Ir para o conteúdo

SSL gratuito e habilitado automaticamente na Hostnet

Ao navegar na Internet, você já deve ter visto um cadeado verde que é exibido ao lado do endereço dos sites. Isso representa que o site é seguro por ter um Certificado Digital, que usa o protocolo SSL. É por isso que vemos o protocolo HTTPS (ao invés de HTTP) na barra de endereços.

SSL é um protocolo adotado para aumentar a segurança. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser), garantindo que todos os dados transmitidos mantenham-se sigilosos e seguros. A criptografia é uma técnica bastante utilizada em TI, que transforma informações em mensagens cifradas, onde somente o destinatário que possui a chave criptográfica pode ter acesso ao conteúdo original. Dessa forma, pessoas não autorizadas não podem ler esses dados, e com isso as informações viajam em segurança entre os servidores.

O SSL já vem habilitado por padrão para todos os clientes da Hostnet, através do recurso de segurança CDN utilizado em todos os sites hospedados em nossos servidores. Ou seja, o endereço do seu site terá o protocolo HTTPS e um cadeado verde ao lado afirmando que a comunicação é segura. HTTPS é um protocolo de transferência de dados que faz uma combinação entre protocolos HTTP e SSL para que a comunicação entre um servidor web e o navegador seja criptografada.

No vídeo abaixo, o professor Gustavo Guanabara fala sobre o SSL gratuito disponível na Hostnet: 

Alguns conceitos sobre as tecnologias envolvidas na segurança dos sites

SSL – Secure Socket Layer

SSL é um protocolo adotado para aumentar a segurança. Ele cria um canal criptográfico entre um servidor web e um navegador (browser), garantindo que todos os dados transmitidos mantenham-se sigilosos e seguros.

HTTPS – Hyper Text Transfer Protocol Secure

HTTPS é um protocolo de transferência de dados que faz uma combinação entre protocolos HTTP e SSL para que a comunicação entre um servidor web e o navegador seja criptografada.

CDN – Content Delivery Network

CDN é uma rede de distribuição de conteúdo. Ela replica o conteúdo web de seu site em diversos servidores e datacenters diferentes. Esta tecnologia aumenta a velocidade e performance de um site, encaminhando os visitantes para o servidor mais próximo possível. Dessa forma, a latência diminui, e ele melhora o desempenho do servidor, já que as requisições de acesso são divididas entre outros servidores.

Criptografia

criptografia é uma técnica bastante utilizada em TI, que transforma informações em mensagens cifradas, onde somente o destinatário que possui a chave criptográfica pode ter acesso ao conteúdo original. Dessa forma, pessoas não autorizadas não podem ler esses dados, e com isso as informações viajam em segurança entre os servidores.

2 comentários

  1. MARCELO TRINDADE em 30 julho 2018 às 9:58 pm

    Como disponibilizar no meu site o Secure Socket Layer?



  2. Hostnet Internet em 31 julho 2018 às 3:51 pm

    Olá Marcelo,

    Os sites hospedados na Hostnet vem com o Certificado SSL habilitados por padrão.
    Acesse o seu painel de controle para gerenciar. Veja como fazer: https://www.hostnet.com.br/info/cdn/#Como_gerenciar

    Em caso de dúvidas, fale com o nosso suporte técnico.

    Um abraço,
    Equipe Hostnet.



Deixe um Comentário





Mais Notícias

criar um site

Quem é o profissional certo para criar um site para a minha empresa?

tecnologia para empresas

Soluções digitais para empresas se adaptarem ao novo normal

universidade-web-marketing-hostnet-franquia

Universidade Web Marketing seleciona novos talentos e financia adesão à franquia Hostnet

criar-site-imobiliaria-gestao-anuncios

Link Imóveis reformula o site da imobiliária e ganha produtividade

hostcast-2

Assine nossos FEEDS