social da Internet, pois favoreceu a interação entre leitores e o veículo através dos sistemas de comentários, dando voz aos internautas. Uma curiosidade sobre eles é que nos atentados de 11 de setembro de 2001 os grandes sites de notícias ficaram muito congestionados por causa da quantidade de acesso às informações naquele dia, o que deixou muitos jornais offline e nesse momento os blogs, principalmente de pessoas que estavam por perto dos atentados terroristas nos EUA, ganharam grande visibilidade. Não apenas um blog em particular, mas a importância daquela nova mídia.

O fato é que tanto um site ou um blog estão nos “www” da Internet e um pode facilmente se confundir com o outro, mas não concorrem entre si, podem ser complementares. O site com um ar mais sério, mais estático – alterações menos frequentes, mais institucional… enquanto que a agilidade do blog faz desse sistema uma espécie de mídia social, onde a opinião de quem escreve é uma de suas principais características.

E é claro que você pode ter um blog em seu website. Não só pode como deve pois o blog confere facilidade e velocidade na sua comunicação. É uma via de mão dupla que fortalece outros canais de contato como e-mail e telefone. Reserve para o site as páginas com conteúdo estático, como a história da empresa, os serviços oferecidos, área de contato. Deixe para o blog postagens frequentes, que podem ser até diárias. Nele, além de textos, você consegue inserir imagens, habilitar ou não um sistema de comentários, adicionar vídeos… e como, um conteúdo relevante e atualizado é ponto-chave para atrair mais visitantes e clientes recomendamos um site com blog.

O ponto principal de diferenciação entre blogs e sites está no conteúdo. Isto é, sites, de modo geral, fazem a representação de empresas e/ou organizações que já estão estruturadas no mercado e que agora pretendem marcar uma presença mais relevante na web. Não demandam modificações constantes, o que é diferente de um blog, que se caracteriza por ser um suporte vivo de divulgação de informações e que, por isso, precisa ser constantemente realimentado, ficando renovado com informações atualizadas.  Mais importante ainda sobre um blog é o fato de conter a opinião, seja do criador, seja da empresa, de forma mais clara e direta.

Este artigo faz parte do E-book “Qual plataforma escolher para o seu site”. Baixe gratuitamente e tenha acesso ao material completo: http://hostnet.com/ebookplataformas

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/

https://www.hostnet.com.br/site-pronto/

https://www.hostnet.com.br/loja-pronta/

https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/

https://www.hostnet.com.br/blog/10-motivos-para-voce-ter-um-site/

https://www.hostnet.com.br/blog/baixe-o-e-book-qual-plataforma-escolher-para-o-meu-site/

https://www.hostnet.com.br/blog/10-dicas-para-ter-um-site-de-sucesso/

4 comentários

  1. Marcone em 12 de maio de 2020 às 02:09

    Gostei muito do conteúdo.
    Parabéns

  2. Marcone em 12 de maio de 2020 às 02:09

    Gostei muito do conteúdo.
    Parabéns

  3. Marcone em 12 de maio de 2020 às 02:09

    Gostei muito do conteúdo.
    Parabéns

  4. Marcone em 12 de maio de 2020 às 02:09

    Gostei muito do conteúdo.
    Parabéns

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios