O que é Criptografia e o que ela pode fazer por você? -

O que é Criptografia e o que ela pode fazer por você?

O dicionário nos diz que criptografia é:

1. o conjunto de princípios e técnicas empregadas para cifrar a escrita, torná-la ininteligível para os que não tenham acesso às convenções combinadas; criptologia.

2. em operações políticas, diplomáticas, militares, criminais etc., modificação codificada de um texto, de forma a impedir sua compreensão pelos que não conhecem seus caracteres ou convenções.

Mas o que é e o que realmente faz a criptografia em um Ambiente Web?

A criptografia é composta por um sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que só o destinatário possa ler. E de fato é um dos melhores métodos para proteger sua privacidade, mesmo nos momentos em que você acha que ela não funciona, não está presente ou que você não precisa dela.

Quando você faz uma chamada, envia e-mail, compra algo pela internet, usa diariamente recursos de mídias sociais e navega online, você está gerando e recebendo dados. Mas para onde circulam esses dados? Onde ficam armazenados? O correto seria ficar só no provedor do serviço, só que nem sempre é isso o que acontece. Suas conversas e seus cliques podem estar visíveis para empresas de telecomunicações e até mesmo sendo interceptados por hackers e cibercriminosos. E o que acontece? Em algum momento você pode ser vítima de um ataque malicioso e ações indesejadas.

Para evitar isso usa-se a criptografia, ela “embaralha o conteúdo” e dá uma reforçada na segurança. Para decodificar uma mensagem criptografada é preciso ter a chave. As mensagens seguem em códigos, então, interceptá-las não daria em nada. O conceito básico é bem simples, como quando crianças criam códigos secretos. A mensagem secreta só pode ser recebida por quem “tem” a chave certa.

Wi-fi e segurança

Redes wi-fi são um prato cheio para intrusos. Para impedir que dados sejam “roubados” muitos sites usam um protocolo chamado HTTPS, para criptografar dados que estão sendo enviados entre sites. Isso reduz os riscos, pois as informações só podem ser “lidas” pelo site para onde as mensagens foram enviadas.

Seus dados protegidos com a Hostnet

Senhas bem feitas colaboram e muito para segurança online, mas é a criptografia que vai garantir sua privacidade e assegurar sua propriedade intelectual.

Para a segurança dos nossos clientes, contamos com diversos recursos baseados em criptografia. São eles:

Certificado Digital SSL

A tecnologia SSL consiste na criptografia dos dados transmitidos durante a navegação dos visitantes em um site, aumentando a segurança de ambos.

SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança cujo objetivo é fornecer segurança na comunicação entre o cliente e o servidor. O SSL permite que o aplicativo no cliente e o serviço no servidor se falem de forma segura, evitando questões como invasões, violação e falsificação de mensagens.

Os certificados SSL podem ser obtidos pelo Painel de Controle, com instalação e configuração automatizada por um preço bastante competitivo. Saiba mais: http://www.hostnet.com.br/certificado-digital-ssl/

E-mail Criptografado

Para prevenir que você seja mais uma vítima da invasão virtual, implementamos em 2013 o protocolo TLS (Transport Layer Security) em seus servidores de e-mail. Ou seja, o acesso a sua caixa de mensagens é criptografado, impedindo que o conteúdo de suas mensagens seja violado durante o envio e o recebimento.

Dessa maneira as informações viajam com segurança entre servidores e usuários. A tecnologia TLS também funciona entre provedores de e-mail, portanto, os clientes da Hostnet que trocarem mensagens com usuários de serviços de e-mail que também suportam TLS, estarão protegidos desde o envio até o recebimento de suas mensagens.

TLS

Com TLS o acesso a sua caixa de mensagens é criptografado, impedindo que o conteúdo de suas mensagens sejam violados durante o envio e o recebimento.

O protocolo TLS utiliza criptografia para que as informações viagem com segurança entre servidores, e entre servidores e usuários. A criptografia é uma técnica bastante utilizada em TI, que transforma informações em mensagens cifradas, onde somente o destinatário que possui a chave criptográfica pode ter acesso ao conteúdo original, impedindo que pessoas não autorizada tenham acesso àqueles dados.

Webmail Inteligente

Sua caixa de e-mail e possui recursos inteligentes para identificar quais mensagens são de remetentes confiáveis e quais representam possíveis golpes.As verificações são exibidas no Webmail, ao lado de cada mensagem recebida.

Tendo aderido desde 2012 ao movimento internacional DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance) para aumentar a segurança no seu serviço de e-mail, a Hostnet foi primeiro provedor de hospedagem de sites no Brasil que traz ações efetivas para combater a ocorrência de Phishing e SPAM. Desta forma,  nosso cliente está protegido contra fraudes ao utilizar seu serviço de e-mail, e nós colaboramos para que a Internet seja um ambiente mais seguro.

DMARC

O DMARC estabelece padrões, que dizem como os servidores de e-mail que utilizam as tecnologias SPF e DKIM devem agir ao receberem mensagens eletrônicas. Dessa forma, sempre que o servidor de origem da mensagem usar a tecnologia DMARC, o servidor de destino irá certificar-se de sua real origem. Isso vai garantir maior segurança contra golpes online.

SPF

A tecnologia SPF é um conjunto de regras publicadas através do sistema de DNS para identificar quais servidores podem enviar e-mails em nome de um determinado domínio.

DKIM

A tecnologia DKIM é um sistema de assinatura de mensagens com criptografia de chaves pública e privada. A chave pública de um domínio é fornecida pelo DNS, enquanto que a chave privada fica no servidor de envio da mensagem (SMTP) para garantir a autenticidade do remetente. Ou seja, um servidor que utiliza DKIM, ao receber uma mensagem assinada pelo servidor de envio, terá a certeza da integridade das informações nela contidas.

DNSSEC

O padrão DNSSEC é um conjunto de extensões para o protocolo DNS que aumenta a segurança no processo de resolução de domínios. O mecanismo utilizado pelo DNSSEC é baseado na tecnologia de criptografia de chaves públicas.

Links Relacionados:

http://www.hostnet.com.br/certificado-digital-ssl/

http://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/SSL

http://www.hostnet.com.br/blog/e-mail-criptografado-ja-e-realidade-no-brasil/

http://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/TLS

http://www.hostnet.com.br/blog/webmail-da-hostnet-agora-mais-inteligente-contra-fraudes/

http://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/DMARC

http://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/SPF

http://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/DKIM

http://www.hostnet.com.br/wiki/index.php/DNSSEC

 

 

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *