dia internacional da mulher tecnologia hostnet

Participação feminina aumenta 30% na área de tecnologia nos últimos seis anos

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, como conhecemos, teve início na Rússia, em 1917, com uma greve de operárias têxteis de São Petersburgo. O evento reuniu 90 mil pessoas ao ganhar adesão do público que se manifestava contra a guerra, a fome e o governo. E esse foi o estopim para a Revolução Russa que veio logo em seguida. 

No entanto, é comum vermos por aí textos sobre a origem da comemoração se referindo ao fato ocorrido em 1911, em Nova York, quando um incêndio na fábrica têxtil Triangle Shirtwaist matou 123 operárias (e 23 homens) que exerciam suas funções em condições precárias. Isso aconteceu no dia 25 de março, e a tragédia foi abraçada como um símbolo que alertava para que as trabalhadoras “abrissem os olhos”, se conscientizassem, não fossem mais submissas, nem exploradas. Enfim, este fato histórico não ocorreu no dia 8 de março, mas é uma referência bem significativa.

Mais de um século se passou e as mulheres persistem na luta por direitos e igualdade. Hoje, com base no diagnóstico do Relatório Global de Desigualdade de Gênero, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial e lançado em 2022, sabemos que a paridade (ter as mesmas condições) entre homens e mulheres pode levar ainda 131 anos para ser atingida no mundo. E o cenário consegue ser um pouco mais difícil quando o assunto é empoderamento político, por exemplo, serão necessários 154 anos para que haja equilíbrio entre homens e mulheres, segundo o estudo.

A importância do fim da desigualdade de gênero é uma preocupação global e um fator crítico de prosperidade que precisa ser levada a sério pelas autoridades.

Mulheres na área de TI

De acordo com o estudo Women in Tech 2022, feito pela BairesDev, que analisou mais de um milhão de candidaturas por ano, nos últimos seis anos foi identificado aumento de 11% para 41% na participação de candidatas a cargos técnicos e não técnicos na área de tecnologia.

Esse aumento não foi visto apenas nas candidaturas, mas também no número de vagas. Contudo, cargos de desenvolvedores e engenheiros ainda são ocupados, em sua grande maioria, por homens. Apesar desses dados, a tendência é que o mercado torne-se cada vez mais equilibrado entre os gêneros masculino e feminino. O desenvolvimento dos sistemas educacionais e das novas gerações fomentam esse equilíbrio.

O Censo da Educação Superior de 2021 revelou que as mulheres correspondiam a apenas 13,3% das matrículas nos cursos presenciais de graduação na área de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação, e 21,6% na área de Engenharia e profissões similares. Nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação a desigualdade é maior. Os homens assinam 75% dos artigos nas áreas de Computação e de Matemática. 

A Hostnet é delas

Nós, da Hostnet, temos como premissa zelar pela igualdade e equidade de gêneros dentro da empresa e fora dela. Fomentamos a democratização da educação na área de tecnologia, levando, de maneira gratuita e online, conhecimento de qualidade através do Curso em Vídeo, do qual somos patrocinadores. Disponibilizamos, para todos e todas, conteúdo de excelência, essencial para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e próspera.

Colaboradoras são e serão sempre bem-vindas em nosso time de TI e em outros cargos na Hostnet. E merecem destaque, as nossas franqueadas, algumas desde de 2017, que comandam, com brilhantismo e muita garra, unidades de franchising distribuídas por todo o Brasil.

São elas:

Amanda Porcino de Souza – franqueada Hostnet da Unidade Sapopemba. Paulistana, especialista sênior em testes de software, graduada em Ciência da Computação e com pós em Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos. Amanda sempre teve um perfil empreendedor e, antes da Hostnet, abriu uma empresa de Suporte de Tecnologia da Informação.

A empresa que a Amanda já tinha é voltada para testes em APPs (iOS e Android). O seu primeiro negócio já possuía diversos clientes e, com a abertura da Agência WebConect – franqueada da Hostnet – o leque de serviços e produtos se completou. Reunindo testes de software, registro de domínio, hospedagem, criação e manutenção de websites, lojas online e aplicativos, marketing digital, automação de marketing e outras facilidades para quem busca destaque na Web. Amanda Porcino conheceu a Hostnet através do YouTube quando pesquisava sobre conteúdo de Marketing Digital e encontrou as aulas do professor Guanabara.

Amanda Porciono e seu sócio, Thiago Rodrigues

Divina Leide – franqueada Hostnet da Unidade Orlândia/SP. O perfil diversificado da fundadora, aliado à especialização técnica de seus colaboradores, conferiu uma atuação abrangente para a equipe. Divina Leide, investidora e titular da franquia, é graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e tem MBA em Gestão de Negócios pela USP. A empresária tem no currículo: uma pós em Direito do Trabalho e Previdenciário; formações em Coaching e em Business High Performance pela Febracis; Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUC do Rio Grande do Sul, e mestrado em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade de Catalunha, na Espanha.

Divina Leide sempre teve um perfil empreendedor e investiu em duas franquias anteriormente – uma no segmento Educação e a outra relacionada à Saúde e Bem-Estar. Atualmente, a empresária está operando somente com a Hostnet.

Divina Leide (ao centro) e sua equipe técnica

Priscila Loureiro – franqueada da Unidade Centro Vitória/ES. Fisioterapeuta e psicanalista freudiana, Priscila abriu a empresa de tecnologia em parceria com o marido Jadir, que é administrador de empresas, especialista em processos de marketing e vendas. 

Priscila já trabalhou em hospitais, atualmente ela se dedica somente à franquia. Essa é a primeira vez que investe em franchising. A credibilidade associada à marca Hostnet foi fundamental para crescer como influenciadora na área de vendas e marketing digital, sustentando o atendimento de empresas maiores. 

 Para tocar a Unidade Centro Vitória, Priscila conta com a parceria do marido. Ele é o responsável pela parte comercial e ela pelo marketing, operação e administração. Já a franqueada é responsável pelo atendimento ao cliente e pelo desenvolvimento de sites e lojas.

marketing digital vitória

Priscila Loureiro Tosta e seu sócio Jadir Tosta

Renata Azevedo – franqueada da Unidade Barra da Tijuca/RJ. 

Biomédica, casada e tem três filhos. Sua carreira no mundo dos negócios começou recentemente com o franchising da Hostnet. Antes disso, trabalhava como pesquisadora. Para Renata, empreender tem sido uma experiência muito engrandecedora. 

A empresária acredita que o principal desafio da mulher no mercado de tecnologia é a desigualdade entre os gêneros. Inúmeros são os reflexos do desequilíbrio: vagas geralmente são anunciadas para perfis masculinos; mulheres recebem salários menores do que os dos homens ocupando os mesmos cargos; a notável baixa de representatividade feminina em eventos da área, e até mesmo no ambiente familiar as mulheres recebem pouco incentivo para concorrer a carreiras de tecnologia. “Devemos nos arriscar, correr atrás de nossos sonhos e sempre acreditar que somos muito capazes”, incentiva Renata para outras mulheres que tenham o desejo de empreender. 

Renata Azevedo e seu sócio João Gesto

Eliane Alper – franqueada da Unidade Centro de Niterói/RJ. Carioca, designer, jornalista, publicitária e empreendedora. Uma mulher independente com sólida experiência profissional, de mais de 20 anos, nas áreas de Comunicação e Marketing, exercendo cargos de liderança em empresas como: Banco Icatu; Fininvest; Funenseg e Petrobras, proporcionou a Eliane a oportunidade de desenvolver e executar ações de inbound e outbound marketings com sucesso. Tais experiências ajudaram a desenvolver o seu lado empreendedor devido à liberdade de solucionar problemas de forma criativa e determinada.  Além disso, a franqueada atuou como professora de graduação tecnológica em Design Gráfico, na Faculdade de Tecnologia do Senac-Rio e afirma que isso foi fundamental para aprimorar suas habilidades em design, organização, criação, comunicação e gestão de pessoas. “O meu interesse em empreender na área de Internet foi algo natural, já que eu sempre tive contato com tecnologia, coordenando e desenvolvendo projetos nesta área. Sempre desejei ter meu próprio negócio. Tecnologia é um negócio promissor e traz vários benefícios para o mundo corporativo”

Eliane Alper

Claudia Llana – franqueada da Unidade Flamengo/RJ. Bacharel em Ciência da Computação e especialista em Gestão Empresarial e de Pessoas e tem uma filha. Claudia tem muita habilidade quando o assunto é compartilhar suas experiências e conhecimentos. Sempre teve vontade de empreender, mas faltava coragem para abandonar um emprego que proporcionava uma vida estável. Quando saiu dessa ocupação, resolveu colocar em prática o sonho de ter o seu próprio negócio.

Vendedora talentosa, costuma conquistar clientes usando muita psicologia, demonstrando que, de alguma forma, eles estão perdendo mercado por não terem seus negócios na Internet e nas redes sociais. “Eu mostro que eles estão perdendo dinheiro e deixando de lucrar. Apresento meu portfólio, ofereço referências, deixo os clientes se sentirem à vontade para checar as características do negócio que estão prestes a fechar. Mostro as possibilidades que terão de gerar leads e conversões potenciais”, revela a empresária.

Cuidar do networking é essencial, Claudia frequenta relevantes eventos da área e conquista, assim, visibilidade e parcerias. Seus clientes surgem do bom e velho “boca a boca”, das trocas de cartões, das indicações de quem já usufrui dos serviços. A especialista em TI tem galgado um caminho próspero com a Hostnet.

Ela destaca que viveu a fase de buscar muito por um sócio, formou algumas parcerias de trabalho, mas com o tempo acabou se adaptando e no final se tornou um “exército de uma só mulher”. Hoje,faz sites “premium” para clientes também “premium”. “Quando se tem uma empresa tem que fazer acontecer”, destacou Llana que também trabalha bastante com tráfego orgânico e pago.

Claudia Llana

Michelle dos Santos – franqueada Unidade Icaraí/ RJ – É gestora de Marketing Digital, empresária e mãe de dois filhos. Começou a empreender aos 29 anos e de lá pra cá, não parou mais. A experiência com a franquia Hostnet conferiu novas possibilidades para ela em seu ramo de atuação. “A Hostnet é uma empresa que leva o melhor para os clientes e franqueados. Dessa forma, me sinto mais segura e confiante. Agora, ofereço aos meus clientes o que há de melhor em termos de sistemas, plataformas e ferramentas online”, explica Michelle. Atualmente, ela disponibiliza na sua unidade de franquia, serviços como: mentoria, consultoria e gestão de redes sociais para clientes, entre outros.

Michelle Santos

Bianca Bordalo – franqueada Unidade Zona Sul Porto Alegre/RS – é  formada em Direito e, atualmente, além de ser a responsável pela gerência da área administrativa da franquia, trabalha em um escritório de advocacia. Quando o seu marido, Diego Loy, inaugurou o empreendimento (há três anos), as demandas eram poucas e o envolvimento dela também. À medida que a unidade de franchising foi ganhando força e novos clientes, sua dedicação se fez mais do que necessária. Hoje, Bianca é responsável por pagamentos, cobranças, atendimento, emissão de NF e pela interface junto ao escritório de contabilidade.

Bianca Bordalo e seu sócio, Diego Loy

Viva às mulheres!

A Hostnet e toda equipe reconhecem a dedicação e o sucesso das franqueadas. Assim como o empenho de colaboradoras e especialistas que atuam em nossa matriz. Hoje, no Dia Internacional da Mulher, lembramos a luta das mulheres por igualdade de direitos e reconhecimento em diversas áreas. Nos últimos anos, a presença das mulheres nas áreas tecnológicas tem se intensificado. Em um espaço historicamente dominado pelos homens, aos poucos o cenário de oportunidades e realizações vem mudando com mais reconhecimento e visibilidade feminina. Parabéns para todas as mulheres!

Links Relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse

Seja uma franqueada da Hostnet 

Empreendedoras se destacam como franqueadas da Hostnet

Mulheres são destaque na ciência e na tecnologia há mais de 100 anos

Academia Hostnet – cursos para assinantes Hostnet

Curso em Vídeo – cursos gratuitos com certificado

Estudonauta – cursos pagos com tutoria e certificado

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios