espaço web hospedagem de sites

O que é espaço web e como otimizar dados na hospedagem de sites?

Espaço web (também chamado de espaço em disco) é o local de armazenamento em um servidor que é acessível, de forma permanente, via Internet. Da mesma forma, também podem ser usadas as palavras inglesas “webspace”, “web storage” ou “online storage”. Para ter acesso ao espaço web, você precisa de um provedor de hospedagem de sites que lhe ofereça esse espaço de armazenamento online como parte de um contrato de serviço de Internet. O tamanho do espaço web que lhe é fornecido varia de acordo com o fornecedor. 

Velocidade, leveza e espaço

Um dos principais fatores de ranqueamento do Google na hora de classificar a relevância de um site é a sua velocidade. Sites leves carregam mais rápido! Então o que fazer para não ultrapassar o limite de armazenamento da sua hospedagem e ter sempre espaço sobrando?

Desde a criação de um site, é preciso pensar nas tecnologias que serão usadas e a quantidade de recursos de hospedagem que será necessária para rodar as páginas de maneira confortável. Aumentar a quantidade de memória ou espaço disponível em disco pode ser uma saída, mas nem tudo se resume a isso. É preciso sim, caprichar na programação.

A otimização de um site é fundamental para a melhoria do seu desempenho. Racionalizar recursos, libera espaço e agiliza processos, consequentemente, reduz custos operacionais e transações comerciais.

Um site otimizado será transferido e aberto mais rapidamente. Para economizar recursos de hospedagem como memória, tráfego e espaço em disco, separamos algumas dicas que vão auxiliar no processo de otimização de um website. 

O que fazer para otimizar o site e não exceder a quantidade de recursos disponíveis

Quando você atualiza um site, o banco de dados ocupa mais espaço. Quando bancos de dados grandes e/ou pesados afetam o desempenho do website, o SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados) demora mais para responder e o CMS (sistema de gestão de conteúdo) leva mais tempo para gerar a página. Remover dados desnecessários libera espaço e agiliza processos. Logo, a página acessada pode ser disponibilizada em menos tempo. 

Dicas para otimizar sites e não exceder o tráfego:

  • Não exagere na quantidade de conteúdo da home: para facilitar a sua vida, configure o CMS do site para limitar o número de posts na página;
  • Evite elementos que geram tráfego extra e que são executados automaticamente, como músicas ou vídeos; 
  • Caso necessite de vídeos, hospede-os fora do site: utilize para isso plataformas como Youtube, Vimeo e outras, em seguida incorpore-o no seu website;
  • Exclua arquivos de download que consumam muita quantidade de banda, ou hospede-os fora do seu site, em locais onde o usuário possa fazer o download;
  • Libere espaço em disco ocupado por e-mails: algumas empresas de hospedagem alocam o serviço de e-mail no mesmo espaço reservado para a hospedagem do site. Nestes casos, recomendamos uma limpeza periódica da caixa de entrada para liberação de espaço em disco. Esvaziar a lixeira e a caixa de spam também colaboram para a manutenção de espaços livres. Outra possibilidade é usar, no computador, programas de e-mail locais como Outlook ou Thunderbird – usando programas assim, uma vez que o e-mail tenha chegado em seu PC, ele será apagado do servidor de e-mails e o espaço será liberado. Fazer download/backup dos e-mails também ajuda quando o problema é o espaço ocupado por arquivos anexados, assim que baixados, o espaço será liberado. A melhor solução é contratar um e-mail profissional e isso pode ser feito junto a uma empresa de hospedagem, desta forma as mensagens serão enviadas para outro servidor e não exercem influência na hospedagem do site;
  • Imagens mais leves deixam o site mais ágil: reduza o tamanho das imagens que utiliza em suas páginas. Alguns plugins do WP reduzem automaticamente o tamanho das imagens usadas. Pessoas não querem perder tempo com páginas lentas e motores de buscas como o Google costumam priorizar sites leves, fluidos e ágeis. A solução é comprimir as imagens e isso está diretamente relacionado a um melhor ranqueamento. Existem várias ferramentas, online e offline, para reduzir imagens, dentre elas o próprio Photoshop. Existem alternativas na Internet, boas e gratuitas, como o TinyPNG e TinyJPG (com versões em plugins para WordPress que podem ser integradas ao seu site/blog), JPEGmini, Compress PNG, LoveIMG (que permite também editar foto, recortar, redimensionar e converter imagens de outros formatos para JPG), Compressnow (permite escolher o percentual de compactação), Kraken (oferece compressão com ou sem perdas de qualidade), entre outras. Dentre os plugins para WordPress, recomendamos o EWWW Image Optimizer e o Smush.

Dicas extras sobre otimização de imagens

Escolha o melhor formato de arquivo para as suas imagens: opte sempre por extensões mais amigáveis, compatíveis com os navegadores mais utilizados. Em resumo, entendemos que o JPG se aplica melhor para trabalhar com fotografias não editadas ou quando o tamanho é mais relevante que a qualidade. Se você tem imagens em preto e branco, tons de cinza ou menos de 256 cores, indicamos o GIF. Mas se as imagens que você precisa usar correspondem a ilustrações, tipografias, vetores e transparências, opte por PNG. Quando o uso for exclusivo para Internet, analise a possibilidade de ser em WebP.

Nomeie corretamente as imagens: prefira, para os seus arquivos, nomes curtos e descritivos. Nunca copie e cole frases inteiras ou invente nomes longos; adote palavras relevantes e simples, diretamente associáveis com o que se vê na imagem e não use “palavras-chave”. Não use acentos gráficos; separe as palavras com hífens (ex: hospedagem-de-site.jpg).

Tenha cuidado com as dimensões das imagens: as proporções das imagens utilizadas em um site influenciam no seu ranqueamento em motores de busca. O Google privilegia imagens com proporções de 16:9 ou 4:3. Se você mesmo produz as fotos do seu site ou de seus clientes, comece configurando a câmera ou celular que usa para fotografar com essas proporções e assim, poupe tempo com ajustes, mesmo se for recortar, basta manter as proporções iniciais. Logo, adotando dimensões como: 1366 x 768 (16:9) ou 720 x 480 (4:3) o seu posicionamento será melhor. Lembre que isso se aplica a qualquer tipo de imagem e não apenas às fotografias.

O papel do cache na hora de liberar espaço

Cache é uma palavra usada para se referir tanto a um componente físico quanto a um programa que tenha a função de armazenar dados temporariamente. Seu objetivo é agilizar os processos computacionais. Com ele, as informações que já foram acessadas e ficaram armazenadas em um sistema podem ser acessadas de forma rápida, quase instantânea, sem que precise de um novo processamento ou busca no banco de dados. O cache é adotado em diversos tipos de dispositivos, incluindo servidores. 

Nos sites, o uso de cache poupa processamento e consultas aos bancos de dados, e são muito usados para conteúdos acessados com frequência. Em websites, podemos usar caches pelo lado do servidor, pelo lado do site ou ambos. 

A ideia é sempre diminuir o volume de dados enviados do servidor onde seu site está hospedado para o navegador do cliente. Menos dados resultam numa transmissão de dados mais curta, menos tráfego gerado, menos tempo consumido e economia de recursos do plano de hospedagem de site.

O objetivo do cache é agilizar respostas e, consequentemente, otimizar processos. Com ele, o consumo de recursos, como memória e processamento, é reduzido. Essa é a grande vantagem!

Hospedagem de sites na Hostnet 

A Hostnet oferece hospedagem de sites cloud com a possibilidade de registro de domínio grátis e outras vantagens que você precisa conhecer:

  • A Hostnet adota um sistema de cloud gerenciado, isso quer dizer que você não vai precisar se preocupar em atualizar e gerenciar o Linux ou o Apache, por exemplo. Na verdade, você nem precisa saber que isso existe. 
  • Adotamos a tecnologia LXC (Linux in Container) enquanto a maior parte das empresas de hospedagem de sites usa o sistema VPS (Servidor Privado Virtual). A vantagem da LXC é que todos os recursos contratados (espaço de hospedagem, quantidade de memória, espaço para e-mails…) podem ser utilizados em 100%.
  • Na Hostnet o que você contrata para a hospedagem do seu site é 100% seu. Com a tecnologia Linux in Container, toda memória oferecida pode ser usada exclusivamente pelo seu sistema. A quantidade de memória e CPU necessários, por exemplo, para rodar o servidor web, não é consumida do plano de hospedagem do cliente. Isso é possível porque com LXC você tem apenas uma instalação do sistema operacional, diferente do VPS, onde um servidor roda centenas de instalações do Linux.
  • A tecnologia que usamos é de última geração. Nossas máquinas destinadas a hospedagem de sites utilizam SSDs (não usam HDs) que são discos ultra velozes e com maior capacidade de armazenamento que os HDs convencionais. 

Além disso, quem é cliente e hospeda o site com a Hostnet conta, sem pagar qualquer extra, com Tecnologia CDN – usando uma CDN (Content Delivery Network, ou Rede de Entrega de Conteúdo), a entrega dos conteúdos é feita por localizações geográficas. Quando um usuário entra em seu site, os arquivos (imagens, arquivos estáticos) são entregues a partir do data center mais próximo a ele, fazendo que com isso reduza o ping e a latência. Assim, o seu conteúdo é entregue bem mais rápido para o usuário final. Esta é a primeira e principal vantagem de usar uma CDN para acelerar seu site. Na Hostnet, todo o tráfego do seu site passará pela rede da CloudFlare e, nesse momento, começa a proteção, pois cada visita recebida é analisada.

Links Relacionados – assuntos que podem ser o seu interesse:

Hospedagem de Sites

Como acelerar sites em WordPress e melhorar o desempenho

Podcast: Fatores de Ranqueamento no Google

O que é CDN e porque usar em seu site

Como o provedor de hospedagem influencia na velocidade do site

E-books sobre tecnologia e marketing digital

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios