fatores-ranqueamento-criar-site-paginas-bem-indexados.jpg

Pontos que o Google considera positivos e ajudam a melhorar a indexação do seu site

CURSO DE SEO: FATORES DE RANQUEAMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DAS PÁGINAS DE UM SITE – PARTE 2

Prosseguimos, neste artigo, com mais informações sobre os fatores de ranqueamento. Veja a parte 1 no artigo: Como criar páginas web bem otimizadas para o Google?

O Google e os demais buscadores na Internet utilizam centenas de fatores de ranqueamento para classificar os sites na sua página de resultados. “Fator de ranqueamento” nada mais é do que um aspecto de um website que, quando analisado pelo algoritmo do motor de busca, mede a qualidade do site. Quando as diretrizes são seguidas e os fatores são bem trabalhados, existem mais chances do site ocupar as melhores posições na página de resultados proveniente de uma consulta. 

No vídeo a seguir, Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara seguem ensinando como criar as páginas de um website (em WordPress e outras tecnologias) para que ela seja bem indexada no Google.

Dentre os inúmeros fatores de ranqueamento adotados pelo Google, continuamos abordando os fatores de ranqueamento de páginas, desta vez, somente sobre aspectos positivos. Vamos falar exatamente de coisas que você deve fazer para conquistar melhores posições no ranqueamento dos motores de busca.

  • Categoria da página – é um fator de planejamento. A categoria em que uma página (produtos e serviços) está identificada deve fazer sentido para o visitante e, também, para o Google. 
    Ex.: uma página sobre geladeiras deve estar inserida na categoria “Electrodomésticos”. Se a categorização não fizer sentido, o visitante fica confuso e, por isso, perderá pontos no ranking do Google.

Categorizar é extremamente importante. Escolha nomes simples e objetivos para as categorias. Busque o senso comum, crie denominações que sejam facilmente compreendidas por leigos. Vale pesquisar referências e inspirações em lojas e sites do mesmo ramo já estabelecidos no mercado.

Essa dica também funciona para portais de notícias em que as categorias recebem nomes de editorias como policial, cidade, tecnologia, saúde, política, entretenimento etc.

  • Idade da página – é um fator de criação que refere-se exatamente ao tempo que a página existe desde a sua criação. A idade da página é um fator importante para pesquisas que não são datadas e não necessitam de atualizações constantes, como, por exemplo, buscas sobre a Constituição brasileira. Esse tipo de busca favorece páginas mais antigas, com maior autoridade construída ao longo do tempo. Contudo, a idade da página não é um fator determinante, nem sempre estará na frente quem for mais antigo. Se for uma notícia, por exemplo, sairá na frente quem tem a informação mais fresca. Logo, o nível de importância desse fator está diretamente relacionado ao nicho de atuação do seu website.
  • Dados estruturados (rich snippets) – este também é um fator de criação. Páginas que utilizam dados estruturados tendem a ganhar prioridade no ranqueamento, pois elas podem virar rich snippets na SERP (Search Engine Results Page. Em porguguês: página de resultado de um mecanismo de pesquisa) e melhoram a experiência de busca.

O que são Rich Snippets?

Você está acostumado a vê-los nos resultados das buscas no Google. Uma espécie de resumo que é  composto pelo seu título, URL e descrição (a meta description), como no exemplo abaixo:

Snippet significa “fragmento” em inglês. O seu objetivo é informar o usuário sobre o que ele irá encontrar ao clicar no link. Em 2009, o Google introduziu os rich snippets nos resultados da busca. Essa expressão pode ser traduzida para o português como “fragmentos valiosos” de páginas da Web.

Outro exemplo é a avaliação de usuário que aparece em forma de estrelas nos resultados da busca, assim como nas páginas do Facebook. Enfim, são dados, informações, que aparecem com destaque na busca. Você pode desenvolver esses dados na mão ou, se for em WordPress, um plugin fará isso para você. 

  • Posição da página na arquitetura do site – fator de planejamento. Quanto mais próxima da home uma página estiver, mais tende a ganhar pontos com o Google, em detrimento daquelas que estão imersas no fundo da arquitetura do site.

Quando montamos uma estrutura de site é importante colocarmos tudo o que for relevante para a indexação na proximidade da home. 

Muitos níveis hierárquicos podem fazer com que o usuário tenha que navegar por um grande número de páginas para chegar a um determinado conteúdo. Preste atenção e verifique se todas as páginas podem ser acessadas através de um esforço simples, que não desencoraje a pessoa em sua procura. 

Curso Gratuito de SEO com Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara

E aí, esse conteúdo foi útil para você? Quer saber outros pontos sobre Otimização de Sites? Acesse o Curso Prático de SEO e aprenda mais sobre isso e outros aspectos essenciais para tornar um website e aprenda mais sobre isso e outros aspectos essenciais para tornar um website em sinônimo de sucesso!

Hostnet e o Curso em Vídeo lançaram em parceria um novo curso de SEO gratuito. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias de SEO para que as pessoas consigam, de fato, melhorar o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google.

As aulas serão publicadas semanalmente no YouTube, no Canal do Curso em Vídeo. Alunos apoiadores do Curso em Vídeo, assinantes do Estudonauta e clientes da Hostnet (assinantes do Combo Cloud) terão aulas antecipadas. Além disso, os assinantes terão um módulo exclusivo, um bônus, com técnicas mais avançadas e utilização de ferramentas pagas.

Links Relacionados:

Playlist do Curso Grátis de SEO no Curso em Vídeo

Academia Hostnet

Curso em Vídeo

Estudonauta

Hospedagem de Sites WordPress

O que é domínio e como escolher um bom endereço para o seu site?

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

Hostnet Franquia

Franquia de TI: empreenda com o apoio da Hostnet e trabalhe com criação de sites e marketing digital

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo lançam curso gratuito de SEO

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

WordPress

Os melhores plugins para WordPress em 2022

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hostcast-2

Assine nossos FEEDS