O que é CDN e porque usá-la em seu site? | Blog da Hostnet

O que é CDN e porque usá-la em seu site?

O que é CDN?

CDN (Content Delivery Network, ou Rede de Entrega de Conteúdo) é uma rede de distribuição de informação, cujo objetivo é entregar conteúdo Web de forma mais rápida a usuários geograficamente dispersos.

A CDN é composta de servidores espalhados geograficamente pelo globo terrestre, com o conteúdo a ser acessado sendo replicado e distribuído por todas essas máquinas. O usuário é então conduzido ao servidor que contém aquele conteúdo e tem condições de respondê-lo mais rapidamente. Ou seja, o servidor mais próximo.

Este método é muito útil para diminuir o gasto com largura de banda e otimizar o acesso aos conteúdos. Afinal, o servidor que responderá, será aquele que tiver condições de responder mais rapidamente. Exemplificando, suponha que você tenha um site hospedado em um datacenter localizado na Europa, mas muitos dos seus clientes estão na América do Sul. Logo, para acessar esse site, será mais rápido usar uma rede de distribuição de conteúdo, de forma que os clientes sul-americanos acessem o site a partir de um servidor geograficamente próximo a eles, não tendo que se conectar a um datacenter na Europa para tal.

Benefícios da CDN

As CDNs são usadas normalmente para distribuição de conteúdos que geram um grande consumo de banda. O conteúdo sai do servidor original e cópias suas são disponibilizadas em outros servidores ao redor do mundo, conforme haja demanda e, assim, o acesso é feito a partir do servidor mais próximo (ou seja, com menos intervalos, ou hops), do cliente, economizando tempo e dinheiro.

Uma outra vantagem que as CDNs trazem é segurança: Um tipo de ataque a sites bastante comum hoje em dia é o DDoS Attack (Ataque de Negação de Serviço Distribuída). Esse ataque se caracteriza por um número anormal de requisições recebidas por um servidor. Um servidor que está preparado para atender um certo número de requisições em um instante de tempo, recebe um número muito maior, e com isso os sites hospedados nesse servidor tornam-se inacessíveis.

Quando estamos usando uma CDN, todos esses acessos são distribuídos pelos servidores aos quais compõem a CDN e contém cópias do site que está sofrendo ataque. Ou seja, o ataque é diluído por vários servidores, o que minimiza os efeitos desse tipo de ameaça. Além disso, dificilmente o ataque conseguirá atingir o servidor raiz, onde os dados estão originalmenete armazenados.

Existem empresas que fornecem esse tipo de serviço para provedores de hospedagem de sites e uma delas é a Cloudflare (www.cloudflare.com), que fornece uma CDN com o foco em segurança. O principal objetivo da Cloudflare é proteger sites de ataques de negação de serviço (DDoS), sendo bem-sucedida no grande ataque hacker de 2014, onde ocorreram picos de tráfego na ordem de 400 Gbits/s.

 

CDN na Hostnet

A Hostnet tem uma parceria comercial com a Cloudflare, uma empresa que fornece comercialmente serviços de CDN para diversas empresas no mundo. Isto permite aumentar o desempenho e a segurança de nossos clientes. A Hostnet é a primeira empresa no Brasil a disponibilizar esse serviço, de forma gratuita para seus clientes de hospedagem compartilhada e privativa de todos os tamanhos.

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/cdn-cloudflare/

https://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/CDN.

https://www.hostnet.com.br/blog/tecnologia-cdn-na-hostnet-aumenta-a-seguranca-e-melhora-o-desempenho-dos-sites-hospedados/

https://www.hostnet.com.br/blog/pacotes-extras-de-tecnologia-cdn-a-venda-na-hostnet/

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *