Fatores de Ranqueamento conteúdo

Curso de SEO: Fatores de Ranqueamento de Conteúdo no Google – parte 1 

Na aula de hoje, do novo módulo do Curso de SEO, vamos falar sobre Fatores de Ranqueamento de Conteúdo. O professor Gustavo Guanabara e o diretor da Hostnet, Ramiro Lobo, vão ensinar as melhores práticas para indexar conteúdo no Google. 

“Fator de ranqueamento” nada mais é do que um aspecto de um website que, quando analisado pelo algoritmo do motor de busca, mede a qualidade do site. Se as diretrizes forem seguidas e os fatores forem bem trabalhados, existem mais chances do site ocupar as melhores posições na página de resultados proveniente de uma consulta. Dentre os inúmeros fatores de ranqueamento adotados pelo Google, já falamos sobre fatores de domínio, página e, hoje, vamos falar sobre os fatores de conteúdo. 

Importância do Conteúdo

O conteúdo é a base de toda dinâmica da Internet. Sites publicam informações, o Google indexa, ou seja, organiza em forma de índice e entrega os resultados quando os usuários pesquisam por determinado assunto. Sendo assim, é importante trabalhar o conteúdo (textos, imagens, vídeos e etc) de forma estratégica para que as informações publicadas possam chegar ao público-alvo. 

Fator 1: Palavra-chave no título do navegador 

Trata-se do título que aparece no topo do navegador web contendo uma descrição sobre o site com palavras-chaves sobre o negócio. É um dos mais importantes fatores de ranqueamento, pois, além de informar ao algoritmo dos buscadores qual o assunto principal da página, tem o papel de atrair o interesse do visitante nos resultados das buscas.  

A palavra-chave usada no início da title tag melhora ainda mais o poder de ranqueamento, pois evidencia a importância do termo para aquele conteúdo. 

Fator 2: Palavra-chave na tag H1

Diferente do título do navegador, o H1 fica dentro do conteúdo de um site. Chamadas de heading tags (H1, H2 e etc), elas servem para mostrar a hierarquia dos seus conteúdos para o Google. Entre elas,  a H1 é a mais importante depois do título do navegador,, pois é o título principal do conteúdo que aparece dentro de uma página, ajudando a evidenciar a sua importância. 

Fator 3: Palavra-chave nas tags H2 e H3

As tags H2 e H3 dão sequência na hierarquia das heading tags. Elas não são tão importantes quanto a H1 para a classificação nas buscas, mas devem ser usadas como palavras-chaves, preferencialmente sinônimos, para reforçar a sua relevância no conteúdo. 

Fator 4: Palavra-chave no conteúdo

Quando as palavras chaves aparecem no conteúdo principal, o Google entende que elas são mais relevantes. O posicionamento dessas palavras dentro do conteúdo vão ajudar o buscador a classificar sua relevância dentro do conteúdo. A palavra-chave deve aparecer no início do texto, entre as 100 primeiras palavras para que o Google entenda o quão importante ela é. 

Fator 5: Palavra-chave na URL

URL é o endereço do site ou de uma página web. O Google também analisa as palavras-chaves contidas nas URL’s para aumentar a relevância da página em relação ao conteúdo. 

Assista aqui a aula Fatores de Domínio, no módulo 1 do Curso de SEO. 

Atualmente, no WordPress, as URL’s amigáveis já vem habilitadas por padrão, por isso, capriche no título da página ou do artigo no blog, contendo sempre as palavras-chaves referente ao conteúdo abordado. 

Fator 6: Palavra-chave nas imagens

O Google não consegue ler imagens, apenas textos. Por isso, é necessário, otimizar as imagens para o buscador cadastrando as palavras-chaves no nome do arquivo (foto/vídeo)) e na área texto alternativo (tag alt). 

Dicas de como otimizar imagens para a web. 

Fartor 7: Meta description 

A meta description não é considerada um fator de ranqueamento para o Google, mas ajuda a atrair o clique do visitante nos resultados de buscas. Por isso, uma meta description bem elaborada ajuda a aumentar o tráfego orgânico de sites e páginas web. 

Além disso, o uso da palavra- chave na meta description é importante pois vai aparecer em bold no resultado das buscas, chamando a atenção do visitante.

Fator 8: Meta description duplicadas

O conteúdo duplicado é um problema em SEO, pois o Google pode interpretar como plágio ou tentativa de manipulação ao resultados de pesquisas. No entanto, o Google já esclareceu que a duplicação da meta description não é um problema para o ranqueamento. 

Gostou desta aula? Esta é a primeira parte onde falamos sobre Fatores de Ranqueamento de Conteúdo. Acompanhe o Curso Gratuito de SEO no Youtube

Sobre o  Curso de SEO 

A Hostnet e o Curso em Vídeo lançaram em parceria um curso de SEO gratuito. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias de SEO para que as pessoas consigam, de fato, melhorar o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google.

O curso é totalmente gratuito, oferecido pelo Curso em Vídeo e patrocinado pela Hostnet. As aulas estão disponíveis no Youtube e vão ao ar toda terça-feira. Clientes Hostnet que assinam o Combo Cloud têm acesso antecipado às aulas na Academia Hostnet

O Módulo 1 possui 19 aula e está completo e os temas abordados foram: 

  • Introdução ao SEO e mecanismos de busca;
  • Técnicas de SEO (durante a construção do site) e estratégias de SEO (geralmente aplicadas depois do site pronto);
  • Fatores de ranqueamento (idade do domínio, performance da página, entre outros);
  • Google Analytics (audiência da página) e Google Search Console (audiência no buscador);
  • Plugins do WordPress, Rank Math e Yoast;
  • Palavras-chave, títulos, links, estrutura de URL, conteúdo e metadados;
  • Meta Description;
  • Performance;
  • Cuidados e recomendações;
  • Checklist para SEO.

e o Módulo 2 está em andamento e os temas abordados serão: 

  • Fatores de Ranqueamento para Conteúdo;
  • Ferramentas de SEO;
  • Estrutura do Conteúdo;
  • Palavras- chaves;
  • Indexação por Localidades;
  • Estratégias de SEO.

Estude conosco! 

Links Relacionados:

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