O que é preciso saber antes de criar um site?
Criar um site é o caminho para milhares de empresas lucrarem através da Internet
A Internet é seguramente a mídia que mais cresceu no mundo nos últimos anos. A tecnologia teve papel fundamental, tornando-se o mecanismo de sobrevivência para as organizações, sejam pequenas ou grandes.
Serviços de delivery; lojas online; ensino a distância (EAD); transporte por APP (em vez de pegar um coletivo); trabalho remoto; videoconferências; lives e muitas outras alternativas que estão sendo mantidas pela sociedade após a pandemia, foram postas em prática. A revolução tecnológica acelerou muitos anos em poucos meses.
Segundo o Sebrae Nacional, há aproximadamente 18 milhões de pequenos negócios, que representam 99% de todas as empresas do país e são responsáveis por cerca de 30% do PIB. Isso quer dizer que, apenas 25% de micro e pequenas empresas têm domínio registrado, talvez, não tenham um site. Ainda é possível que o seu concorrente não esteja presente na Internet e sair na frente dele é uma baita vantagem.
Estes dados deixam claro o potencial do mercado que temos pela frente, onde há espaço para empreender seja através de um novo negócio ou trazendo o seu negócio que já existe no mundo físico para a Internet e expandindo sua capacidade de comercialização. O nosso objetivo deste artigo é mostrar as vantagens que uma empresa ganhará ao ter o seu próprio site, e como encontrar o profissional mais adequado para atender às suas necessidades.
Antes de tudo, por que ter um site?
Hoje em dia, para qualquer empresa, é preciso estar na Internet. E mesmo com a popularização desta mídia, há quem ache que não há necessidade de ter uma maior presença online. Muitos se perguntam sobre a necessidade de ter um site, por exemplo.
Alguns acham que a melhor estratégia é confeccionar páginas nas redes sociais e interagir com seus clientes. Outros acham que a melhor opção é economizar em um site, hospedando-o em um serviço gratuito e sem domínio registrado, o que é uma estratégia errônea: apesar da economia, você está submetido às regras do serviço, que por não te cobrar nada, estará no direito de fazer tudo da maneira que quiser – ele pode simplesmente fechar as portas sem aviso prévio, não oferecer políticas de backup, não oferecer indexação para buscadores como o Google ou ainda colocar anúncios na sua página, por exemplo. Afinal, alguém tem que pagar a conta, e nesse caso, não está sendo você. O barato pode sair caro e um provedor pago será a melhor opção.
Um site é espaço na Internet que pertence a sua empresa, que associado a sua presença nas redes sociais, poderá trazer excelentes resultados, é o melhor caminho. Para te ajudar nessa decisão, resolvemos elencar 10 motivos para ter um site:
- Sua empresa está disponível no horário comercial e além dele, em finais de semana, de noite… Enfim, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
- Um site bem feito traz uma imagem profissional, que transmite confiança e credibilidade aos visitantes do site.
- Tendo um site, é possível realizar um marketing mais eficiente, com anúncios mais econômicos e segmentados para públicos específicos, por exemplo.
- A alteração do seu catálogo de produtos e serviços oferecidos é instantaneamente repassada aos seus clientes, ao contrário de material impresso.
- O site não está necessariamente restrito à sua cidade, estado ou país. Você poderá alcançar novos mercados com uma audiência global.
- A interação com o seu público é mais rápida. Vendas e pedidos de informação podem ser processados de forma automática e imediata. Formulários podem ser usados por seus clientes para pedir orçamentos ou mais informações. Propostas e outros documentos importantes podem ser baixados. Tudo isso gera economia para a empresa.
- A partir dos contatos estabelecidos entre clientes e empresa, é possível obter informações importantes sobre o seu público, que podem ser usadas em ações de mercado, como promoções e divulgação dos seus produtos e serviços. O site é o melhor meio para que isto ocorra.
- Ter um site fortalece a marca de uma empresa. Construir uma marca de valor pode levar muito tempo e demandar um grande esforço, porém a Internet pode funcionar como um atalho. Para isso, o seu site deve ser funcional, rápido e útil. O objetivo é que o seu usuário goste do seu site, a ponto dele querer voltar a ele posteriormente. Isso transmitirá uma ideia positiva sobre o seu negócio.
- Usar um site como meio de comunicação tem um custo mais baixo do que adotar um meio tradicional, como jornal, rádio ou televisão. Se levarmos em conta o alcance geográfico, o tempo de exposição da sua marca e a flexibilidade na manutenção, a relação custo x benefício é excelente. A confecção de um site compensa muito para uma empresa que investe nessa ação.
- Um site bem organizado passa a sensação de que a empresa é maior do que ela realmente é. Isto é um fator que pesa a favor da empresa, em termos de credibilidade.
O que é preciso saber antes de criar um site?
Se você está decidido a criar um site, então você deverá pensar sobre ele. Não adianta nada ser bem referenciado e bem localizado, se o seu site não tem qualidade. Não basta ser bom, tem que ser pelo menos ótimo para se destacar na Internet. Então, o que podemos fazer antes de criar o site para garantirmos qualidade acima da média para o produto que iremos oferecer.
Antes de tudo
O processo completo de desenvolvimento de um site pode levar de algumas semanas a alguns meses, e demanda a ação de profissionais de diferentes áreas. Hoje em dia, com a concorrência, é preciso ter qualidade acima da média para se destacar.
É muito fácil se perder nos detalhes. Um site não é simplesmente uma página, mas um conjunto de páginas, interligadas por links, de forma que seja um arranjo lógico. Por isso é importante planejar o que estará lá.
Quatro perguntas
- A quem esse site se destina?
- Qual informação deverá estar disponível nesse site?
- A informação está facilmente acessível?
- Qual o retorno esperado para quem o acessou?
Pense nessas perguntas e as responda. Com base nessas respostas, você fará o seu site.
Por onde começar
- É preciso saber claramente e definir qual é o objetivo principal do site.
- Pense como o usuário. O que é óbvio para você, não necessariamente é óbvio para os outros.
- Não é vergonha olhar os sites dos concorrentes. Veja o que eles fizeram, como eles resolveram problemas, e faça melhor do que eles.
- Quem é o seu público-alvo? Seja claro. Defina faixa etária, gênero, formação… E como elas vão interagir com seu site. O que torna o seu site melhor do que a concorrência? Seu site precisa se destacar em comparação aos seus concorrentes. Qual é o seu diferencial?
- Você está fazendo um site novo, ou reformulando um site antigo? Isto faz muita diferença. Ninguém quer navegar em sites com o visual dos primórdios da Internet. Se for fazer a reformulação, analise o site antigo, veja seus pontos fracos e corrija-os. Torne o seu site mais agradável e mais rápido. Isto é desejável em todas as situações.
Se você gostou dessas dicas, baixe gratuitamente o e-book “Como escolher um profissional para criar o seu site” e leia o material completo na íntegra.
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