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WordPress, marketplace ou lojas prontas: qual a melhor forma de vender pela Internet?

Descubra a solução perfeita para criar a sua loja virtual e vender online

Na hora de investir em uma loja para vender serviços ou produtos na Internet, muitos empreendedores se veem em um labirinto. Afinal, o que é melhor: uma loja “pronta” que você mesmo é capaz de estruturar; fazer parte de um marketplace ou um e-commerce próprio feito com WordPress + Woocommerce.

Cada caso é um caso – quando é preciso escolher o melhor caminho para comercializar produtos e serviços na web, o empreendedor deve analisar se o tipo da plataforma de e-commerce é capaz de atender às necessidades do seu negócio. E isso, não somente no período inicial, mas o correto é fazer uma projeção para quando o empreendimento crescer e precisar de uma estrutura mais robusta com novas funcionalidades e recursos. 

Para não errar na hora da escolha, entenda as características dos diversos serviços disponíveis e não perca tempo nem dinheiro depois.

Plataformas de lojas prontas e sistema “clique e arraste”

Parece um sonho a possibilidade de encontrar uma forma de ter uma loja online sem custo ou pagando bem pouco. Imagine um e-commerce que você mesmo consiga montar e saiba que isso já é viável. 

É natural que o empresário ou profissional queira ver logo o seu site de vendas funcionando, mesmo que sua verba para investir seja reduzida. E quando a grana é curta, a tendência é buscar soluções gratuitas ou com custos reduzidos.

No mercado são disponibilizadas diversas opções de serviços nesta modalidade para inserir o seu negócio na web, incluindo plataformas como: Jimdo, LojaIntegrada, Wix e VirtUOL. Essas opções são bem atraentes e em sua maioria podem ser feitas sem conhecimento de programação; usando apenas recursos como “clique e arraste”.

Tais opções contam com templates prontos, disponíveis online para download, que podem ser gratuitos ou não. Você pode usar esse tipo de recurso, instalar no seu site, personalizar o conteúdo, mas o layout é fixo.

Como os modelos pré-definidos são projetados para atender diversas pessoas com diferentes necessidades, é natural que tenham um código mais pesado repleto de funcionalidades que não serão usadas por todos. Assim, mesmo que seu e-commerce não precise de tudo que está inserido no código do site, não tem como tirar o que você não precisa, logo  seu site de vendas será pesado e lento, prejudicando o ranqueamento nos buscadores e gerando outras adversidades. Além disso, diversas lojas poderão usar o mesmo layout, incluindo os seus concorrentes.

Mesmo que montar a loja virtual seja de forma gratuita, para fazê-la funcionar você pagará uma mensalidade. Normalmente essa assinatura inclui a hospedagem, algumas opções de templates, e serviços adicionais que variam de empresa para empresa, como: pacotes de SEO, segurança etc. Há um sistema interno para construir visualmente o site, que não requer conhecimento de programação. Você consegue fazer sozinho, mas certamente ficará engessado e será obrigado a seguir as regras da plataforma.

Sistemas que atendem de forma intuitiva costumam ser bem práticas e rápidas, configurando uma forma aparentemente fácil de colocar o seu negócio na web. Vamos conhecer alguns prós e contras da maioria das plataformas que atendem nesse formato, sem a necessidade de programação.

Vantagens:

  • Construtor de sites de arrastar e soltar são extremamente simples e diretos. Boa parte dos construtores gera automaticamente um layout ideal baseado em suas preferências. Contam com uma variedade de temas pré-definidos para sites de comércio eletrônico;
  • Os recursos das lojas on-line podem ser pagos e oferecem funcionalidades interessantes;
  • Alguns serviços de loja nesta modalidade oferecem aplicativos que permitem adicionar funcionalidades ao site premium como processadores de pagamento e provedores de logística global. 

Desvantagens:

  • Na maior parte dos serviços que se dizem gratuitos, não é possível montar um e-commerce e começar a vender. Isso só se torna possível quando adere-se a um pacote de comércio eletrônico;
  • Nos “planos gratuitos”, anúncios surgem e interferem no layout do site. As demais páginas parecem ocupadas e confusas;
  • As plataformas não fornecem acesso ao código subjacente. Ou seja, você não pode personalizar seu site extensivamente – está limitado ao que os temas e modelos permitem;
  • Depois de adotar um tema de site específico, você não pode mudar para outro diferente no decorrer do processo de edição. Isso só será possível começando do zero;
  • A lentidão do website é uma constante. Instabilidades e loja fora do ar são recorrentes, o que gera falta de credibilidade e perda de vendas. Imagine ficar fora do ar numa Black Friday;
  • Muitas plataformas com essas características também não disponibilizam backup, e-mail comercial, certificados de segurança ou, sequer, a possibilidade de instalar plugins e usufruir de certas facilidades adequadas a um e-commerce;
  • Além desses inconvenientes, normalmente, existe uma limitação nas modalidades de pagamento e capacidade de armazenamento reduzida;
  • Os processadores de pagamento das transações comerciais deduzem suas taxas de transação;
  • Alguns serviços dessa modalidade oferecem recursos prontos de SEO, e isso ajuda a classificar o site no Google, mas nem todos fazem isso. Alguns simplesmente não indexam sites, páginas ou conteúdo em geral nos buscadores;
  • Os recursos de algumas lojas online não suportam a venda de produtos digitais;
  • Mesmo pagando, as capacidades de e-commerce são bastante limitadas, servindo apenas para lojas básicas;
  • O acesso ao suporte dessas lojas costuma ser um desafio. Algumas não oferecem atendimento por telefone;
  • Limitações para customizar itens do site como: layout, cores, fontes etc; 
  • A maior parte dos serviços não permite migrar a loja para outra plataforma. Caso queira mudar, precisará reiniciar o projeto, não tem como aproveitar o que foi feito;
  • Quando não se paga por algo, você está sujeito a qualquer imposição da marca, inclusive, caso ela deseje não oferecer mais o serviço gratuito, corre o risco de ficar sem acesso ao seu conteúdo. Afinal, esse é o risco de construir castelo no terreno dos outros. Imagine perder tudo o que foi conquistado a duras penas e ficar a ver navios!

O Marketplace como solução

Estar em um marketplace é uma forma de marcar presença na Internet sem precisar de uma loja online. Esse modelo de negócio baseia-se em uma plataforma na qual diferentes lojas (e/ou pessoas) podem vender seus produtos, como se fosse um grande mercado onde cada vendedor coloca seus produtos à venda. Alguns exemplos são: Mercado Livre, Magalu, Submarino, Amazon, entre outros. 

O lojista interessado se cadastra e cadastra seus produtos na plataforma, e para isso paga uma taxa. Essa taxa pode vir de maneiras diferentes e é ela que garante o lucro do marketplace. Conheça as três formas mais comuns:

Comissão – é o jeito mais comum de monetização dos marketplaces. É cobrado um percentual sobre cada venda. O percentual pode variar de acordo com o tamanho da transação ou basear-se em uma taxa fixa.

Freemium – não se paga nada para estar no marketplace; contudo, paga-se um valor para usar ferramentas premium como: recursos que melhoram a visibilidade da marca/produto ou relacionada ao serviço de entrega, por exemplo.

Assinatura –  esta modalidade cobra mensalidades ou anuidade para que seus produtos figurem no portal.

Vantagens

  • Como a plataforma conta com lojas variadas e atrai públicos diversos, você pode atingir até públicos internacionais;
  • Economia com marketing, publicidade e SEO. Mas lembre que a propaganda é para o Marketplace e não para a sua marca.

Desvantagens

  • Altos custos com comissões ou mensalidades para estar na plataforma;
  • Você não constrói sua marca, apenas figura em uma vitrine coletiva;
  • Você terá uma concorrência pesada; 
  • A visibilidade da sua marca é reduzida em comparação à uma loja online exclusiva.

E-commerce feito em WordPress + Woocommerce. 

Quando você adquire um e-commerce em WordPress, embora seja uma ferramenta livre, também envolve os custos com a hospedagem, plugins e profissionais, porém, ganha-se com autonomia e crescimento escalável. Isso ocorre porque o WP é um software livre e concede acesso ao código fonte; seja para personalizar e agregar funcionalidades ou para mudar de provedor sempre que precisar. Tudo com total liberdade para migrar para outros serviços e personalizar o que desejar.

Mesmo com inúmeras vantagens, há quem diga que um e-commerce nesses moldes não é seguro. Na verdade, precisamos entender o que há por trás dessa colocação sobre falhas na segurança – por ser o CMS mais usado do mundo, o WordPress é também o mais visado em termos de segurança. Muitos ataques têm por objetivo explorar falhas de segurança e usar seu site como um trampolim para postar spam, contaminar outros computadores, entre outros tipos de ações maliciosas que ocorrem. Mas será que isso procede?

Sim, isto pode ocorrer, mas não condiz com o que acontece comumente. Na prática, por ser o WordPress um software livre e ter o código-fonte aberto. A licença de uso dá esse direito. Então, como o código-fonte está disponível, qualquer pessoa também pode inspecionar e realizar correções de falhas, e isso restaura a segurança rapidamente, pois haverá vários desenvolvedores investigando o código-fonte a fim de buscar uma solução. Esta característica é enunciada pelo que conhecemos como a Lei de Linus, que diz: “Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios”. A comunidade de usuários do WordPress é muito forte e isso faz dele um dos CMS mais confiáveis do mercado. 

Campanhas anti WordPress

Frequentemente esbarramos com vídeos, em sua maioria publicitários, contra o WordPress, alegando ser esta uma ferramenta ultrapassada e configurando uma campanha de difamação. Nós da Hostnet avaliamos algumas peças que adotam esse discurso contra o WP e concluímos que ninguém precisa ter receio de usar o WordPress.

Para orientarmos melhor a sua escolha, criamos e apresentamos um vídeo com mitos e verdades sobre o WordPress, assista a seguir: 

As lojas em WordPress são indicadas para pessoas e empresas que buscam uma solução  virtual profissional, fácil de usar, funcionando em qualquer dispositivo e desenvolvida com técnicas de SEO para aumentar as chances de um bom posicionamento de seu conteúdo nos resultados orgânicos (resultados não patrocinados) dos mecanismos de busca.

A dupla WordPress + Woocommerce é bastante eficiente quando o assunto é uma loja virtual. Os motivos são bem simples: o WordPress é uma plataforma completa para sites, portais, EAD, loja online e uma excelente ferramenta para o marketing digital que permite construir landing pages e usufruir de integração total com programas de automação de marketing. O WP permite um gerenciamento completo das suas vendas, de forma simples e intuitiva. Tudo para você manter o foco no sucesso do seu negócio.

O e-commerce na Hostnet com WordPress

Na Hostnet, adotamos esta dupla de sucesso; WordPress + Woocommerce. Criamos lojas online capazes de atender desde pequenos microempreendedores individuais até organizações mais complexas com portais que reúnem informação e comércio eletrônico. E o melhor de tudo; cada website pode se expandir e acompanhar o crescimento de qualquer negócio.

Serviços incluídos:

  • Instalação do sistema de gerenciamento de loja virtual;
  • Criação de layout exclusivo ou utilização de templates;
  • Configuração do sistema, formas de pagamento e entrega;
  • Criação, organização e inclusão de conteúdo das páginas da loja;
  • Criação e organização de categorias da loja;
  • Inclusão de produtos com imagens (fornecidas pelo contratante assim como os textos) em cada produto;
  • Disponibilização de curso em vídeo ensinando a administrar a loja virtual.

Com a loja virtual feita pela Hostnet, o empreendedor pode:

  • Cadastrar e personalizar produtos de maneira simples e rápida, com liberdade para crescer e gerar negócios;
  • Integrar os principais sistemas de pagamentos do mercado como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago e outros. Sem a cobrança de comissão sobre vendas;
  • Contar com diversas opções para envio de produtos como Correios, entrega gratuita, taxa única e buscar na loja. O valor do frete é calculado automaticamente e os pedidos enviados pelo Correios podem ser acompanhados de forma simples; 
  • Administrar pedidos com facilidade e controlar o inventário a qualquer momento;
  • Contar com Certificado Digital SSL e endereço com https para transações online com total segurança. Isso garante a boa reputação e melhor indexação do conteúdo nos buscadores como o Google;
  • Contar, sempre com uma loja responsiva que roda perfeitamente em qualquer dispositivo, ajustando automaticamente o conteúdo ao aparelho do usuário – seja um computador, tablet ou smartphone, independente do tamanho ou orientação (vertical ou horizontal) da tela; 
  • Ter certeza que sua loja terá o melhor aproveitamento com o SEO (Search Engine Optimization) – conjunto de técnicas que permite melhorar o posicionamento da loja nos resultados orgânicos (resultados não patrocinados) dos mecanismos de busca, como Google;
  • Contar com um sistema de blog que possibilita inserção de textos categorizados para divulgação de lançamentos de produtos, dicas de utilização e notícias. O conteúdo dos artigos deve ser fornecido pelo cliente;
  • Além de tudo isso, o contratante poderá acompanhar a audiência do seu site ou loja pelo Google Analytics, um sistema gratuito de monitoramento de audiência – que informa o número de acessos e visitantes do seu site ou loja; mostra o comportamento de navegação dos usuários, exibindo dados demográficos e quais áreas da loja são mais acessadas, entre muitas outras informações.

Tudo  que foi mencionado acima se torna acessível em planos mensais, moldados para atender as necessidades dos mais diversos clientes. Cada plano tem suas próprias características e recursos técnicos com capacidades variadas. Solicite orçamento e conheça os nossos pacotes.

Manutenção e atualização  

Quando você adquire um e-commerce em WordPress com a Hostnet, uma equipe técnica de excelência cuida da atualização periódica do sistema de gerenciamento de conteúdo, seus plugins, templates e outros requisitos do sistema. Isso é fundamental para que sua loja esteja saudável e livre de ameaças, atualizada, segura, sem vírus e invasões da conta de hospedagem.

Características do serviço

  • Atualização do sistema de gerenciamento da loja.
  • Alteração de textos de páginas da loja ou produtos.
  • Substituição de imagens.
  • Alteração do rodapé para troca de endereço ou telefones.
  • Inclusão de novos produtos com até três imagens cada.
  • Atualização do gerenciador de conteúdo, tema e plugins já instalados.
  • Substituição de textos, imagens, inclusão de novos produtos e inclusão de artigos simples que devem ser fornecidos pelo cliente.

Então…

Agora que você já conhece as modalidades disponíveis, fica mais fácil saber qual delas o seu negócio vai se adaptar melhor na hora de vender pela Internet. Vale lembrar que autonomia e possibilidade de crescimento são prioridades e o WordPress é a única que oferece isso; afinal, todo comerciante deseja crescer, e na web não é diferente.

Se você chegou até aqui e, assim como nós, considera que a dobradinha WordPress + WooCommerce é a melhor solução para se criar uma loja virtual, fale conosco, somos especialistas em criar lojas online profissionais.

Localize uma unidade regional da Hostnet próxima a sua região: https://www.hostnet.com.br/unidades-regionais/

Casos de Sucesso Hostnet

Conheça alguns trabalhos desenvolvidos pela Hostnet que se tornaram casos de sucesso!

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D’Bright – Loja virtual de beleza e cosméticos que expandiu as vendas de seus produtos para todo o Brasil.

Ingrid Cosméticos – Loja virtual da área de beleza e maquiagem que organizou as vendas online, antes realizadas por aplicativos de redes sociais, através da criação de um e-commerce.

Center Móveis – Loja virtual de móveis que aumentou o faturamento da empresa após a reformulação do site com um modelo de showroom mais eficiente.

Jornal do Sudoeste – Portal de notícias reformulado que tornou o trabalho dos produtores de conteúdo mais eficientes na hora de publicar as matérias jornalísticas. 

Mac Odonto – Clínica odontológico que obteve retorno orgânico no Google 4 após a reformulação do site.

Espectro Geo – EAD (ensino a distância) que trouxe as aulas presenciais do Curso de Geoprocessamento também para a Internet.

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