Hospedagem de Sites não é tudo igual – Segurança Online

Saiba tudo sobre o serviço de hospedagem de sites Desta vez falaremos sobre segurança de sites online.

Segurança Online

A segurança de um site é tão importante quanto o seu conteúdo. Por isso, quando for escolher a sua hospedagem, avalie bem essa questão e lembre de questionar sobre alguns recursos adicionais como: e-mail, certificado SSL , CDN, backup e outros. Saiba se estão ou não disponíveis no plano que pretende contratar. Pergunte ao próprio provedor sobre “qual segurança ele oferece na web”. Se o provedor desconversar ou tentar fugir do assunto, desconfie. Provedores seguros têm respostas na ponta da língua!

Vamos conhecer alguns recursos de segurança importantes:

CDN – Content Delivery Network

A CDN é uma rede de distribuição de conteúdo que, através computadores interligados, replica os dados dos sites que utilizam esta tecnologia por toda a Internet. Esta tecnologia aumenta a segurança e melhora o desempenho dos sites, além de gerar economia de recursos do seu servidor de hospedagem.

A CDN funciona como um poderoso escudo para seu site. Quando identificados visitantes suspeitos em seu site, a CDN filtra os visitantes maliciosos exibindo uma página com captcha, eliminando assim acessos automatizados feitos por robôs que buscam brechas no sistema para infectar ou atacar o seu site.

É cada vez mais comum que ameaças online coloquem em risco a segurança dos ambientes onde estão hospedados sites e armazenados arquivos importantes para empresas e usuários comuns, por isso, certifique-se que o provedor que você está contratando disponibiliza esta tecnologia.

Certificado SSL

SSL (Secure Socket Layer) é um protocolo utilizado para garantir a comunicação segura entre cliente e servidor, protegendo contra invasões, violações e falsificações. A tecnologia consiste na codificação (criptografia) dos dados transmitidos durante a navegação dos visitantes em um site – como número de cartão de crédito, dados bancários, senhas e mais – então os hackers ou outros criminosos online não conseguem ler as informações. A maioria das empresas oferece o SSL como um opcional na contratação da hospedagem (pago à parte), já na Hostnet, o cliente conta com SSL gratuito que já vem habilitado.

As lojas virtuais que fazem transações online precisam desse tipo de proteção. Se você tem ou pretende ter um e-commerce, saiba que o Certificado SSL é fundamental para a segurança do seu site, protegendo de ataques e conferindo credibilidade ao empreendimento

Backup de Site e E-mail

Backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos (textos, imagens, códigos de programação), feita para um segundo dispositivo, como um HD, DVD, pendrive ou na nuvem. Esta prática é uma medida de precaução, caso haja algum problema com o dispositivo original onde os seus arquivos se encontram.

Nem todas as empresas oferecem backup do site para os clientes e outras cobram à parte pelo serviço (leia com atenção a proposta e o contrato). Contudo, o backup é um item de extrema importância e o usuário também deve realizar o seu próprio backup. O período pelo qual as informações ficam disponíveis pode ser diferente entre elas. Fique atento a esses detalhes e conte sempre com uma cópia de segurança própria dos seus arquivos.

Fatos que estabelecem a importância da segurança online

Durante os jogos olímpicos no Brasil, hackers usaram worms e botnets e aumentam ataques automatizados em 715%. Os cibercriminosos começaram a agir antes mesmo dos eventos, aumentando os ataques de reconhecimento de alvos para que, durante o período dos jogos, os ataques com intuito de roubos se concretizassem.

Entre julho e agosto (2016) foi registrado um crescimento geral de 196% de ciberataques. No ranking das modalidades, destacaram-se:

  1. Ataques automatizados (crescimento: 715%) – worms, que se multiplicam através de vulnerabilidades de aplicação ou rede e têm como objetivos enviar documentos para fora da empresa, roubar identidades ou inundar uma rede e botnets, redes de computadores zumbis controlados remotamente por hackers, que as utilizam para enviar spam e iniciar ataques de DoS ou DDoS.
  2. Ataques de DoS e DDoS (crescimento: 330%), para tornar indisponíveis grandes servidores, serviços e infraestruturas;
  3. Ataques WEB (crescimento: 231%), ataques a sites se aproveitando de vulnerabilidades para comprometê-los;
  4. Ataques Buffer OverFlow (crescimento: 91%), que buscam explorar falhas de softwares, aplicações e sistemas operacionais até resultar em acesso ilegal;
  5. Malware (crescimento: 38%), mais de 480 mil códigos maliciosos disparados para infectar máquinas, interromper sistemas, ganhar acesso não autorizado ou coletar informações sobre o sistema ou usuário sob ataque. (Convergência Digital, dados do Arcon Labs – equipe de inteligência que analisa tendências de ameaças, promove estudos e gera a threat intelligence usada nos serviços da empresa, recém-comprada pela NEC do Brasil, acesso em 27.8.2016)

Todos os Artigos da Série

Artigo 1: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual/

Artigo 2: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual-rescursos-tecnologicos/

Artigo 3: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual-atendimento-ao-cliente

Artigo 4: https://www.hostnet.com.br/blog/hospedagem-de-sites-nao-e-tudo-igual-seguranca-online/

Links Relacionados:

https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/

https://www.hostnet.com.br/registro-de-dominio/

https://www.hostnet.com.br/cdn-cloudflare/

https://www.hostnet.com.br/certificado-digital-ssl/

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios