Marketing para Loja Virtual

Para sua loja online ter sucesso, é preciso saber um pouco de marketing digital. Mesmo que você contrate profissionais para fazer este serviço, é bom conhecer algumas técnicas para acompanhar e avaliar a estratégia proposta e o seu desenvolvimento.

O comércio eletrônico sempre está associado à tecnologia, contudo, seu grande diferencial é o marketing online. E a hora de começar a pensar nele deve ser antes da implantação da plataforma de e-commerce, entenda porquê!

Pense na loja; pense no marketing

Para trabalhar o marketing digital do seu e-commerce existem ferramentas dedicadas à divulgação de lojas virtuais, e por isso mesmo, o planejamento se torna fundamental para articular essas opções.

Coordene as ações de marketing para que elas possam criar uma situação promissora. Você pode começar se dedicando ao SEO (search engine optimization) para e-commerce.

Pense, logo no momento de definição de departamentos e seções da loja, sobre algumas palavras-chave pelas quais quer ser encontrado. Essas palavras serão fundamentais para a denominação de cada departamento, pois no caso da construção de URLs amigáveis, poderá encaixá-las de forma a potencializar o SEO das páginas do seu website.
A estratégia

No e-commerce, você vai trabalhar com um grupo clássico de ferramentas e estratégias de divulgação de seus produtos. Conheça-os:

  • Marketing de Busca – Otimização para ferramentas de busca – SEO, links patrocinados (Google AdWords) e comparadores de preços;
  • Marketing de Relacionamento – Mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest entre outras) e e-mail marketing;
  • Marketing de Display – Banners em blogs e portais através da rede de display do AdWords, Facebook Ads, entre outros meios;
  • Marketing de Conteúdo – conteúdo relevante em um blog bem estruturado que funciona como ferramenta de exposição nos buscadores, e fideliza os acessos. Agrega leitores que podem se tornar consumidores.

Para trabalhar o marketing é preciso verba. E como o retorno do marketing digital não é imediato, a sugestão é analisar o montante disponível e projetar parcelas durante, pelo menos, os 6 primeiros meses ou mais. Assim, o sustento da campanha estará livre de possíveis interrupções.

Recomendamos o seguinte orçamento: 30% para a plataforma e 70% para o marketing.

Começando pelo começo

Aposte em links patrocinados no início (pequenos valores e observe o resultado), enquanto o SEO vai amadurecendo e começando a gerar algum tráfego. Crie um blog, trabalhando o SEO ele aumentará sua exposição nos buscadores da Internet.

Links patrocinados costumam ter um retorno bem rápido, embora seja uma estratégia mais cara. Já o SEO e o marketing de relacionamento, como a utilização das redes sociais, tem um retorno em médio e longo prazos, mas o custo é bem mais suave.

Sendo assim, planeje-se. Planejamento é a alma do negócio!

Até a próxima.

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/blog/como-montar-um-e-commerce-na-internet/

https://www.hostnet.com.br/blog/como-vender-e-comprar-online-com-seguranca/

https://www.hostnet.com.br/blog/content-branded-e-inbound-marketing-quem-e-quem-na-comunicacao-virtual/

https://www.hostnet.com.br/blog/dicas-de-ouro-para-iniciantes-em-e-commerce/

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios