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Por que aprender Marketing Digital?

Curso grátis de marketing digital para empreendedores e profissionais de TI

No artigo  de hoje, vamos explicar porque empreendedores e profissionais de TI deveriam aprender sobre Marketing Digital e como este conteúdo pode ser útil para diversas carreiras. Em alguns momentos da jornada profissional, certamente, ele precisará oferecer e desenvolver serviços relacionados ao marketing para os clientes e se não souber algo sobre isso, encontrará uma barreira gigante.

Para entender de uma forma mais prática a importância do conhecimento sobre Marketing Digital, temos o exemplo do próprio professor Gustavo Guanabara. Formado em Ciência da Computação, Guanabara tinha o objetivo de trabalhar dentro de sala de aula com alunos de tecnologia. Há 14 anos, ele entrou para a Hostnet, uma empresa de tecnologia voltada para hospedagem de sites. Gustavo, na época, considerou uma ótima oportunidade, uma vez que a Hostnet usava a linguagem PHP, na qual ele adorava programar e seria a oportunidade perfeita para exercer suas habilidades como programador. E foi aí que ele se enganou redondamente.

O professor foi parar no setor de Marketing da empresa. Hoje, reconhece que foi neste setor que passou os melhores anos de sua vida profissional. Na verdade, ainda passa, pois continua na mesma área da empresa.

Guanabara teve que adaptar todo o seu conhecimento de programação ao ramo de Marketing. Ensinou muito ao pessoal de Marketing, mas teve que aprender muitas coisas com eles também. E o conteúdo dessa experiência vivida é o que ele quer passar no Curso de Marketing Digital.

Pra quem é indicado o curso grátis de marketing digital?

Esse curso é para você. Se você já fez Curso de Algoritmo, de PHP ou de Java, Programação Orientada ao Objeto, Curso de Python, entre outros, haverá o momento de colocar tudo isso em prática e algumas coisas podem acontecer.

Quando você começa a programar, as ideias começam a florescer para criar um software, um site, um aplicativo, uma loja eletrônica… nesse momento, provavelmente, as coisas podem parecer confusas quando for organizar o trajeto para alcançar o seu objetivo. Isso acontece porque os passos necessários para seguir adiante não estão no campo de TI, mas sim no Marketing.

Preparar um produto, desde sua concepção até o momento em que ele vai ao mercado, oferecer ao público-alvo, verificar a aceitação, criar um relacionamento com o cliente e monitorar as ações e resultados – isso tudo não é TI e não é mostrado dentro de uma sala de aula de tecnologia, são conceitos de Marketing aplicados à Tecnologia.

Outra hipótese – você faz sites e tem um cliente que precisa mostrar um determinado produto ou tem um negócio que não está tendo o destaque que deveria ter na Internet e ele pensa em ter um site. Então, você cria o site para esta pessoa e ela fica, momentaneamente, feliz. 

Contudo, o conto-de-fadas da satisfação acaba quando o cliente procura o seu site pelo mecanismo de busca e não está nos primeiros lugares. Nessa hora, o diferencial de saber Marketing Digital conta e muito. Com conhecimento sobre Search Engine Optimization (SEO), que faz parte do Marketing Digital e que será ensinado no curso, é possível adotar técnicas que permitam um melhor posicionamento do site nos motores de busca. O primeiro lugar não é garantido, mas com técnicas bem feitas você pode chegar lá ou bem próximo.

Imagine outra situação: você pretende criar um aplicativo para celular, a parte técnica que envolve a linguagem adotada está ok, mas quando estiver desenvolvendo você vai precisar determinar o público-alvo. O aplicativo é para você ou para o público? O que o público espera? O público estaria disposto a pagar para usar o seu APP? Depois do lançamento serão sugeridas mudanças? Que tipo de acompanhamento você sabe fazer depois de ter aprendido Android Studio e Xcode? 

Nenhuma das questões acima está relacionada ao processo de aprendizagem da linguagem! Tudo isso será o seu próximo passo. Aplicativo pronto, ficou sensacional, mas ninguém baixou! E agora?

Técnicas e divulgação também fazem parte do Marketing Digital. E a partir do momento que o usuário acessar o seu aplicativo, feito com base em todos os princípios de: produto, preço, promoção e praça (os 4 Ps do Marketing), existe uma grande chance dele gostar do APP e mantê-lo no celular.

E se criar uma loja? A maioria das lojas online, hoje em dia, utilizam técnicas de remarketing para poder mostrar o produto que o usuário quer. Sabe quando você entra no Facebook e começa a aparecer um monte de produto que você já viu? É disso que estamos falando. Mas será que só com conhecimento de programação você consegue fazer isso? 

No Curso de Marketing Digital, o professor Guanabara vai apresentar ferramentas que fazem isso, que mostram para as pessoas o que mais desejam comprar. Aquilo que você criou pode ser exatamente o que uma pessoa queira comprar.

Outra situação. Depois que seu cliente comprou, vai que ele ficou insatisfeito com o seu produto e reclamará muito no Twitter. Então, você já sabe usar ferramentas para monitorar atividades do seu cliente ou de qualquer coisa em relação a sua marca dentro das redes sociais? Sabe que essas técnicas e ferramentas existem? Isso não foi dado na sua aula de programação. Mas com elas é possível reverter essa situação de insatisfação do seu cliente de maneira simples.

E você que passou tanto tempo aprendendo a criar sites tecnicamente perfeitos, talvez esteja criando um conteúdo ou um formato que o seu público não goste. Você sabe de onde vêm o maior número de visitas do seu site? Sabe a idade de quem te acessa? Sabe quanto tempo, em média, o seu público-alvo passa dentro do seu site ou o horário mais comum utilizado para visitar? Sabe se a maioria dos seus visitantes são homens ou mulheres? Existem ferramentas de analytics que vão te dizer essas respostas e muito mais. 

Tudo isso faz parte da estratégia de Marketing Digital. É por este motivo que este curso é para você! E ao contrário do que muita gente pode pensar, sim, você precisa aprender conceitos básicos de Marketing. 

Este curso não tem por objetivo ser o mais completo de todos, atender todas as necessidades etc. Não se trata disso! O grande problema, hoje, existente no mercado é: o profissional de tecnologia não sabe muito de Marketing. E o profissional de Marketing, muitas vezes, não conhece muito de tecnologia para poder aprender a usar uma ferramenta. 

O intuito  deste curso é aproximar essa galera. No início do curso será apresentada a base do Marketing. Para profissionais de Marketing, isso não será novidade, mas serão conceitos contextualizados e ilustrados com cases de sucesso e de “insucesso”, e será interessante para profissionais de Marketing e de Tecnologia.

Você precisa aprender Marketing!

O curso é patrocinado pela Hostnet, empresa de hospedagem de sites.

Ah! Tá pensando em investir e ter seu próprio negócio? Já trabalha com Marketing ou Tecnologia? Torne-se um franqueado Hostnet. De quebra, você vai atuar bem próximo ao professor Guanabara e toda equipe de profissionais da Hostnet, com total apoio da empresa e um investimento inicial que cabe no seu bolso! O melhor de tudo, não precisa ter uma sala ou escritório, a franquia pode funcionar home based.

Até a próxima!

Links Relacionados 

Playlist do curso grátis de marketing digita no canal da Hostnet no Youtube

Academia Hostnet – plataforma EAD com cursos de TI e marketing gratuitos e exclusivos para assinantes Hostnet

Hospedagem de Sites Hostnet – Combo Cloud 

 

 

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