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Como criar páginas web bem otimizadas para o Google?

Curso de SEO: Fatores de ranqueamento para a construção das páginas de um site – parte 1

A receptividade da nossa publicação sobre os fatores de ranqueamento ligados ao domínio foi bastante positiva. Prosseguindo com o Curso Gratuito de SEO, a aula de hoje conta com mais dicas sobre fatores de ranqueamento.

O Google e os demais buscadores na Internet utilizam centenas de fatores de ranqueamento para classificar os sites na sua página de resultados. “Fator de ranqueamento” nada mais é do que um aspecto de um website que, quando analisado pelo algoritmo do motor de busca, mede a qualidade do site. Se as diretrizes forem seguidas e os fatores forem bem trabalhados, existem mais chances do site ocupar as melhores posições na página de resultados proveniente de uma consulta. Dentre os inúmeros fatores de ranqueamento adotados pelo Google, hoje, vamos abordar os fatores de ranqueamento de páginas.

As técnicas e estratégias de SEO (search engine optimization) devem ser aplicadas página por página. Para começar, mantenha o foco em páginas relevantes para você e para o algoritmo. Uma página de contato, por exemplo, dificilmente terá importância para o ranqueamento. Landing pages específicas para anúncios também não exigem atenção em relação ao SEO. Fique preocupado com as páginas que realmente você deseja indexar, aí você vai se deparar com pesos diferentes.

No vídeo a seguir, Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara ensinam como criar as páginas de um website (em WordPress e outras tecnologias) para que ela seja bem indexada no Google.

Conheça, abaixo, alguns dos fatores de ranqueamento de páginas que escolhemos para compartilhar com você:

  • Velocidade de carregamento da página: fator relacionado à etapa de criação. Tome cuidado com o peso e quantidade de elementos inseridos na página, trabalhe para retirar os excessos e cuide para a página não perder elementos demais e ficar deselegante ou pouco atrativa para os visitantes. Em casos que a sua pontuação feita pelo algoritmo não esteja tão boa, mas a página carregue bem e rápido, siga em frente. O Google já anunciou que a velocidade de carregamento da página é um importante fator de ranqueamento do buscador, mas não é o maior deles.

Para seguir de vento em popa em relação ao carregamento, capriche nesses quesitos a seguir:

  1. Tamanho, compressão e tipo da imagem – para diminuir as imagens e continuar com qualidade, escolha plugins confiáveis. Veja no artigo Dicas de sucesso para otimização de imagens para a web.
  2. Uso de cache – este é um item obrigatório. A não ser que você esteja usando algum recurso que não permita a adoção de cache. Você também pode saber mais no artigo O que é cache e qual a sua importância na hospedagem de sites?.
  3. Número de fontes – limite o número de fontes (tipos de letras) que usa na página. cada fonte extra que você adiciona ao projeto, caso seja muito pesada, também aumentará o tempo de carregamento da página. Geralmente se usa no máximo duas fontes em cada página.

Caso adote a utilização do Google Fonts – biblioteca com mais de 800 fontes livres licenciadas, um diretório web interativo para navegar na biblioteca, e APIs para usar convenientemente as fontes através de CSS e Android – terá a opção de baixar o pacote de famílias de tipos, colocar no site e puxar internamente.

  1. Minificação de CSS, HTML e JS (Java Script) – quando você diminui todo o espaçamento, tabulação (arrumação dos elementos do código com espaçamentos) etc. do seu código, você deixa o seu site mais rápido. O que recomendamos é que a versão de desenvolvimento do código seja toda tabulada. Já na hora de colocar no ar, você deve minificar o código. Se usar o WordPress e um bom plugin de cache, o próprio plugin fará essa minificação para você.
  2. Uso de CDN (rede de distribuição de conteúdo) – a CDN é um “acelerador de distribuição de conteúdo”. O mecanismo distribui o conteúdo em vários servidores, e isso torna o carregamento mais rápido. A hospedagem de sites da Hostnet disponibiliza CDN nativa, assim como o certificado digital. Todos os recursos estáticos, mais pesados, como imagens, conteúdo mais pesado, e outros vão para a CDN e ficam mais próximos de quem está navegando no site.
  • Accelerated Mobile Page (AMPs ou páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português) – fator relacionado ao planejamento. Se você constrói o site na mão, precisa criar a sua parte AMP separadamente. Se usar o WordPress, existem plugins para esta finalidade.

O AMP é um projeto de código aberto do Google lançado em 2016. AMPs são páginas otimizadas para carregarem mais rapidamente nos dispositivos móveis. Além disso, os resultados passavam a aparecer em formato de carrossel nas pesquisas do Google.

Desde 2021, o AMP deixou de ser um requisito para que uma página constasse no carrossel do Google “Principais Notícias”. Agora, todas as páginas que estiverem de acordo com as políticas de conteúdo do Google Notícias poderão aparecer.

  • Mobile-friendly (responsividade) – fator relacionado à criação. A página de Internet precisa funcionar perfeitamente em todos os dispositivos móveis (smartphone, tablet etc), da mesma forma que se comporta em um computador. Muitos desenvolvedores, hoje em dia, constroem primeiro o mobile. Esta prioridade se dá pelo fato de a atual audiência da Web vir, em grande parte, de acessos feitos por celulares. Construir a versão mobile do site primeiro garante maior energia para a execução do projeto e atenção à esta etapa. Não valorizar essa etapa pode ser muito prejudicial. O resultado será, provavelmente, um site lindo e funcional no PC, mas que se comporta de maneira indesejada no celular, por exemplo. Uma boa opção é construir página por página nos dois formatos e só depois das duas etapas concluídas, passar para a página seguinte.

A atualização do algoritmo do Google de 2015 passou a considerar o mobile-friendly como um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Se o site não for responsivo, inclusive, sofrerá penalidades do Google.

Não se engane achando que basta fazer o site em WordPress para que seja responsivo. Na prática, a responsividade tem a ver com o tema escolhido, o formato e o construtor que você utiliza.

Adotar um layout responsivo já era importante e depois dessa atualização tornou-se obrigatório.

  • Conteúdos importantes sempre visíveis – fator relacionado à criação. Se for necessário clicar em algum botão, aba ou link para exibir um conteúdo do seu site, é bem provável que esse conteúdo escondido não seja indexado.Se esse conteúdo for muito importante para o site, é recomendado que ele seja visível ao usuário sem qualquer atalho.

Por falar em conteúdo, este foi interessante para você? Se sim, se inscreva no Curso Prático de SEO e aprenda muito mais sobre este tema. Otimizando o seu site, você poderá conquistar melhores posições nos motores de busca.

Até a próxima aula, na semana que vem!

Curso Gratuito de SEO com Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Quer saber outros pontos sobre Otimização de Sites? Acesse o Curso Prático de SEO e aprenda mais sobre isso e outros aspectos essenciais para tornar um website e aprenda mais sobre isso e outros aspectos essenciais para tornar um website em sinônimo de sucesso!

Hostnet e o Curso em Vídeo lançaram em parceria um novo curso de SEO gratuito. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias de SEO para que as pessoas consigam, de fato, melhorar o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google.

As aulas serão publicadas semanalmente no YouTube, no Canal do Curso em Vídeo. Alunos apoiadores do Curso em Vídeo, assinantes do Estudonauta e clientes da Hostnet (assinantes do Combo Cloud) terão aulas antecipadas. Além disso, os assinantes terão um módulo exclusivo, um bônus, com técnicas mais avançadas e utilização de ferramentas pagas.

Links Relacionados:

Playlist do Curso Grátis de SEO no Curso em Vídeo

Academia Hostnet

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Estudonauta

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O que é domínio e como escolher um bom endereço para o seu site?

 

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