Hospedagem de Sites Não é Tudo Igual

Saiba tudo sobre o serviço de hospedagem de sites e conheça os diferenciais disponíveis no mercado nesta série de artigos que vamos publicar aqui no blog nas próximas semanas.

Ter um site é importante para comunicar, para fazer negócios, para fidelizar e conquistar novos clientes. Disso você já sabe. Esse não é o assunto a ser tratado nesta série, mas está diretamente ligado a ele. Vamos falar sobre hospedagem de sites – o que é fundamental para se ter uma página na web. Discorrendo sobre o tema, vamos orientá-lo a escolher a melhor hospedagem na Internet.

Você sabe sabe o que é hospedagem de sites?

Não? Só faz ideia mas não entende muito? Então, continue lendo esse artigo e aprenda o suficiente sobre o tema e como fazer a escolha certa na hora de contratar a empresa de hospedagem.

Mas lembre-se: para escolher a hospedagem, você precisa ter pelo menos uma ideia do que pretende fazer. A hospedagem ideal é a que oferece os recursos necessários para o funcionamento de seu site, blog ou loja virtual.

Existem, inclusive, hospedagens gratuitas. Contudo, não são recomendadas para sites profissionais. Esse tipo de hospedagem apresenta instabilidade, ficando muito tempo fora do ar. As empresas de hospedagens pagas investem muito em infraestrutura, resultando em um serviço muito mais estável, garantindo uptime (disponibilidade do site) de até 99,9%.

Então, o que é hospedagem?

É o serviço que armazena um website e é responsável pela disponibilização constante do conteúdo dele na Internet. Logo, é o serviço que possibilita que o seu site seja visualizado 24 horas por dia em todo o mundo. A hospedagem de sites também pode ser usada para hospedar blogs e lojas virtuais.

Quando você faz um site e quer que outras pessoas o vejam, é preciso publicá-lo (ou fazer seu upload), através de um serviço de hospedagem. Ela permitirá, inclusive, que você utilize e-mails personalizados com seu nome e domínio (ex: [email protected]). Além disso, existem outros serviços que podem estar associados com o plano de hospedagem, como: banco de dados, instalador de aplicativos, construtor de sites etc.

Alguns desses serviços constituem os diferenciais dos serviços de hospedagem. Logo, hospedagem não é tudo Igual! Vamos explicar mais um ponto importante: o registro de domínio.

O que é domínio?

O domínio é o endereço do seu site na Internet, seu nome exclusivo em qualquer lugar do mundo. Qualquer pessoa ou empresa pode registrar um domínio, que é semelhante a compra de uma marca ou patente. Ao registrar um domínio, você se torna o proprietário do nome pelo período de um ano ou mais, podendo renová-lo quantas vezes quiser, sempre tendo a preferência nos períodos da renovação. Exemplo: hostnet.com.br é um domínio.

De preferência crie um domínio que utilize o nome da empresa (www.nomedaempresa.com.br), isso torna mais fácil encontrar a sua empresa na Internet. Se o endereço que você imaginou não estiver disponível, desenvolva uma opção próxima a sua ideia original.

Registre um domínio fácil de escrever (curto e simples). Se for complicado, o usuário corre grande risco de escrever errado. Se o nome da empresa já existir e for complicado, há a possibilidade de solicitar o redirecionamento do internauta para o endereço correto, caso ele digite erroneamente. Esse serviço (opcional) é solicitado quando se registra o domínio.

A título de curiosidade: em média, 85 mil novos registros de domínio são realizados mensalmente, só no Brasil!

Registro de Domínio x Hospedagem de Sites

Logo, para que seu site fique no ar são necessários o uso de dois serviços simultaneamente: o primeiro passo é registrar o domínio (endereço do site), e assim poder hospedar os arquivos do site no servidor contratado. São dois serviços diferentes, normalmente realizados pela mesma empresa. Se você optar por uma empresa assim, poderá simplificar as coisas, tendo um intermediário a menos para lidar.

Para entender melhor a relação entre registro de domínio e hospedagem de sites assista ao vídeo .

Todos os Artigos da Série

Artigo 1: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual/

Artigo 2: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual-rescursos-tecnologicos/

Artigo 3: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual-atendimento-ao-cliente

Artigo 4: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual-seguranca-online/

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/

https://www.hostnet.com.br/registro-de-dominio/

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios