O que é otimização de site e para que serve?

O objetivo deste artigo é ajudar ao leitor a otimizar o seu site. Otimização de sites pode ser entendida como o conjunto de estratégias traçadas para que seu site seja melhor localizado nos resultados de sites de busca, como o Google.

Mas otimização também é a alteração dos recursos do site, de forma que ele seja transferido e aberto mais rapidamente. Em tempos atuais, onde tudo flui na velocidade da luz, desempenho é fundamental, não só para o seu negócio, mas também para o seu website.

Por que otimizar um site?

Ninguém gosta de perder tempo. E nos tempos atuais, não basta ter conteúdo, material disponível e de qualidade, custo baixo (ou zero)… Também é fundamental ter um site que seja otimizado, tanto na usabilidade quanto na velocidade. Algo muito irritante é ter que investir tempo para acessar sites que demoram minutos para serem carregados ou acessar aqueles onde o conteúdo está escondido debaixo de várias páginas de texto e botões inúteis. Um site com essas características fatalmente será abandonado pelos seus usuários, tornando-o irrelevante.

Também temos que lembrar do aumento do uso de dispositivos móveis para a navegação Web. Tablets e, principalmente, smartphones são cada vez mais usados para acesso à rede. Temos aí mais um bom motivo para pensar em otimizar o nosso site para que ele ofereça uma boa experiência para o usuário, tanto em usabilidade quanto em velocidade. Um usuário satisfeito é um usuário que retorna ao site e o promove gratuitamente, comentando sobre a qualidade do seu serviço, e sobre o seu acesso rápido.

Finalmente, pode soar como exagero, mas os microssegundos economizados fazem diferença no tráfego do site: quando mais rápido, maior será o tráfego.

Tempo de acesso

Nossa intenção, neste material, é mostrar como podemos ganhar tempo no carregamento de um site. O que desejamos é diminuir o tempo de acesso. O tempo de acesso é, literalmente, o tempo gasto para que a página e seus elementos relacionados (CSS, Javascript, vídeos, imagens, etc.) sejam carregados e formatados pelo navegador. Logo, quanto menor o tempo de acesso, maior será a velocidade de carregamento.
Isto é inclusive prejudicial para o posicionamento do site em rankings de buscadores. Por exemplo, na classificação feita pelo Google, a velocidade de carregamento é muito importante: o Google gera índices das páginas do site, e se ele levar muito tempo, indexará menos páginas. Logo, um website que é lento para carregar não prejudica somente a experiência do usuário, mas também prejudica a sua posição nos resultados dos sites de busca.

Hoje em dia, o uso de dispositivos móveis para acessar sites é muito comum, e por diversos fatores, o acesso é mais lento. Se o site tiver um carregamento mais demorado, aumentará a chance do usuário desistir de acessar esse conteúdo.

Então, alguns especialistas apontam que o tempo de carregamento ideal de um site é de até 3 segundos, mesmo ainda sendo tolerável levar até 5 segundos nesse processo. Se ultrapassar esse limite, seu site tem um problema de desempenho que deve ser resolvido.

Como é feita a medição?

Existem diversos serviços disponíveis na Internet que medem o desempenho de um site, tanto no carregamento quanto na formatação dele, em diferentes navegadores, em diferentes plataformas. Nesse e-book, iremos falar deles e sobre como podemos melhorar esses números.

Alguns números a respeito

Para deixar mais claro, seguem algumas informações importantes que nos ajudam a entender os motivos pelos quais a otimização de um site é fundamental:

  • Segundo uma pesquisa feita pela empresa de hospedagem Akamai junto com a consultoria Forrester Research, 40% dos visitantes não esperam mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página. Se o site não carregar, eles abandonam esse site;
  • O Google descobriu que perde até 20% do seu tráfego quando sua página leva 500 ms (0,5 s) a mais para ser apresentada;
  • Em uma experiência controlada, o mesmo Google decidiu que a página de resultado de buscas deveria aumentar, de 10 para 30 resultados. Logo, houve um aumento no tempo de carregamento, de 400 para 900 milissegundos. Com isto, o tráfego das buscas caiu em 20%;
  • O Yahoo analisou seu portal, e descobriu que 500 milissegundos (ms) a mais na abertura do seu site gera uma queda de 9% no tráfego;
  • A Fundação Mozilla decidiu otimizar sua landing page, e conseguiu diminuir o tempo de carregamento em 2,2 s. Isto permitiu um aumento no número de downloads do seu principal produto, o navegador Firefox, em até 15%. Ou seja, um ganho de mais de 60 milhões de cópias por ano;
  • A otimização, de forma a ganhar 100 ms (0,1 s) no carregamento, permitiu que a gigante do varejo Amazon ganhasse 1% em vendas;
  • A Microsoft mostrou que 2s a mais de latência no Bing diminuíram o faturamento em 4,3%.
  • Existem pesquisas publicadas em revistas científicas que mostram relações entre tempo de acesso e pressão arterial. Ou seja, sites lentos aumentam a pressão sanguínea dos usuários.
Este artigo faz parte de uma série sobre otimização de sites. Acompanhe o nosso blog. 

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/blog/otimizar-banco-de-dados-para-wordpress/

https://www.hostnet.com.br/info/como-acelerar-seu-site/

https://www.hostnet.com.br/ebook/

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