I ssl.png

SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo de segurança cujo objetivo é fornecer segurança na comunicação entre o cliente e o servidor. O SSL permite que o aplicativo no cliente e o serviço no servidor se falem de forma segura, evitando questões como invasões, violação e falsificação de mensagens.

Para que serve?

É utilizado para criptografar os dados transmitidos durante a navegação de uma página, sendo considerado uma forma mais segura de transmitir dados entre um visitante e um site. Normalmente é utilizado em páginas onde informações pessoais são passadas e dados de cartão de crédito são informados.

Exemplos:

A página de ASSINE da Hostnet funciona com SSL: https://assine.hostnet.com.br/
A página de login e senha do HotMail por exemplo funciona com SSL https://www.hotmail.com

Vantagens do certificado SSL

Mais segurança

Com os dados trafegando na sua loja virtual de modo criptografado, reduzem-se as chances de invasores roubarem informações suas ou de clientes.
Só de não ter problema com o comprometimento de dados, você economiza dinheiro e ainda usa a segurança como propaganda para atrair novos clientes.

Mais credibilidade

Compradores atentos observam se existe aquele cadeado na URL da sua loja virtual certificando a segurança por meio do HTTPs.
Mostrar aos clientes que a sua loja é segura aumenta a credibilidade do negócio.
A desconfiança é uma das principais causas de desistência do consumidor na hora de comprar on-line, portanto, mostre a ele que seu comércio é confiável.

Melhora o SEO

O Google considera segurança como importante critério para posicionar um site nos primeiros resultados de pesquisas.
Um dos objetivos do buscador é combater fraudadores e outras ameaças na internet. Isso é ótimo, pois estão valorizando a sua honestidade e aumentando a visibilidade da sua loja virtual.
Aparecer nos primeiros resultados do Google é umas das vantagens do certificado SSL!

Como saber se um site usa SSL?

No geral, na barra de endereços, ao invés de mostrar http (que é o protocolo), o site deve mostrar https. Exemplo: https://assine.hostnet.com.br/
Além disso, na barra de status deve aparecer um cadeado mostrando que o site é seguro.

Quais os tipos de SSL que a Hostnet oferece?

  • SSL Grátis via CDN – O SSL da CDN é grátis para todos os planos de hospedagem e já vem habilitado por padrão.
  • SSL Próprio – O SSL próprio só pode ser instalado nos Planos Private e é necessário comprar um certificado digital.

Qual a diferença entre SSL da CDN e SSL próprio?

A principal diferença é que no SSL próprio aparece o nome do site no certificado, enquanto o da cloudflare é “genérico”, usado para vários sites ao mesmo tempo.

Como habilitar o SSL para ter um endereço HTTPS em meu site?

O SSL já vem habilitado por padrão para todos os clientes, através do recurso de segurança CDN utilizado em todos os sites hospedados em nossos servidores.

Porém, recomendamos que você faça o seguinte teste: digite o endereço do seu site usando o protocolo HTTPS na frente do domínio. Exemplo: https://seusite.com.br.

Caso o certificado de segurança não esteja habilitado por alguma razão e não seja exibido o cadeado verde ao lado do endereço, entre em contato com a nossa Central de Atendimento via Helpdesk e solicite agora mesmo. Nossa equipe terá prazer em ajudá-lo a tornar o seu site mais seguro aos olhos dos buscadores e navegadores.

Tipo de SSL na CDN

Os certificados da CDN usam criptografia de curvas elípticas de 256 bits, que correspondem a chaves RSA de 3072 bits.

Selo de Segurança

Selos de Segurança geralmente são imagens presentes em sites que permitem o reconhecimento de um Certificado Digital SSL/TLS válido, emitido por uma Autoridade Certificadora confiável. Quando o seu site apresenta um Selo de Segurança, ele ganha maior credibilidade, fazendo com que usuários que o utilizam sintam-se em um abiente seguro.

É importante alertar que a utilização de um Selo de segurança somente é recomendada em sites que apresentam Certificado Digital SSL.

Oferecemos selos de segurança da AlphaSSL, GlobalSign e ComodoSSL de forma gratuita. Poderá utilizar um deles seguindo os tutoriais dos links abaixo:

Páginas relacionadas: