hospedagem de sites

Provedor de hospedagem de sites X desempenho dos sites

Escolha um bom serviço de hospedagem de sites para abrigar seus projetos na Internet

Acelerar sites se tornou uma obsessão para algumas pessoas, seja por demanda solicitada pelo cliente ou por uma satisfação pessoal em ver excelentes resultados em ferramentas como Google PageSpeed Insights ou o WebPageTest. Porém, estas ferramentas foram criadas para que você  tenha algumas diretrizes para melhores práticas de desempenho da web.

A ferramenta apresenta recomendações para otimizar seu site, e se as orientações apresentadas forem seguidas, seu site será mais responsivo e mais rápido. Mas nem sempre será possível atingir a nota máxima segundo a ferramenta de medição de desempenho. Acelerar ao máximo é a meta… Mas não seja obcecado por isso, existem outras variáveis para que um site seja considerado relevante pelo Google. Falamos sobre o tema no podcast Fatores de Ranqueamento no Google.

Dito isso, vamos a algumas questões anteriores as técnicas de otimização de sites conhecidas no mercado, relativas ao ambiente de hospedagem.

O artigo a seguir é um dos capítulos do e-book “Hospedagem de Sites não é tudo igual“, lançado pela Hostnet. Publicamos aqui uma degustação do material e, se você gostar e tiver interesse em conhecer de forma mais aprofundada as características do diversos tipos de serviços disponíveis no mercado, poderá baixar gratuitamente o pdf.

hospedagem de sites hostnet

Desempenho

Desempenho é e sempre será uma questão em qualquer provedor de hospedagem de site. Quanto maior o número de sites hospedados, mais requisições o servidor receberá. Sites maiores, mais “pesados”, com imagens desnecessariamente grandes, código-fonte mal escrito, requisições cíclicas e redundantes a bancos de dados… Tudo isto impacta diretamente no desempenho, e ninguém deseja que seu site leve tempo demais para ser visto no navegador do cliente.

Investimento em infraestrutura

É necessário que o provedor de hospedagem invista em atualização periódica do parque de equipamentos instalados. Afinal, pode ocorrer perda de desempenho se for necessário concentrar muitos sites em poucos servidores.

Rapidez no acesso ao site.

Além da questão de desempenho dos servidores, o desempenho da rede é fundamental. Dentro da infraestrutura, quanto mais rápido os switches, gateways, pontes, roteadores e placas de rede responderem, melhor.

Mas lembre-se que a Internet é uma “rede de redes”, ou seja:

  • Você nunca estará diretamente conectado à Internet. Você sempre estará dentro de uma rede, que faz parte de outra, de outra, de outra…e por aí vai.
  • O diálogo travado entre seu computador e o site necessariamente passará por vários nós (hosts), fazendo a interconexão entre eles, para levar esse fluxo de dados.

Em redes, chamamos hop um trecho do caminho traçado entre a origem e o destino. Quanto menos hops, o caminho será menor e mais rapidamente os dados chegarão. Por exemplo, o Google está normalmente a 10 hops de distância de um nó em uma rede local qualquer. Há algum tempo, a “distância” era maior, de 14 hops. Isto significa que o percurso será menor, e o acesso, mais rápido.

Os provedores de hospedagem podem diminuir o número médio de hops entre seus clientes e seus servidores conectando-se a pelo menos um Ponto de Troca de Tráfego (PTT). 

Os PTTs são concentradores onde os provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações. No Brasil, os PTTs são gerenciados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (Nic.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Dessa forma, quanto maior for a capacidade do PTT, mais dados podem ser trocados entre servidores, o que aumenta a eficiência da rede e diminui o número de hops entre os computadores. Desde 2019, temos 31 PTTs no Brasil, nas cidades de:

  1. Aracaju
  2. Belém
  3. Belo Horizonte
  4. Brasília
  5. Campina Grande
  6. Campinas
  7. Cuiabá
  8. Caxias do Sul
  9. Curitiba
  10. Florianópolis
  11. Fortaleza
  12. Foz do Iguaçu
  13. Goiânia
  14. João Pessoa
  15. Lajeado
  16. Londrina
  17. Maceió
  18. Manaus
  19. Maringa
  20. Natal
  21. Porto Alegre
  22. Recife
  23. Rio de Janeiro
  24. Salvador
  25. Santa Maria
  26. São José dos Campos
  27. São José do Rio Preto
  28. São Luis
  29. São Paulo
  30. Teresina
  31. Vitória

Maiores informações a respeito dos PTTs brasileiros, inclusive com gráficos apresentando o desempenho estão disponíveis neste link. E para o modelo de negócios de um provedor de hospedagem, estar ligado a um PTT é fundamental.

Baixe gratuitamente o do e-book “Hospedagem de Sites não é tudo igual” e tenha acesso ao material na integra!

Conheça as características do serviço de hospedagem de sites da Hostnet: 

Links relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse

Como acelerar seu site feito no WordPress

E-book sobre Otimização de Desempenho para sites – download grátis

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual? 

Linux Containers : o que é LXC e quais as suas vantagens em relação ao VPS?

Contratar Hospedagem de Sites Hostnet

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios