criar-reformular-site-loja-virtual-wordpress

O que é preciso saber antes de criar um site?

Criar um site é o caminho para milhares de empresas lucrarem através da Internet

A Internet é seguramente a mídia que mais cresceu no mundo nos últimos anos. A tecnologia teve papel fundamental, tornando-se o mecanismo de sobrevivência para as organizações, sejam pequenas ou grandes.

Serviços de delivery; lojas online; ensino a distância (EAD); transporte por APP (em vez de pegar um coletivo); trabalho remoto; videoconferências; lives e muitas outras alternativas que estão sendo mantidas pela sociedade após a pandemia, foram postas em prática. A revolução tecnológica acelerou muitos anos em poucos meses.

Segundo o Sebrae Nacional, há aproximadamente 18 milhões de pequenos negócios, que representam 99% de todas as empresas do país e são responsáveis por cerca de 30% do PIB.  Isso quer dizer que, apenas 25% de micro e pequenas empresas têm domínio registrado, talvez, não tenham um site. Ainda é possível que o seu concorrente não esteja presente na Internet e sair na frente dele é uma baita vantagem.

Estes dados deixam claro o potencial do mercado que temos pela frente, onde há espaço para empreender seja através de um novo negócio ou trazendo o seu negócio que já existe no mundo físico para a Internet e expandindo sua capacidade de comercialização. O nosso objetivo deste artigo é mostrar as vantagens que uma empresa ganhará ao ter o seu próprio site, e como encontrar o profissional mais adequado para atender às suas necessidades.

Antes de tudo, por que ter um site?

Hoje em dia, para qualquer empresa, é preciso estar na Internet. E mesmo com a popularização desta mídia, há quem ache que não há necessidade de ter uma maior presença online. Muitos se perguntam sobre a necessidade de ter um site, por exemplo.

Alguns acham que a melhor estratégia é confeccionar páginas nas redes sociais e interagir com seus clientes. Outros acham que a melhor opção é economizar em um site, hospedando-o em um serviço gratuito e sem domínio registrado, o que é uma estratégia errônea: apesar da economia, você está submetido às regras do serviço, que por não te cobrar nada, estará no direito de fazer tudo da maneira que quiser – ele pode simplesmente fechar as portas sem aviso prévio, não oferecer políticas de backup, não oferecer indexação para buscadores como o Google ou ainda  colocar anúncios na sua página, por exemplo. Afinal, alguém tem que pagar a conta, e nesse caso, não está sendo você. O barato pode sair caro e um provedor pago será a melhor opção.

Um site é espaço na Internet que pertence a sua empresa, que associado a sua presença nas redes sociais, poderá trazer excelentes resultados, é o melhor caminho. Para te ajudar nessa decisão, resolvemos elencar 10 motivos para ter um site:

  1. Sua empresa está disponível no horário comercial e além dele, em finais de semana, de noite… Enfim, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
  2. Um site bem feito traz uma imagem profissional, que transmite confiança e credibilidade aos visitantes do site.
  3. Tendo um site, é possível realizar um marketing mais eficiente, com anúncios mais econômicos e segmentados para públicos específicos, por exemplo.
  4. A alteração do seu catálogo de produtos e serviços oferecidos é instantaneamente repassada aos seus clientes, ao contrário de material impresso.
  5. O site não está necessariamente restrito à sua cidade, estado ou país. Você poderá alcançar novos mercados com uma audiência global.
  6. A interação com o seu público é mais rápida. Vendas e pedidos de informação podem ser processados de forma automática e imediata. Formulários podem ser usados por seus clientes para pedir orçamentos ou mais informações. Propostas e outros documentos importantes podem ser baixados. Tudo isso gera economia para a empresa.
  7. A partir dos contatos estabelecidos entre clientes e empresa, é possível obter informações importantes sobre o seu público, que podem ser usadas em ações de mercado, como promoções e divulgação dos seus produtos e serviços. O site é o melhor meio para que isto ocorra.
  8. Ter um site fortalece a marca de uma empresa. Construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode funcionar como um atalho. Para isso, o seu site deve ser funcional, rápido e útil. O objetivo é que o seu usuário goste do seu site, a ponto dele querer voltar a ele posteriormente. Isso transmitirá uma ideia positiva sobre o seu negócio.
  9. Usar um site como meio de comunicação tem um custo mais baixo do que adotar um meio tradicional, como jornal, rádio ou televisão. Se levarmos em conta o alcance geográfico, o tempo de exposição da sua marca e a flexibilidade na manutenção, a relação custo x benefício é excelente. A confecção de um site compensa muito para uma empresa que investe nessa ação.
  10. Um site bem organizado passa a sensação de que a empresa é maior do que ela realmente é. Isto é um fator que pesa a favor da empresa, em termos de credibilidade.

O que é preciso saber antes de criar um site?

Se você está decidido a criar um site, então você deverá pensar sobre ele. Não adianta nada ser bem referenciado e bem localizado, se o seu site não tem qualidade. Não basta ser bom, tem que ser pelo menos ótimo para se destacar na Internet. Então, o que podemos fazer antes de criar o site para garantirmos qualidade acima da média para o produto que iremos oferecer.

Antes de tudo

O processo completo de desenvolvimento de um site pode levar de algumas semanas a alguns meses, e demanda a ação de profissionais de diferentes áreas. Hoje em dia, com a concorrência, é preciso ter qualidade acima da média para se destacar.

É muito fácil se perder nos detalhes. Um site não é simplesmente uma página, mas um conjunto de páginas, interligadas por links, de forma que seja um arranjo lógico. Por isso é importante planejar o que estará lá.

Quatro perguntas

  1. A quem esse site se destina?
  2. Qual informação deverá estar disponível nesse site?
  3. A informação está facilmente acessível?
  4. Qual o retorno esperado para quem o acessou?

Pense nessas perguntas e as responda. Com base nessas respostas, você fará o seu site.

Por onde começar

  • É preciso saber claramente e definir qual é o objetivo principal do site.
  • Pense como o usuário. O que é óbvio para você, não necessariamente é óbvio para os outros.
  • Não é vergonha olhar os sites dos concorrentes. Veja o que eles fizeram, como eles resolveram problemas, e faça melhor do que eles.
  • Quem é o seu público-alvo? Seja claro. Defina faixa etária, gênero, formação… E como elas vão interagir com seu site. O que torna o seu site melhor do que a concorrência? Seu site precisa se destacar em comparação aos seus concorrentes. Qual é o seu diferencial?
  • Você está fazendo um site novo, ou reformulando um site antigo? Isto faz muita diferença. Ninguém quer navegar em sites com o visual dos primórdios da Internet. Se for fazer a reformulação, analise o site antigo, veja seus pontos fracos e corrija-os. Torne o seu site mais agradável e mais rápido. Isto é desejável em todas as situações.

Se você gostou dessas dicas, baixe gratuitamente o e-book “Como escolher um profissional para criar o seu site” e leia o material completo na íntegra.

A Hostnet tem o profissional que você procura

Nossa equipe é formada por profissionais experientes, prontos para orientá-lo. Temos programadores, designers, profissionais de marketing e comunicação aptos a desenvolver uma excelente vitrine virtual para você. A nossa rede de franqueados poderá ajudar na criação do seu site e assessorar a sua empresa para alcançar bons resultados através da Internet.

Onde encontrar

O Brasil é extenso e repleto de regionalidades. Pensando nisso, a Hostnet se espalhou por todo território nacional. Temos unidades em todas as regiões do Brasil prontas para atender às suas necessidades com um jeitinho de quem mora, vive e trabalha na sua localidade, e uma qualidade única em nível nacional. Localize uma unidade da Hostnet próxima a sua região.

Casos de Sucesso Hostnet

Conheça alguns trabalhos desenvolvidos pela Hostnet que se tornaram casos de sucesso!

Mac Odonto – Clínica odontológico que obteve retorno orgânico no Google 4 após a reformulação do site.

D’Bright – Loja virtual de beleza e cosméticos que expandiu as vendas de seus produtos para todo o Brasil.

Center Móveis – Loja virtual de móveis que aumentou o faturamento da empresa após a reformulação do site com um modelo de showroom mais eficiente.

E aí, vamos conversar? Somos especialistas em negócios digitais e podemos ajudar.

Conteúdos que podem ser do seu interesse:

Hospedagem de Sites Hostnet 

Unidades Regionais da Hostnet

Criação de Sites

Criação de Loja Virtual

E-book sobre tecnologia e marketing digital 

 

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios