Provedor de hospedagem de sites X desempenho dos sites
Escolha um bom serviço de hospedagem de sites para abrigar seus projetos na Internet
Acelerar sites se tornou uma obsessão para algumas pessoas, seja por demanda solicitada pelo cliente ou por uma satisfação pessoal em ver excelentes resultados em ferramentas como Google PageSpeed Insights ou o WebPageTest. Porém, estas ferramentas foram criadas para que você tenha algumas diretrizes para melhores práticas de desempenho da web.
A ferramenta apresenta recomendações para otimizar seu site, e se as orientações apresentadas forem seguidas, seu site será mais responsivo e mais rápido. Mas nem sempre será possível atingir a nota máxima segundo a ferramenta de medição de desempenho. Acelerar ao máximo é a meta… Mas não seja obcecado por isso, existem outras variáveis para que um site seja considerado relevante pelo Google. Falamos sobre o tema no podcast Fatores de Ranqueamento no Google.
Dito isso, vamos a algumas questões anteriores as técnicas de otimização de sites conhecidas no mercado, relativas ao ambiente de hospedagem.
O artigo a seguir é um dos capítulos do e-book “Hospedagem de Sites não é tudo igual“, lançado pela Hostnet. Publicamos aqui uma degustação do material e, se você gostar e tiver interesse em conhecer de forma mais aprofundada as características do diversos tipos de serviços disponíveis no mercado, poderá baixar gratuitamente o pdf.
Desempenho
Desempenho é e sempre será uma questão em qualquer provedor de hospedagem de site. Quanto maior o número de sites hospedados, mais requisições o servidor receberá. Sites maiores, mais “pesados”, com imagens desnecessariamente grandes, código-fonte mal escrito, requisições cíclicas e redundantes a bancos de dados… Tudo isto impacta diretamente no desempenho, e ninguém deseja que seu site leve tempo demais para ser visto no navegador do cliente.
Investimento em infraestrutura
É necessário que o provedor de hospedagem invista em atualização periódica do parque de equipamentos instalados. Afinal, pode ocorrer perda de desempenho se for necessário concentrar muitos sites em poucos servidores.
Rapidez no acesso ao site.
Além da questão de desempenho dos servidores, o desempenho da rede é fundamental. Dentro da infraestrutura, quanto mais rápido os switches, gateways, pontes, roteadores e placas de rede responderem, melhor.
Mas lembre-se que a Internet é uma “rede de redes”, ou seja:
- Você nunca estará diretamente conectado à Internet. Você sempre estará dentro de uma rede, que faz parte de outra, de outra, de outra…e por aí vai.
- O diálogo travado entre seu computador e o site necessariamente passará por vários nós (hosts), fazendo a interconexão entre eles, para levar esse fluxo de dados.
Em redes, chamamos hop um trecho do caminho traçado entre a origem e o destino. Quanto menos hops, o caminho será menor e mais rapidamente os dados chegarão. Por exemplo, o Google está normalmente a 10 hops de distância de um nó em uma rede local qualquer. Há algum tempo, a “distância” era maior, de 14 hops. Isto significa que o percurso será menor, e o acesso, mais rápido.
Os provedores de hospedagem podem diminuir o número médio de hops entre seus clientes e seus servidores conectando-se a pelo menos um Ponto de Troca de Tráfego (PTT).
Os PTTs são concentradores onde os provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações. No Brasil, os PTTs são gerenciados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (Nic.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Dessa forma, quanto maior for a capacidade do PTT, mais dados podem ser trocados entre servidores, o que aumenta a eficiência da rede e diminui o número de hops entre os computadores. Desde 2019, temos 31 PTTs no Brasil, nas cidades de:
- Aracaju
- Belém
- Belo Horizonte
- Brasília
- Campina Grande
- Campinas
- Cuiabá
- Caxias do Sul
- Curitiba
- Florianópolis
- Fortaleza
- Foz do Iguaçu
- Goiânia
- João Pessoa
- Lajeado
- Londrina
- Maceió
- Manaus
- Maringa
- Natal
- Porto Alegre
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador
- Santa Maria
- São José dos Campos
- São José do Rio Preto
- São Luis
- São Paulo
- Teresina
- Vitória
Maiores informações a respeito dos PTTs brasileiros, inclusive com gráficos apresentando o desempenho estão disponíveis neste link. E para o modelo de negócios de um provedor de hospedagem, estar ligado a um PTT é fundamental.
Baixe gratuitamente o do e-book “Hospedagem de Sites não é tudo igual” e tenha acesso ao material na integra!
Conheça as características do serviço de hospedagem de sites da Hostnet:
Links relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse
Como acelerar seu site feito no WordPress
E-book sobre Otimização de Desempenho para sites – download grátis
Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?
Linux Containers : o que é LXC e quais as suas vantagens em relação ao VPS?