Skip to content

O que é preciso saber antes de criar um site?

A Internet é seguramente a mídia que mais cresce no mundo. Enquanto outras mídias diminuem seu alcance e abrangência, a Internet cresce a olhos vistos. Para muitos pode parecer que há uma saturação de sites e de profissionais que trabalham na confecção dos mesmos, mas há ainda muito espaço a ser desbravado.

Segundo o Sebrae Nacional, há mais de 11 milhões de Microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas no Brasil. Por outro lado, informações do Registro.br – órgão responsável pelo registro de sites .com.br – há cerca de 4 milhões de domínios registrados. Isso quer dizer que, 7 em cada 10 micro ou pequenas empresas não tem domínio registrado e, talvez, não tenham um site. Ainda é possível que o seu concorrente não esteja presente na Internet e sair na frente dele é uma baita vantagem.

Estes dados deixam claro o potencial do mercado que temos pela frente, onde há espaço para empreender seja através de um novo negócio ou trazendo o seu negócio que já existe no mundo físico para a Internet e expandindo sua capacidade de comercialização. O nosso objetivo deste e-book é mostrar as vantagens que uma empresa ganhará ao ter o seu próprio site, e como encontrar o profissional mais adequado para atender às suas necessidades.

Antes de tudo, por que ter um site?

Hoje em dia, para qualquer empresa, é preciso estar na Internet. E mesmo com a popularização desta mídia, há quem ache que não há necessidade de ter uma maior presença online. Muitos se perguntam sobre a necessidade de ter um site, por exemplo.

Alguns acham que a melhor estratégia é confeccionar páginas nas redes sociais e interagir com seus clientes. Outros acham que a melhor opção é economizar em um site, hospedando-o em um serviço gratuito e sem domínio registrado, o que é uma estratégia errônea: apesar da economia, você está submetido às regras do serviço, que por não te cobrar nada, estará no direito de fazer tudo da maneira que quiser – ele pode simplesmente fechar as portas sem aviso prévio, não oferecer políticas de backup, não oferecer indexação para buscadores como o Google ou ainda  colocar anúncios na sua página, por exemplo. Afinal, alguém tem que pagar a conta, e nesse caso, não está sendo você. O barato pode sair caro e um provedor pago será a melhor opção.

Um site é espaço na Internet que pertence a sua empresa, que associado a sua presença nas redes sociais, poderá trazer excelentes resultados, é o melhor caminho. Para te ajudar nessa decisão, resolvemos elencar 10 motivos para ter um site:

  1. Sua empresa está disponível no horário comercial e além dele, em finais de semana, de noite… Enfim, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
  2. Um site bem feito traz uma imagem profissional, que transmite confiança e credibilidade aos visitantes do site.
  3. Tendo um site, é possível realizar um marketing mais eficiente, com anúncios mais econômicos e segmentados para públicos específicos, por exemplo.
  4. A alteração do seu catálogo de produtos e serviços oferecidos é instantaneamente repassada aos seus clientes, ao contrário de material impresso.
  5. O site não está necessariamente restrito à sua cidade, estado ou país. Você poderá alcançar novos mercados com uma audiência global.
  6. A interação com o seu público é mais rápida. Vendas e pedidos de informação podem ser processados de forma automática e imediata. Formulários podem ser usados por seus clientes para pedir orçamentos ou mais informações. Propostas e outros documentos importantes podem ser baixados. Tudo isso gera economia para a empresa.
  7. A partir dos contatos estabelecidos entre clientes e empresa, é possível obter informações importantes sobre o seu público, que podem ser usadas em ações de mercado, como promoções e divulgação dos seus produtos e serviços. O site é o melhor meio para que isto ocorra.
  8. Ter um site fortalece a marca de uma empresa. Construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode funcionar como um atalho. Para isso, o seu site deve ser funcional, rápido e útil. O objetivo é que o seu usuário goste do seu site, a ponto dele querer voltar a ele posteriormente. Isso transmitirá uma ideia positiva sobre o seu negócio.
  9. Usar um site como meio de comunicação tem um custo mais baixo do que adotar um meio tradicional, como jornal, rádio ou televisão. Se levarmos em conta o alcance geográfico, o tempo de exposição da sua marca e a flexibilidade na manutenção, a relação custo x benefício é excelente. A confecção de um site compensa muito para uma empresa que investe nessa ação.
  10. Um site bem organizado passa a sensação de que a empresa é maior do que ela realmente é. Isto é um fator que pesa a favor da empresa, em termos de credibilidade.

O que é preciso saber antes de criar um site?

Se você está decidido a criar um site, então você deverá pensar sobre ele. Não adianta nada ser bem referenciado e bem localizado, se o seu site não tem qualidade. Não basta ser bom, tem que ser pelo menos ótimo para se destacar na Internet. Então, o que podemos fazer antes de criar o site para garantirmos qualidade acima da média para o produto que iremos oferecer.

Antes de tudo

O processo completo de desenvolvimento de um site pode levar de algumas semanas a alguns meses, e demanda a ação de profissionais de diferentes áreas. Hoje em dia, com a concorrência, é preciso ter qualidade acima da média para se destacar.

É muito fácil se perder nos detalhes. Um site não é simplesmente uma página, mas um conjunto de páginas, interligadas por links, de forma que seja um arranjo lógico. Por isso é importante planejar o que estará lá.

Quatro perguntas

  1. A quem esse site se destina?
  2. Qual informação deverá estar disponível nesse site?
  3. A informação está facilmente acessível?
  4. Qual o retorno esperado para quem o acessou?

Pense nessas perguntas e as responda. Com base nessas respostas, você fará o seu site.

Por onde começar

  • É preciso saber claramente e definir qual é o objetivo principal do site.
  • Pense como o usuário. O que é óbvio para você, não necessariamente é óbvio para os outros.
  • Não é vergonha olhar os sites dos concorrentes. Veja o que eles fizeram, como eles resolveram problemas, e faça melhor do que eles.
  • Quem é o seu público-alvo? Seja claro. Defina faixa etária, gênero, formação… E como elas vão interagir com seu site. O que torna o seu site melhor do que a concorrência? Seu site precisa se destacar em comparação aos seus concorrentes. Qual é o seu diferencial?
  • Você está fazendo um site novo, ou reformulando um site antigo? Isto faz muita diferença. Ninguém quer navegar em sites com o visual dos primórdios da Internet. Se for fazer a reformulação, analise o site antigo, veja seus pontos fracos e corrija-os. Torne o seu site mais agradável e mais rápido. Isto é desejável em todas as situações.

Se você gostou dessas dicas, baixe gratuitamente o e-book “Como escolher um profissional para criar o seu site” e leia o material completo na íntegra.

A Hostnet tem o profissional que você procura

Nossa equipe é formada por profissionais experientes, prontos para orientá-lo. Temos programadores, designers, profissionais de marketing e comunicação aptos a desenvolver uma excelente vitrine virtual para você. A nossa rede de franqueados poderá ajudar na criação do seu site e assessorar a sua empresa para alcançar bons resultados através da Internet.

Onde encontrar

O Brasil é extenso e repleto de regionalidades. Pensando nisso, a Hostnet se espalhou por todo território nacional. Temos unidades em todas as regiões do Brasil prontas para atender às suas necessidades com um jeitinho de quem mora, vive e trabalha na sua localidade, e uma qualidade única em nível nacional: https://www.hostnet.com.br/unidades-regionais/

Casos de Sucesso Hostnet

Conheça alguns trabalhos desenvolvidos pela Hostnet que se tornaram casos de sucesso!

Mac Odonto – Clínica odontológico que obteve retorno orgânico no Google 4 após a reformulação do site.

D’Bright – Loja virtual de beleza e cosméticos que expandiu as vendas de seus produtos para todo o Brasil.

Ingrid Cosméticos – Loja virtual da área de beleza e maquiagem que organizou as vendas online, antes realizadas por aplicativos de redes sociais, através da criação de um e-commerce.

Bibi Ferreira – Site para divulgação do musical da Bibi Ferreira, uma das maiores artistas brasileira. 

Jornal do Sudoeste – Portal de notícias reformulado que tornou o trabalho dos produtores de conteúdo mais eficientes na hora de publicar as matérias jornalísticas. 

Projeto Carioquinha – Site do projeto cultural e turístico que foi reformulado com o objetivo de receber grande volume de acesso nos meses de atividades promocionais. 

Natasha Presentes – Loja virtual de presentes que aumentou suas vendas após a reformulação completa do site, do design até a troca da plataforma usada para o e-commerce. 

Center Móveis – Loja virtual de móveis que aumentou o faturamento da empresa após a reformulação do site com um modelo de showroom mais eficiente.

Espectro Geo – EAD (ensino a distância) que trouxe as aulas presenciais do Curso de Geoprocessamento também para a Internet.

E aí, vamos conversar? Somos especialistas em negócios digitais e podemos ajudar.

 

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/criar-site/

https://www.hostnet.com.br/ebook/como-escolher-um-profissional-para-criar-seu-site/

https://www.hostnet.com.br/ebook/

https://www.hostnet.com.br/unidades-regionais/

 

Deixe um Comentário





Mais Notícias

Renata-Azevedo-Joao-Gesto-franqueado-hostnet-barra-da-tijuca

Casal de cientistas inaugura unidade da Hostnet na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

loja-virtual-hostnet

Loja Virtual Express: sua empresa na Internet em até 5 dias

insights-conference

Insights Conference reunirá experts do mercado criativo. Evento online e gratuito!

criar-loja-virtual

Compras pela Internet disparam, prepare a sua loja virtual para vender

hostcast-2

Assine nossos FEEDS