Faça marketing digital com ferramentas livres

O que nós conhecemos como marketing digital são na verdade um conjunto de ações de comunicação que as empresas podem lançar mão, a partir de mídias como a Internet, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Marketing digital engloba a prática de promover produtos ou serviços através do uso de canais eletrônicos de distribuição para chegar aos consumidores mais rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

As ações tradicionais de marketing ocorrem aqui também, mas adaptadas ao meio digital. Entre elas, podemos citar:

  • Marketing viral.
  • Otimização e marketing para sites de busca (SEO e SEM).
  • Configuradores e verificadores online de produtos.
  • Gerenciadores de relacionamentos com visitantes e gestão eletrônica de relacionamento com clientes.
  • Pesquisas, cupons e leilões online.
  • Gerência eletrônica de pontos de venda.
  • Podcasting, comércio eletrônico, anúncios contextualizados, e-mail marketing, blogs corporativos…

Enfim, existem várias ações que podem ser feitas. E existem diversas ferramentas no mercado para gerenciar todas essas ações de marketing. Podemos citar algumas como o AdBeat, Moat, SocialAdNinja, KeywordSpy, SEMRush, Ahrefs, Alexa, Social Mention, Canva, Pulse, entre muitos outros.

Um destaque: Mautic

O Mautic é uma ferramenta de código aberto (open source) cujo foco é automatizar as ações de marketing. A ideia é que ele seja uma plataforma para economizar tempo, eliminar erros e melhorar a eficiência para uma ampla gama de ações de marketing através de múltiplos canais.

O Mautic baseia-se no princípio da equidade: A comunidade em torno do Mautic acredita em dar a qualquer pessoa o poder de entender, gerenciar e fazer seu negócio prosperar. Logo, as ferramentas que compõem o Mautic são softwares poderosos de automação de marketing, só que focados na pessoa comum. A prioridade é a pessoa, e a chave é a equidade.

Comparação com ferramentas proprietárias de marketing digital

As principais vantagens do Mautic são basicamente as mesmas de qualquer software de código aberto: Personalização, custo, segurança e suporte. Vamos a elas:

Como o Mautic é uma ferramenta aberta, ele tem custo extremamente baixo, pela dispensa da necessidade de pagamento de licenças. Mas caso haja necessidade de suporte, é possível contratar alguma empresa que possa fornecê-lo. Da forma como é o código aberto, quem dará esse suporte pode ser desde uma empresa vinculada aos desenvolvedores até outra que ofereceu o mesmo serviço por um custo menor. O cliente está livre para escolher.

O mesmo cliente pode tirar vantagens da possível personalização que o Mautic permite, desde a troca de temas até contatos com os desenvolvedores, sugerindo funcionalidades novas e correção de falhas. E questões de segurança sempre são lembradas. Mas como o código é aberto, falhas são corrigidas mais rapidamente, pois há mais desenvolvedores estudando o código-fonte, fazendo correções, atualizando-o e melhorando-o.

Este artigo faz parte do E-book "Potencialize seu negócio com ferramentas  livres". Baixe gratuitamente e tenha acesso ao material completo: http://hostnet.com/ebookferramentaslivres

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/

https://www.hostnet.com.br/blog/diferenca-entre-software-livre-e-software-proprietario/

https://www.hostnet.com.br/blog/como-um-software-livre-pode-alavancar-seus-negocios-na-internet/

https://www.hostnet.com.br/ebook/

https://www.hostnet.com.br/site-pronto/

https://www.hostnet.com.br/loja-pronta/

Deixe um Comentário





Mais Notícias

tipos-hospedagem-de-site

Dicas para ter um site bem otimizado e reduzir excesso de tráfego

planejamento-loja-virtual

Como criar uma loja online e empreender na Internet?

Mautic-Automacao-Marketing-Hostnet-03

Webinar sobre o futuro do Mautic e da Automação de Marketing. Inscreva-se gratuitamente!

loja-virtual-hostnet-pronta

Lojas online feitas e hospedadas pela Hostnet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS