como ter uma boa presenca digital e lucrar na internet

Veja como estar presente na Internet e fazer bons negócios online

O artigo de hoje aborda um tema recorrente no dia a dia mas que, muitas vezes, é tratado como uma obrigação institucional – o investimento na presença digital. A ideia do texto é desmistificar o que é presença digital, porque é importante investir nela e quais são os benefícios para os empreendimentos que realizam os esforços nessa direção.

O que é presença digital

Quando pensamos em uma empresa, a presença digital se refere à forma como ela se apresenta e se relaciona com o seu público na Internet. A sua visibilidade e reputação online estão diretamente relacionadas à maneira como tal empresa é percebida e representada no universo online. Logicamente, isso inclui redes sociais, websites, blogs, fóruns e outras plataformas virtuais como o Google Meu Negócio, por exemplo.

Desenvolver uma presença digital forte é essencial para empresas e profissionais liberais. A transformação digital, tão necessária nos dias de hoje, coloca a tecnologia no centro dos processos empresariais e a presença digital é parte relevante desse movimento.

Com a presença digital (bem estabelecida) de uma empresa, o consumidor tem acesso a informações de forma rápida, eficiente e confiável. Além disso, o público pode tomar decisões de compra de forma mais assertiva.

A ideia é usar a sua presença digital de maneira estratégica e, assim, colocar a sua marca em locais planejados “onde” os seus potenciais clientes passam todos os dias. Dessa forma, na Internet, é possível descobrir o movimento do fluxo de pessoas que constituem o seu público-alvo e estabelecer uma comunicação com eles, com o objetivo de transformá-los em clientes.

Uma presença digital forte envolve uma série de aspectos, como um website bem estruturado e responsivo, conteúdo relevante e de qualidade, redes sociais atualizadas e interativas, estratégias de SEO para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca e etc.

Outro ponto importante é que a presença digital de um empreendimento deve ser coerente com a sua identidade visual e valores, dessa forma a comunicação fluirá de forma mais efetiva. Afinal, a  presença digital de uma empresa nada mais é do que a sua “cara” na Internet, e constitui parte importante da estratégia de marketing digital e comunicação.

Motivos para investir

Existem diversas razões pelas quais uma empresa deve investir na presença digital. Nós, da Hostnet, elencamos as que consideramos mais importantes, acompanhe abaixo:

Visibilidade da marca – uma presença digital forte amplifica a visibilidade da sua empresa na Internet, o que pode aumentar o tráfego no seu site e nas suas redes sociais, além de ajudar a construir uma reputação positiva para a marca.

Ter um site otimizado e adotando estratégias de SEO, torna bem mais fácil o ato de conquistar o público-alvo.

Atrair novos clientes –  com um presença digital bem desenvolvida, a empresa tem a possibilidade de alcançar mais pessoas e converter esse público em consumidores.

A presença digital ajuda o seu negócio a se tornar mais conhecido e disponível, inclusive atravessando barreiras geográficas, diferentes idiomas, e outras características regionais.

Construir autoridade – Se alguém procurar a sua marca na Internet vai encontrar? E se encontrar, a experiência será positiva? Ter uma presença digital bem consolidada é o primeiro passo na construção de autoridade e credibilidade.

Estar de forma adequada e expressiva na Internet não impede que um cliente fale da sua marca (positivamente ou negativamente). Mas ao estar lá, você garante o seu direito de resposta e tem visibilidade.

Fortalecer o relacionamento com os clientes – a presença digital bem trabalhada é um excelente caminho para fortalecer o relacionamento com os clientes. Tornando possível estar disponível mais tempo e em diferentes canais como as redes sociais, chats online, atendimento por bots, WhatsApp e, assim, desenvolver uma relação mais próxima e personalizada com seguidores e consumidores.

A boa comunicação com o cliente é fundamental para gerar expressivas e constantes vendas. Para isso, é preciso criar uma estratégia que consiga fortalecer a imagem do seu negócio. O grande diferencial do marketing digital é que ele dá a chance de segmentar as suas publicações, ou seja, você consegue se comunicar apenas com as pessoas que você sabe que possuem mais chances de serem convertidas, naquele momento, em clientes.

Seja por meio de conteúdos, publicações ou até nas mensagens diretas em e-mails ou nas redes sociais, poder se comunicar e interagir é um excelente potencializador de conversões.

Aumentar as vendas – a presença digital forte atrai mais pessoas para o seu site e, consequentemente, aumenta as oportunidades de vendas. Tudo fica mais fácil adotando estratégias de marketing digital e direcionando pessoas interessadas para a sua página ou canal de vendas.

Tornar-se referência na área de atuação – com uma presença digital estabelecida, você alcança um público maior e mais diversificado. Fortalecer a credibilidade através de conteúdo relevante em diversos formatos, como vídeos, textos, podcasts, entre outros é uma possibilidade real. Isso pode facilitar o acesso às informações do seu negócio e ajudar a ampliar sua audiência. Outra vantagem é a conexão com mais pessoas da sua área de atuação e assim estabelecer parcerias e colaborações.

Em resumo, investir na presença digital da sua empresa pode trazer muitos benefícios, desde o aumento da visibilidade e das vendas, até o fortalecimento do relacionamento com os clientes e a melhoria da reputação da marca.

Dicas para construir e desenvolver uma presença digital sólida e eficaz

Até aqui, falamos sobre a presença digital e sua importância no mundo dos negócios. Agora, separamos algumas dicas para ajudar você a construir a imagem online da sua empresa.

  1. Tenha um site – pode ser um site institucional, um e-commerce (loja virtual), vitrine online, portal, blog ou um website que combine algumas dessas modalidades. Esse é o primeiro passo para aumentar vendas. A escolha da modalidade do site vai depender do seu tipo de negócio, público e estratégia de vendas.Não basta estar na rede social, você precisa de um espaço para chamar de seu. Um local na Web onde tenha total autonomia e possibilidade de backup de conteúdo. Nas redes sociais você está limitado ao que “pode ser feito”, engessado pelos limites do recurso. Um site permite total liberdade e gerenciamento do seu conteúdo. Assim, você acumula dados como informações sobre o seu visitante, quanto tempo ele ficou na página, no que clicou, pelo que foi atraído e até em qual momento desistiu de fechar negócio.Construa o seu castelo em terreno próprio. Um site com um domínio registrado permite que você crie suas próprias estratégias. Use as redes sociais de maneira integrada. Com os dois tipos de plataformas bem elaboradas, você vende mais e conquista o sucesso mais rápido.
  2. Invista em SEO (search engine optimization) – o conjunto de estratégias aplicadas  aos websites que auxiliam na conquista de um bom ranqueamento nos motores de busca como o Google está ao seu alcance.Ao todo, são mais de 200 práticas, que estão constantemente mudando, avaliadas pelo Google, como tempo de carregamento das páginas e relevância do conteúdo textual.
  3. Invista no marketing digital e adote boas estratégias – a presença digital precisa de planejamento, objetivo e deve ser baseada em dados, jamais em “achismos”. Expertise e feeling contam nesse momento, mas estão mais relacionados à experiência e capacidade analítica do que ao milagre da intuição. Conheça bem o seu público-alvo e trabalhe as segmentações. Identifique em quais redes sociais ele está presente, o melhor horário para postagens e quais formas de consumo são as suas preferidas.
  4. Faça valer a sua presença online – além de estar na Web, é preciso estar “presente”. Responda e-mails e mensagens nas redes sociais rapidamente e com constância. Lembre-se de que se você demorar a responder, sua concorrência pode responder mais rápido.Produza conteúdo relevante e de interesse do seu público e poste periodicamente (redes sociais, blogs etc.). Desenvolva campanhas direcionadas a públicos segmentados e os alcance e conquiste-os pelo e-mail, por exemplo.Esteja, sempre que possível, disponível para conversar e tirar dúvidas em chats e no WhatsApp.
  5. Seja transparente – a imagem da sua marca deve refletir os valores da empresa. Trabalhe seu conteúdo de forma que esteja sempre embasado nas coisas que a empresa defende, acredita e propõe.Em momentos de crise ou insatisfação do cliente, não seja omisso. Procure manter um diálogo tranquilo e produtivo com o interlocutor, e se posicione publicamente e com clareza na Internet.
  6. Monitore sempre – não adianta investir em presença digital e deixar de lado o monitoramento. Trabalhe o marketing digital com métricas e objetivos. Para isso, você terá acesso, por exemplo, ao número de visitantes do site, horários de picos das visitas, picos sazonais de vendas, quais produtos são os mais desejados etc. Dessa forma, os resultados virão mais rápido e serão mais duradouros e/ou lucrativos.

Observações finais

Não sabe por onde começar? Nós, da Hostnet, podemos te ajudar com registro de domínio, hospedagem, criação de website, loja virtual, site EAD, site de imobiliária, automação de marketing, marketing digital e muito mais.

A Hostnet tem unidades espalhadas por todo o Brasil. Conheça a nossa rede de franqueados. Com certeza existe uma Hostnet perto de você, esperando para atender todas as suas demandas, com muita qualidade e suporte especializado!

Links Relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse

Hospedagem de Sites – Faça você mesmo

Criação de Sites – A Hostnet faz para você

Academia Hostnet – Cursos gratuitos e para assinantes do Combo Cloud 

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios