conteudos para atrair e engajar na internet

Construa conteúdos encantadores para criar vínculos e engajamento

No artigo de hoje, vamos falar sobre a construção de um conteúdo atrativo e cativante. Um conteúdo capaz, não só de ser interessante, mas também de manter o visitante do seu site ou rede social com olhos na na sua marca, produto ou serviço, até se tornar um cliente.

Quando pensamos em conteúdo, uma das etapas mais importantes é a escolha dos temas que serão abordados e dos formatos que serão adotados na expectativa de que a comunicação flua da melhor forma possível. Se o objetivo é engajamento, é preciso acertar o assunto e como isso será entregue para o seu público.

O primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo e assim estar apto a pensar e desenvolver um conteúdo que gere engajamento levando em conta em qual etapa da jornada do cliente ele se encontra. Para produzir materiais com a capacidade de tocar nas necessidades do leitor, você deve focar na ideia de entreter, inspirar, educar e convencer, mantendo, sempre, a essência da marca.

Objetivos do conteúdo

Com diferentes elementos e criativas abordagens, é possível despertar o interesse do visitante, convertê-lo em lead e posteriormente em cliente. Conheça os principais objetivos do conteúdo:

  • Entreter

Esse aspecto do conteúdo geralmente é abordado na etapa de reconhecimento. O intuito desse tipo de estratégia é tornar a marca memorável através da emoção, e esse processo também é conhecido pelo termo branding. Para alcançar bons resultados vale a pena lançar mão de jogos, testes e vídeos.

  • Inspirar

O aspecto inspirador do conteúdo deve ser o foco em momentos de decisão do seu lead. Para alcançar esse objetivo, adote formatos como depoimentos de consumidores e sobre a marca. Assim, o leitor será influenciado por outras histórias reais.

  • Educar

O caráter educativo de um conteúdo deve ser o foco quando se pretende gerar credibilidade e reconhecimento ao entregar informações relevantes. Entregue sempre informações relevantes, seja em formato de ebooks, infográficos, artigos e vídeos.

  • Convencer

Na última etapa da jornada do consumidor, é preciso ter a capacidade de convencer. Sem dúvida, este é um momento decisivo baseado no aspecto racional. Para persuadir o lead, ofereça conteúdos em formatos de checklists, cases de sucesso e avaliações classificatórias como, por exemplo, uma lista com as melhores empresas que realizam determinado tipo de serviço ou avaliação de marcas que oferecem certo tipo de aparelho eletrodoméstico, caso esse seja o seu nicho.


Dicas para desenvolver conteúdos de forma criativa e diversificada

  • Adote formatos diferentes 

Os formatos mais utilizados para disponibilizar conteúdos na Web são textos ou vídeos. Cada um deles alcança um público diferente. Inclusive, é possível publicar o mesmo conteúdo em mais de um formato com o intuito de democratizar o acesso às informações. Por exemplo: se você tem um vídeo ensinando algo, pode transformar esse tutorial em um artigo para um blog. Nós, da Hostnet, fazemos muito isso por aqui. Essa é uma maneira eficiente de comunicar para diferentes tipos de pessoas.

  • Seja Simples

Adote uma linguagem simples e acessível em seus conteúdos e transite pelos estilos até identificar qual deles toca mais o seu público. Suas publicações podem ter um caráter informativo e agregar valor, mesmo tendo um ar descontraído e promovendo entretenimento.

Um estilo mais formal não só limita o público como perpetua um distanciamento entre a marca e o consumidor. Em casos de assuntos mais “sérios”, usar uma linguagem formal menos rebuscada, aproxima e transmite transparência.

  • Não dá pra agradar todos ao mesmo tempo

A segmentação do público é fundamental. Experimente métodos que engajem um certo grupo de pessoas. Fale a língua do seu lead.

  • Credibilidade e atualização de conteúdo

A confiança do consumidor na empresa se baseia na credibilidade que ela passa, principalmente com seus produtos/serviços. Isso funciona de forma similar em relação ao conteúdo.

Postar periodicamente, atualizar postagens (do conteúdo institucional ou do blog) sempre que necessário e passar informações verdadeiras agregam valor ao seu site e redes sociais. Seja vídeo, texto ou imagem, mantenha tudo atualizado e com postagens periódicas. Blog estagnado perde engajamento.

  • Storytelling

Storytelling nada mais é do que a técnica de contar histórias. Crie conteúdos agradáveis baseados em uma narrativa interessante. Isso vale para vídeos, textos mais longos, reels, legendas etc. Adotar técnicas de storytelling deixa o público mais engajado e aberto ao seu conteúdo.

  • Capriche no SEO

O SEO (otimização para motores de busca, já traduzido para o português) melhora a qualidade do conteúdo e o posicionamento do site nos motores de busca como o Google, gerando relevância para o blog.

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  • Recurso visual 

Além da comunicação escrita, conteúdos de diversas naturezas tornam-se mais interessantes quando são acompanhados de boas imagens que podem ser fotografias, infográficos, vídeos etc. Imagens atrativas prendem a atenção e atuam de forma subjetiva na mente do leitor, criando uma conexão afetiva e sensorial com o conteúdo.

  • Revisão

Outro ponto importante é a revisão. Essa é a última etapa a ser realizada antes de veicular o conteúdo. Preocupe-se com a língua portuguesa sob a ótica da ortografia e da gramática. Mas seja capaz de analisar, também, a relação do tema com o cenário atual. Desenvolva e invista em uma comunicação efetiva que toque de forma sutil, cative a atenção e desperte a credibilidade do visitante.

Para seguir em frente

Achou o artigo interessante? Gostaria de saber mais sobre conteúdos relevantes e como encantar o seu público? Como parceira do Curso em Vídeo, a Hostnet recomenda o Curso de Marketing Digital ministrado pelo professor Gustavo Guanabara. No treinamento online, o aluno vai aprender técnicas para divulgar o seu trabalho na Internet através de fundamentos do marketing. 

O curso é totalmente gratuito e está disponível na plataforma do EAD do Curso em Vídeo para quem deseja obter certificados e, também, no canal do curso no Youtube.

Até a próxima!

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