website fora do ar o que fazer

Conheça os principais motivos e saiba o que fazer se o site sair do ar

Saiba como previnir que seu site fique fora do ar e o que fazer se isso acontecer

Quando um site se encontra fora do ar, nem sempre a questão tem a ver com o provedor de hospedagem. O problema pode estar relacionado a roteamento, códigos mal escritos, scripts não otimizados, domínio expirado, entre outras possibilidades.

A Internet é uma “rede de redes”, ou seja, você nunca estará diretamente conectado à Internet. Você sempre estará dentro de uma rede, que faz parte de outra, de outra, de outra… Sendo assim, você estará utilizando diversos serviços, que funcionam de forma interligada e viabilizam a navegação na Web.

Independente do motivo, um site fora do ar é prejudicial para o SEO da página, para o usuário e para o empreendedor. E isso fica um pouco mais grave quando falamos de sites de serviços (como um banco) ou uma rede social.

Nem sempre é fácil detectar quando é o provedor de Internet que está falhando, se foi algum software ou se é o website que está, de fato, fora do ar. Neste artigo, abordamos como detectar se o site está fora do ar, os motivos, consequências e o que fazer para evitar e contornar este problema.

Como detectar

Não conseguir acessar um site nem sempre é sinônimo de site fora do ar. Pode ser apenas um problema na conexão da Internet ou outro tipo de instabilidade.

  • Falta de conexão com a Web – se o site que você quer visitar não abriu, o primeiro passo é tentar acessar outros websites e aplicativos, caso esteja em um dispositivo móvel. Vale, também, tentar mudar o dispositivo de acesso, acesse pelo o celular, um tablet ou um PC. Se a conexão estiver ok, siga verificando outros fatores.
  • Ferramentas de verificação externa – têm a função de checar se o site está indisponível somente para você ou para outras pessoas também. Uma delas é a Down For Everyone Or Just Me, em tradução livre “fora do ar para todos ou só pra mim?”.
  • Ferramentas de monitoramento contínuo – outra forma prática e rápida de saber se vai tudo bem com um site é utilizando este tipo de ferramenta. Muito parecida com a anterior, só que mais completa, disponibilizando dados adicionais.Sugerimos o Downdetector – gratuito, ele monitora problemas e quedas de serviços em tempo real e ainda avisa quando os seus websites favoritos estão com problemas. Essa mão na roda coleta relatórios de erros e instabilidade em uma série de fontes disponíveis na Web, seu sistema analisa e valida os dados, assim as informações tornam-se disponíveis para o usuário. Uma versão Pro e paga do Downdetector fornece alertas sobre problemas de serviço, geralmente, antes que as ferramentas de monitoramento interno possam detectar um problema.
  • Painel de controle – caso o site fora do ar esteja sob sua administração, vale consultar o Painel de Controle. A maioria das empresas de hospedagem disponibiliza dados dos processos de execução, uso da CPU e memória, que servem como indicadores se algo está errado com o website.

Por que o site está fora do ar?

Um site pode ficar fora do ar por diversos motivos. Vamos abordar os mais recorrentes:

  • Erros no código – o código de programação é a alma de um website. O mínimo erro nele é o suficiente para sair do ar e isso é bem provável de acontecer caso tenha passado por alguma alteração recente nas páginas. Se aparecer “erro 500” ao tentar acessar um endereço, indica que o problema está no servidor.
  • Loops de redirecionamento – outro motivo que pode tirar um site do ar é um loop de redirecionamentos, também chamado de “erro 303” ou “404”, que indica uma falha na configuração. Simples alterações nos arquivos costumam solucionar o problema. Em situações mais severas pode ser necessário apagar todos os plugins.O redirecionamento ocorre quando se tem mais de um domínio. A fim de não precisar criar sites iguais, escolhe-se um domínio principal e modificações no código garantem que os demais domínios, ao serem acessados, levem o usuário para o principal.O próprio navegador também pode gerar um erro de redirecionamento. Para testar o motivo do erro, você pode tentar acessar o domínio por outro browser.
  • Domínio e hospedagem expirados – ter um site gera custos. Pelo menos domínio e hospedagem precisam ser pagos, normalmente em taxas anuais. Caso o valor de um dos dois não seja quitado, há grandes chances do site sair do ar. Para evitar esse tipo de problema, fique atento às datas ou agende débito automático.
  • Sobrecarga no servidor – esse é outro aspecto que pode tirar um site do ar e está relacionado ao armazenamento de informações de um endereço. Se muitas pessoas tentarem acessar um site ao mesmo tempo e ultrapassar os limites de acesso ou armazenamento da hospedagem, o servidor ficará sobrecarregado e o site ficará fora do ar.É muito comum, por exemplo, e-commerces ficarem fora do ar durante datas especiais como a Black Friday.
  • Ataques DDoS e hackers – a segurança é fundamental para seu site não sair do ar. Ataques DDoS ocorrem quando um site é acessado diversas vezes, em um curto tempo, por um script programado. Isso pode ocorrer por vandalismo ou propositalmente por motivos comerciais. Independente da motivação, uma sobrecarga no servidor é gerada e o site cai. Isso é um pouco mais grave quando a hospedagem se dá em um servidor compartilhado e se um site é atacado, pode atingir outros que estejam hospedados no mesmo servidor.Hackers também são capazes de tirar um website do ar de inúmeras outras formas ou ainda, apagar ou roubar informações importantes.
  • Bloqueio de rotas internacionais – sites hospedados fora do território brasileiro, quando acessados, recebem a solicitação a partir de um dispositivo (celular, computador etc.) do usuário. Contudo, o pedido passa pela rede de algumas operadoras de comunicação antes de chegar ao destino final. Assim, o site desejado pode ficar indisponível, caso haja problemas no sistema de alguma dessas operadoras. Isso é diferente de ficar fora do ar, uma vez que demais pedidos que passem por outras rotas seguem acessando o site sem dificuldades.

As consequências de um site fora do ar

  • Perda de credibilidade com visitantes e clientes;
  • Diminuição no lucro do negócio;
  • Perda de posicionamento no mecanismo de busca. Podendo até ser desindexado do Google.

Caso o seu site fique fora do ar, identifique imediatamente a origem do problema. Em seguida, corrija-o de forma que o incidente não se repita.

Para evitar que as páginas fiquem fora do ar

  • Mantenha o site otimizado;
  • Contrate uma hospedagem de qualidade, com boa capacidade de armazenamento de dados e que não o deixe limitado. Busque uma hospedagem cloud, pois além de segurança, esta modalidade oferece escalabilidade – você pode expandir toda vez que precisar;
  • Se você não for da área de tecnologia, contrate um profissional da sua confiança para ajuda nas rotinas de segurança e atualização dos sitemas;
  • Não esqueça de pagar a hospedagem e a anuidade do domínio;
  • Invista em segurança online;
  • Faça backups com frequência;
  • Adote ferramentas e monitore os seus recursos.

O backup e sua importância

Quando o site fica fora do ar é preciso restaurá-lo rapidamente, caso necessário. Aí está a importância de manter os backups em dia. Realizar cópias frequentes de todas as informações guardadas, permite que recupere suas páginas de forma mais ágil e eficiente. Para armazenar os backups, você pode usar a nuvem ou um HD externo.

Uptime 

Relacionado com tecnologia da informação, o termo “uptime” (disponibilidade) é utilizado para se referir ao tempo em que um computador ou sistema operacional está ligado e funcionando normalmente, sem interrupções de atividades. Quando pensamos em hospedagem de sites, esse termo refere-se ao tempo em que um servidor está disponível, podendo ser acessado por qualquer usuário da Internet – tanto os administradores do sistema quanto visitantes externos.

O fator disponibilidade está diretamente ligado à confiabilidade de um site. O ideal é que o tempo que o site fique indisponível seja mínimo, praticamente imperceptível e que isso não afete as vendas e serviços. Isso, sob o olhar humano, é relativamente fácil de alcançar, mas dificilmente passa despercebido pelos buscadores como o Google.

Ao fazer uma consulta no seu website, se o site de busca não encontrar conteúdo disponível, ele será notificado. Logo, o portal perde autoridade de página e de domínio, e o conjunto de páginas da Internet perde relevância no SEO.

Para evitar problemas como esses, contrate uma hospedagem com uma boa disponibilidade, e não busque economizar nesse quesito. Afinal, você não quer perder vendas nem deixar de transformar leads em clientes, muito menos ficar de fora de um bom ranqueamento nos sites de buscas.

Conclusão

Agora que você já aprendeu sobre sites fora do ar e suas peculiaridades, que tal trabalhar na prevenção? Sabemos que imprevistos acontecem, mas investindo em segurança, uma hospedagem de excelência, SEO e monitoramento, dificilmente o seu website ficará fora do ar.

Se você é nosso cliente e está precisando de ajuda, entre em contato agora mesmo com o Suporte Técnico.

Até a próxima!

Links Relacionados

Limitações e possíveis falhas

Dicas para melhorar o seu site e aumentar o número de visitantes

A importância do backup no serviço de hospedagem de sites

[Grátis ] Guia completo sobre Hospedagem de Sites

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios