Trabalhando de casa – 5 dicas para o home office funcionar

O conceito de home office já existe há algum tempo, contudo poucas empresas adotam essa modalidade de trabalho. No Brasil, menos ainda. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Top Employers, 15% das organizações brasileiras adotavam alguma prática de home office em 2014. Para compararmos, no Reino Unido são 65% e na Holanda 60%. Mesmo assim, o crescimento nacional foi expressivo; em 2013 apenas 6% das companhias nacionais realizavam esta prática.

Gostou da ideia? Vamos analisar o que é preciso para implantar e quando não devemos adotar o home office. Diversas questões devem ser levadas em consideração. A principal delas é se o profissional precisa estar full time para um atendimento in loco; como tirar dúvidas ou dar suporte aos clientes, nesse caso fica difícil implantar um home office.

Mas se o horário pode ser flexível, o monitoramento remoto é possível, e o perfil do seu colaborar é de responsabilidade e proatividade, não espere para testar esse formato. Os resultados podem aparecer mais rápido do que você imagina. Com esta modalidade, o seu colaborador ganha qualidade de vida e tempo livre. Afinal, ele não vai gastar horas no trânsito, e determinar o ritmo de trabalho desde que as demandas sejam atendidas.

Nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com o IPEA, as pessoas  gastam 31% a mais do que em outras metrópoles brasileiras, no trajeto de ida e volta do trabalho. Se essa pessoa ganhar tempo, ela pode dormir mais, ficar mais tempo com  família, realizar atividades físicas e/ou lazer, estudar, entre outras possibilidades. Resumindo, ela fica menos cansada e mais feliz! E pessoas felizes produzem mais.

Mas nem tudo é tão simples. Para não ter problemas futuros, antes de implantar o home office, analise esses pontos:

  • A tecnologia adequada está disponível? – O colaborador precisa ter ao seu alcance os recursos para desenvolver plenamente a sua atividade. O seu time de TI pode te ajudar nessa análise. O objetivo é: adotar software que funcione na nuvem e remotamente. Assim você garante que o profissional tenha acesso a tudo o que precisa de casa.
  • Suporte imediato – O colaborador em home office deve contar com suporte direto, rápido e eficiente. Tudo deve ser resolvido instantaneamente por telefone ou por meio digital (email, chat, Skype, intranet, entre outros). Afinal, ele não está no escritório e não dá pra perguntar ao colega ao lado ou ao seu superior, né? Se programar esse tipo de acesso, pode ser até mais rápido do que uma consulta presencial, pois o assunto é tratado de forma objetiva e prática.
  • Programas adequados de segurança – Saiba que seu colaborador precisará compartilhar arquivos e documentos, muitas vezes com dados sigilosos da empresa. Para não correr o risco de vazamento de informações, implante um software seguro de compartilhamento de arquivos.
  • Quem pode e quem não pode fazer home office – A ideia amplamente aplicada de que “o que é para um, é para todos” não encaixa no mundo do home office. Deixe isso claro para toda empresa. Antes de anunciar o modelo, avalie as funções e perfis profissionais. Determine quais cargos e setores poderão usufruir deste benefício e estabeleça argumentos para a não implementação em outros postos ou áreas. Com transparência evita-se o disse-me-disse, e descontentamento de quem não pode atuar nesse formato.
  • Empreendedor individual e profissionais autônomos – Se este é o seu caso, é mais fácil refletir se vale alugar uma sala ou fazer tudo de casa. A primeira coisa que deve avaliar é: se precisa receber clientes fisicamente, o seu espaço comporta isso? O acesso é fácil? Nada impede que receba seus clientes em seu endereço residencial, mas prepare um ambiente clean, sem muitas informações pessoais e de preferência “a parte” do seu lar. Mais uma vez, a segurança é fundamental. Adotar câmeras 24 horas é uma boa prevenção. De resto é investir em estrutura física e saber separar suas atividades de trabalho das atividades pessoais. Autogerenciamento e disciplina é o segredo!

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios