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Content, branded e inbound marketing – quem é quem na comunicação virtual?

Empreendimento online está em alta e continua crescendo apesar da crise na economia. Para as vendas progredirem é preciso uma boa estratégia digital. Comumente conhecemos os termos: content marketing (marketing de conteúdo), branded marketing e inbound marketing – mas o que significam, afinal? Quais as diferenças entre eles?

Vamos entender:

Marketing de Conteúdo

Trabalha o conteúdo relacionado com a marca – gira em torno da produção de conteúdo relevante relacionado à marca. A ideia é estreitar o relacionamento entre o consumidor (ou visitante) com os produtos/serviços comercializados. Ex.: um petshop cria um site para vendas online, em seguida desenvolve e posta conteúdo (textos, vídeos, imagens….) sobre como cuidar do seu cão em noites com fogos como no Réveillon. Esse conteúdo pode ser publicado em um blog e compartilhados em diversas redes sociais. Os posts não necessariamente falam sobre o empreendimento, mas sobre assuntos de interesse do seu público-alvo. A ideia é aumentar o número de conversões e vendas através do tráfego orgânico.

Branded Content

Gera valor para a marca – também chamado de conteúdo de marca, esse tipo de marketing tem como proposta, também, estreitar o relacionamento com o público a partir de um conteúdo que dialogue com o a marca e a destaque.  Ex.: Uma marca de maquiagem contrata para os seus vídeos no Youtube um renomado maquiador e cria tutoriais de maquiagem  para serem feitas em casa. Assim a marca gera um conteúdo de interesse público, relevante e compartilhável para o público online, sem falar necessariamente sobre o empreendimento, mas diretamente relacionado ao produto que é objeto da venda.

SEO – Search Engine Optimization

Caminha junto a elaboração de conteúdo. Simplificando : SEO é uma série de ações tomadas estrategicamente com o intuito de otimizar postagens e leads – gerados pelo marketing de conteúdo e pelo branded content, e assim alcançar melhores posições nos buscadores como o Google. Inúmeras são as ações, entre elas: a utilização de palavras-chave, links e de hashtags.

Inbound Marketing

Tudo junto e misturado – a expressão está na moda, mas na prática é um estilo de marketing que já existe há um bom tempo. Intuitivamente, profissionais do ramo já misturavam as técnicas anteriores (marketing de conteúdo, branded content, SEO) que somadas as mídias sociais formam a estratégia denominada inbound marketing.

Esta modalidade de marketing, além de captar a atenção do consumidor e ter um conteúdo cativante, deve gerar fluxo para o site e para a postagem, e é claro: engajamento! Mostra o valor da marca para o lifestyle do consumidor e sociedade em geral. O inbounding constitui um desafio necessário tanto para grandes, quanto para pequenas marcas.

O que fazer?

Ao adotar uma estratégia focada em informação é preciso conhecer a fundo seu público-alvo, seus anseios e desejos. Tenha como objetivo inicial captar o e-mail do visitante. Para isso pode oferecer um e-Book, um tutorial em vídeo ou até mesmo o cadastro para uma transmissão ao vivo. Afinal, ninguém fornece um e-mail se não é necessário ou não ganha nada em troca. Nessa captação, você pode conseguir outros dados da pessoa além do e-mail, e assim fortalecer o seu cadastro.

Entenda os hábitos de compras desse possível consumidor e programe abordagens direcionadas, em vários meios digitais: e-mail, mecanismos de busca e redes sociais. Monitore e mensure frequentemente a audiência do conteúdo publicado em todos os canais que veicula algo relacionado a sua marca. Esses números e informações sobre seu público-alvo serão fundamentais para identificar novas oportunidades ou a necessidade de um reposicionamento de estratégia.

Siga em frente!

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