Ir para o conteúdo
hospedagem de sites cdn gratis

Hospedagem de sites com CDN grátis: o que é e como funciona?

CDN: Content Delivery Network é a tecnologia que agrega segurança e velocidade aos sites

CDN é uma rede de distribuição de informação, cujo objetivo é entregar conteúdo Web de forma mais rápida a usuários geograficamente dispersos.

A rede é composta de servidores espalhados geograficamente pelo globo terrestre, com o conteúdo a ser acessado sendo replicado e distribuído por todas essas máquinas. O usuário é então conduzido ao servidor que contém aquele conteúdo e tem condições de respondê-lo mais rapidamente. Ou seja, o servidor mais próximo.

Este método é muito útil para diminuir o gasto com largura de banda e otimizar o acesso aos conteúdos. Afinal, o servidor que responderá, será aquele que tiver condições de responder mais rapidamente. Exemplificando, suponha que você tenha um site hospedado em um datacenter localizado na Europa, mas muitos dos seus clientes estão na América do Sul. Logo, para acessar esse site, será mais rápido usar uma rede de distribuição de conteúdo, de forma que os clientes sul-americanos acessem o site a partir de um servidor geograficamente próximo a eles, não tendo que se conectar a um data center na Europa para tal.

Benefícios da hospedagem de sites com CDN

As CDNs são usadas normalmente para distribuição de conteúdos que geram um grande consumo de banda. O conteúdo sai do servidor original e cópias suas são disponibilizadas em outros servidores ao redor do mundo, conforme haja demanda e, assim, o acesso é feito a partir do servidor mais próximo (ou seja, com menos intervalos, ou hops), do cliente, economizando tempo e dinheiro.

Uma outra vantagem que as CDNs trazem é segurança: um tipo de ataque a sites bastante comum hoje em dia é o DDoS Attack (Ataque de Negação de Serviço Distribuída). Esse ataque se caracteriza por um número anormal de requisições recebidas por um servidor. Um servidor que está preparado para atender um certo número de requisições em um instante de tempo, recebe um número muito maior, e com isso os sites hospedados nesse servidor tornam-se inacessíveis.

Quando estamos usando uma CDN, todos esses acessos são distribuídos pelos servidores aos quais compõem a CDN e contém cópias do site que está sofrendo ataque. Ou seja, o ataque é diluído por vários servidores, o que minimiza os efeitos desse tipo de ameaça. Além disso, dificilmente o ataque conseguirá atingir o servidor raiz, onde os dados estão originalmente armazenados.

Existem empresas que fornecem esse tipo de serviço para provedores de hospedagem de sites e uma delas é a Cloudflare, que fornece uma CDN com o foco em segurança. O principal objetivo da Cloudflare é proteger sites de ataques de negação de serviço (DDoS), sendo bem-sucedida no grande ataque hacker de 2014, onde ocorreram picos de tráfego na ordem de 400 Gbits/s.

A hospedagem de sites da Hostnet é pioneira em oferecer tecnologia CDN no Brasil. Em 2015, através de uma parceria comercial com a Cloudflere, trouxemos para o mercado nacional de hosting a adesão em massa da CDN para todos os nossos clientes sem custo adicional ao serviço já ofertado.

“A parceria com a CloudFlare representa um significativo ganho em desempenho e segurança para nossos clientes, estamos realmente satisfeitos em ser o primeiro provedor de hospedagem de sites no Brasil a possibilitar adesão de CDN a clientes de todos os tamanhos”. Kauê Linden – Diretor da Hostnet

Benefícios em números da CDN CloudFlare

Além do desempenho e segurança, a CDN pode gerar economia de recursos da sua hospedagem de sites :

  • O carregamento do site até 30% mais rápido
  • Consome até 60% menos de banda
  • Gera até 65% menos requisições ao servidor raiz

CDN na Hostnet

Todos os domínios hospedados na Hostnet já vem com a CDN habilitada por padrão, ou seja, não é necessário nenhum procedimento técnico para fazer parte da rede de distribuição de conteúdo.

Ao hospedar um site na Hostnet, automaticamente o conteúdo dele será replicado através da CDN CloudFlare para diversos pontos distintos da Internet, aumentando a velocidade no carregamento das páginas, segurança dos arquivos e melhorando a indexação nos mecanismos de busca (SEO).

Como Funciona?

Ao utilizar a CDN todo o tráfego do seu site passará pela rede da CloudFlare e nesse momento começa a proteção, pois cada visita recebida é analisada e, caso seja encontrado algo suspeito, o visitante deverá preencher um captcha para comprovar se tratar de uma pessoa e não uma máquina efetuando aquele acesso ao site. Ataques como DDoS são bloqueados nesse ponto da verificação.

Certificado Digital SSL grátis com a CDN

Através da CDN, o cliente da Hostnet também conta com um Certificado Digital SSL gratuito.

Ao navegar na Internet, você já deve ter visto um cadeado verde que é exibido ao lado do endereço dos sites. Isso representa que o site é seguro por usar um Certificado Digital, que usa o protocolo SSL. É por isso que vemos o protocolo HTTPS (ao invés de HTTP) na barra de endereços.

SSL (Secure Socket Layer) – é um protocolo adotado para aumentar a segurança. Ele cria um canal criptográfico entre um servidor web e um navegador (browser), garantindo que todos os dados transmitidos mantenham-se sigilosos e seguros.

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) – é um protocolo de transferência de dados que faz uma combinação entre protocolos HTTP e SSL para que a comunicação entre um servidor web e o navegador seja criptografada.

Gosta do assunto segurança online?

Baixe gratuitamente o nosso e-book “Seus dados estão realmente seguros?

Links Relacionados – assuntos que podem ser do seu interesse:

Hospedagem de Sites Hostnet

Entenda em detalhes a o que é CDN

Entenda em detalhes o Certificado Digital SSL

Conheça o data center da Hostnet e tecnologias de segurança

E-books gratuitos sobre tecnologia e marketing digital

 

 

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

comunidade-wordpress-hostnet

Participe dos grupos WordPress e Mautic da Hostnet e aprenda com a nossa comunidade

guanabara

Estude com a Hostnet e invista no seu desenvolvimento profissional

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

HOSPEDAGEM DE SITES PARA

PEQUENOS E GRANDES NEGÓCIOS

Aprenda a usar o potencial da Internet para lucrar

ebooks grátis

E-BOOKS SOBRE TECNOLOGIAS PARA SITES