curso de seo gratis

Curso de SEO: tudo sobre palavras-chaves

Entenda o que são head tail e long tail

Dando continuidade as nossas aulas do Curso Gratuito de SEO realizado em parceria entre a Hostnet e o Curso em Vídeo, hoje, vamos falar sobre palavras-chaves.  

Nas aulas anteriores do módulo 2, falamos sobre Fatores de Ranqueamento. Recomendamos que você assista nos links a seguir: 

Fatores de Ranqueamento de Conteúdo no Google – parte 1

Fatores de Ranqueamento de Conteúdo no Google – parte 2

Fatores de Ranqueamento de Conteúdo no Google – parte 3

Nesta aula você vai aprender: 

03:25 – Palavras-chave
04:29 – Definição: o que é palavra-chave?
05:41 – Head Tail
13:36 – Long Tail
30:05 – Vantagens e benefícios Long Tail

O são Palavras-Chaves

Quando pensamos em mecanismos de buscas, palavras-chaves são os termos que usamos para fazer uma pesquisa no Google e demais buscadores. 

Já quando pensamos em SEO, as palavras-chaves são os termos em que focamos para otimizar um site na tentativa de melhorar o posicionamento do conteúdo de uma página no resultado de pesquisas. As palavras-chaves podem ser um único termo ou uma frase. 

Existem dois tipos de palavras-chaves: 

Head Tail – são os termos de buscas gerais. Eles são, portanto, a palavra-chave mais sucinta possível que responda a uma busca ou pergunta. Ex: marketing digital. 

As Head Tails são muito amplas e, por isso, tem um alto volume de busca. Ou seja, há muitas pessoas pesquisando por conteúdos relacionados ao tema. Por isso, é importante utilizá-las de maneira estratégica, principalmente quando for falar do seu produto. 

Por conta do alto volume de buscas, alguns profissionais acreditam que devem usar apenas esse tipo de palavra-chave com o intuito de alcançar o maior número de pessoas. Entretanto, elas também possuem uma concorrência acirrada por conta da grande quantidade de pesquisas. Logo, o público pode não ser segmentado. 

A grande concorrência vai além da briga pelo ranqueamento orgânico, existem competições de lances entre as empresas que desejam ter seus anúncios em destaque em resultados de buscas em determinada palavra-chave. Então, o ideal é complementar a sua estratégia com termos de alta e baixa disputa sempre que possível.

Se o objetivo é atrair um público que seja mais compatível com determinado produto ou serviço, as head tails, na maioria das vezes, não serão o melhor investimento.

Exemplo: ao utilizar a palavra-chave “roupas-femininas” para o ranqueamento de uma loja para gestantes, a head tail vai atrair um público muito abrangente e não apenas as mulheres grávidas. 

Long Tail – são palavras-chaves mais específicas e direcionadas. Um exemplo de long tais é “marketing digital para pequenas empresas”, pois o termo é menos pesquisado e recebe menos tráfego. 

Uma dúvida que pode ocorrer é: se as palavras head tail tem mais tráfego não seria melhor focar nelas? Na verdade, ter mais tráfego nem sempre é bom pois também gera mais concorrência. Além disso, a taxa de conversão (métrica usada para mensurar o sucesso de uma ação de marketing digital) não é boa com o uso de palavras head tail. Por isso, vale mais apostar nas long tails para atrair audiência para o seu conteúdo. 

Uma pessoa que vai ao Google e pesquisa pelo termo “marketing digital” pode estar buscando por diversos tipos de assunto dentro desse tema. Ela pode estar buscando por trabalho na área, um curso ou até mesmo querendo saber a definição do termo. Portanto, ranquear essa palavra-chave não representa, necessariamente, que você se comunicará com a pessoa certa. 

As long tails nada mais são que variações de uma palavra-chave principal garantindo mais eficiência no momento da busca.

Exemplos de long tails criadas a partir do termo “marketing digital”: 

  • Curso de Marketing Digital
  • Carreiras em Marketing Digital 
  • Dicas de Marketing Digital

Boa parte das long tails não terão volumes de buscas tão grandes quanto as head tails. Entretanto, as long tails garantem uma competição muito menor pelas primeiras páginas. 

Vantagens e benefícios Long Tail

Atingir o objetivo de forma mais eficiente – em uma pesquisa, quanto mais próximo da resposta o visitante chegar, maior será a probabilidade dele clicar no link. 

Curto e benefício – apesar de serem palavras-chaves com número de buscas menor, as long tails geralmente possuem cliques mais qualificados, uma vez que não levam respostas vagas a quem pesquisa. Isso influencia diretamente no ROI, já que as chances de conversão são maiores. 

Menor rejeição – ao usar corretamente as long tails, você tem reduz a taxa de rejeição (bounce rate). Com uma menor rejeição dos visitantes, também há uma possível melhora na qualificação das buscas do Google, o que pode aumentar o número de visitantes do seu site. 

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca, em português) e é o conjunto de técnicas e estratégias usadas para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.

As técnicas de SEO são implantadas quando o site é construído. Já as estratégias, são implementadas aos poucos, ao longo da existência da página – um verdadeiro “trabalho de formiguinha” para melhorar, cada vez mais, o ranqueamento nos motores de busca.

O Curso

O Curso de SEO é gratuito e as aulas vão ao ar todas às terças-feiras, às 11h no canal Curso em Vídeo, no YouTube

Alunos apoiadores do Curso em Vídeo, assinantes do Estudonauta e clientes da Hostnet (assinantes do Combo Cloud) terão aulas antecipadas na Academia Hostnet.

Links Relacionados:

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