velocidade-desempenho-sites

Como otimizar o site para obter melhor desempenho e economia de recursos?

Otimizar o site é racionalizar seus recursos tecnológicos, é fazer mais por menos!

Ao ter um site bem otimizado você vai lucrar mais com as transações comerciais online e vai reduzir os custos de suas operações. O objetivo deste artigo é ajudar ao leitor a otimizar o seu site para que tenha um bom desempenho no carregamento das páginas e boa navegação.

Otimização de sites pode ser entendido como o conjunto de estratégias traçadas para que seu site seja melhor localizado nos resultados de sites de busca, como o Google. Mas otimização, no sentido de desempenho, também é a alteração dos recursos do site, de forma que ele seja transferido e aberto mais rapidamente. Em tempos atuais, onde tudo flui na velocidade da luz, desempenho é fundamental, não só para o seu negócio, mas também para o seu website.

Na aula do Curso Gratuito de SEO, Ramiro Lobo e Gustavo Guanabara, explicam sobre os fatores de ranqueamento do Google com base na construção das páginas dos sites.

Se você quer ter um entendimento completo sobre otimização de desempenho de sites, recomendamos baixar o e-book totalmente dedicado ao tema. É gratuito.!

otimizar o site

O texto a seguir, é um trecho do e-book para você degustar o material antes de decidir por baixar.

Por que otimizar um site?

Ninguém gosta de perder tempo. E nos tempos atuais, não basta ter conteúdo, material disponível e de qualidade, custo baixo (ou zero)… Também é fundamental ter um site que seja otimizado, tanto na usabilidade quanto na velocidade. Algo muito irritante é ter que investir tempo para acessar sites que demoram minutos para serem carregados ou acessar aqueles onde o conteúdo está escondido debaixo de várias páginas de texto e botões inúteis. Um site com essas características fatalmente será abandonado pelos seus usuários, tornando-o irrelevante.

Também temos que lembrar do aumento do uso de dispositivos móveis para a navegação Web. Tablets e, principalmente, smartphones são cada vez mais usados para acesso à rede. Temos aí mais um bom motivo para pensar em otimizar o nosso site para que ele ofereça uma boa experiência para o usuário, tanto em usabilidade quanto em velocidade. Um usuário satisfeito é um usuário que retorna ao site e o promove gratuitamente, comentando sobre a qualidade do seu serviço, e sobre o seu acesso rápido.

Finalmente, pode soar como exagero, mas os microssegundos economizados fazem diferença no tráfego do site: quando mais rápido, maior será o tráfego.

Tempo de acesso

Nossa intenção, neste material, é mostrar como podemos ganhar tempo no carregamento de um site. O que desejamos é diminuir o tempo de acesso. O tempo de acesso é, literalmente, o tempo gasto para que a página e seus elementos relacionados (CSS, Javascript, vídeos, imagens, etc.) sejam carregados e formatados pelo navegador. Logo, quanto menor o tempo de acesso, maior será a velocidade de carregamento.
Isto é inclusive prejudicial para o posicionamento do site em rankings de buscadores. Por exemplo, na classificação feita pelo Google, a velocidade de carregamento é muito importante: o Google gera índices das páginas do site, e se ele levar muito tempo, indexará menos páginas. Logo, um website que é lento para carregar não prejudica somente a experiência do usuário, mas também prejudica a sua posição nos resultados dos sites de busca.

Hoje em dia, o uso de dispositivos móveis para acessar sites é muito comum, e por diversos fatores, o acesso é mais lento. Se o site tiver um carregamento mais demorado, aumentará a chance do usuário desistir de acessar esse conteúdo.

Então, alguns especialistas apontam que o tempo de carregamento ideal de um site é de até 3 segundos, mesmo ainda sendo tolerável levar até 5 segundos nesse processo. Se ultrapassar esse limite, seu site tem um problema de desempenho que deve ser resolvido.

Como é feita a medição?

Existem diversos serviços disponíveis na Internet que medem o desempenho de um site, tanto no carregamento quanto na formatação dele, em diferentes navegadores, em diferentes plataformas. Nesse e-book, iremos falar deles e sobre como podemos melhorar esses números.

Alguns números a respeito

Para deixar mais claro, seguem algumas informações importantes que nos ajudam a entender os motivos pelos quais a otimização de um site é fundamental:

  • Segundo uma pesquisa feita pela empresa de hospedagem Akamai junto com a consultoria Forrester Research, 40% dos visitantes não esperam mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página. Se o site não carregar, eles abandonam esse site;
  • O Google descobriu que perde até 20% do seu tráfego quando sua página leva 500 ms (0,5 s) a mais para ser apresentada;
  • Em uma experiência controlada, o mesmo Google decidiu que a página de resultado de buscas deveria aumentar, de 10 para 30 resultados. Logo, houve um aumento no tempo de carregamento, de 400 para 900 milissegundos. Com isto, o tráfego das buscas caiu em 20%;
  • O Yahoo analisou seu portal, e descobriu que 500 milissegundos (ms) a mais na abertura do seu site gera uma queda de 9% no tráfego;
  • A Fundação Mozilla decidiu otimizar sua landing page, e conseguiu diminuir o tempo de carregamento em 2,2 s. Isto permitiu um aumento no número de downloads do seu principal produto, o navegador Firefox, em até 15%. Ou seja, um ganho de mais de 60 milhões de cópias por ano;
  • A otimização, de forma a ganhar 100 ms (0,1 s) no carregamento, permitiu que a gigante do varejo Amazon ganhasse 1% em vendas;
  • A Microsoft mostrou que 2s a mais de latência no Bing diminuíram o faturamento em 4,3%.
  • Existem pesquisas publicadas em revistas científicas que mostram relações entre tempo de acesso e pressão arterial. Ou seja, sites lentos aumentam a pressão sanguínea dos usuários.

Este artigo faz parte do E-book “Como Criar um Site bem Otimizado”, criado pela Hostnet e disponível gratuitamente para download. Aproveite!

 

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/ebook/como-criar-um-site-bem-otimizado/

https://www.hostnet.com.br/ebook/

https://www.hostnet.com.br/blog/otimizar-banco-de-dados-para-wordpress/

https://www.hostnet.com.br/info/como-acelerar-seu-site/

 

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios