como criar conteudo gratuito para atrair clientes

10 ideias de conteúdo gratuito (freebies) para captar leads

O que são freebies e para que servem?

Freebies ou iscas digitais são recursos de valor, oferecidos como brindes, que uma marca, empresa ou especialista em alguma área cria e disponibiliza de forma gratuita para sua audiência na Web. Para ter acesso ao material, o visitante, geralmente, precisa deixar nome e e-mail. Com esses dados em mãos, é possível construir um diálogo com o novo lead (visitante interessado), enviando novos conteúdos relevantes e ofertas atraentes e, dessa forma, continuar a trajetória pelo funil de vendas até a conclusão da transação online.

Lead: o que é e como capturar?

Freebies aumentam a autoridade e fortalecem o relacionamento com o público. Separamos uma lista com 10 ideias de brindes ou iscas, que os seus visitantes podem gostar:

1. Ebooks – todo mundo ama um conteúdo informativo que promete ensinar alguma coisa nova, não? Uma das melhores formas de oferecer isso a um visitante do seu site é criar e disponibilizar um ebook. São materiais mais trabalhados para serem oferecidos de forma gratuita e contudo, costumam dar um excelente resultado.

O ebook pode ser completo ou sobre um recorte de um tema. Para escolher o assunto, você pode recorrer a um post que tenha feito e que tenha rendido boa visualização  até comentários e desenvolver mais profundamente o assunto. O importante é que o conteúdo seja relevante, original ou pelo menos uma compilação de conteúdos bem acessados ou mais buscados na sua área de atuação.

Para montar o ebook, recorra a ferramentas como o Canva ou até mesmo o Adobe Indesign.

Conheça os ebooks sobre tecnologia e marketing digital da Hostnet

2. Infográficos – materiais visuais com ilustrações e textos de fácil compreensão, a principal característica do recurso é o caráter explicativo. São bem interessantes para serem adotados como uma introdução ou resumo de técnicas e metodologias, por exemplo. São bem interessantes quando a ideia é explicar temas complexos ao leitor. Podem conter textos, ilustrações, gráficos, sons, ícones e outros tipos de mídia em sua produção.

O Pinterest tem vários infográficos que podem servir como fonte de inspiração para você.

3. Planilhas – disponibilize, como brinde, planilhas que você usa no seu dia a dia e que possam ser interessantes para o seu público. Planilhas de “organização financeira” ou de “fluxo de produção” costumam atrair bastante interesse.

Existem planilhas relacionadas aos mais diversos nichos como beleza e saúde, gestão empresarial, moda, ou qualquer outro segmento que trabalhe com números ou preços.

Se a sua área de atuação, por exemplo, for beleza, você pode oferecer uma planilha para calcular quanto custaria um kit de maquiagem profissional completo. A primeira coluna poderia apresentar em cada linha um item como “primer”, “base”, “delineador” e outros. A coluna seguinte permaneceria em branco para que o visitante possa preencher o preço de cada produto mediante pesquisa online e calcular o valor total na última linha. Você pode ainda sugerir, com colunas em branco, que ele faça o comparativo entre as principais marcas, sendo cada coluna usada para uma como MAC, Lancôme etc.

Planilhas que possam ajudar pessoas a calcular gastos ou se organizar melhor são sempre interessantes.O Google Sheets é uma boa opção de ferramenta para compartilhar planilhas.

4. Templates – ofereça templates editáveis ou até mesmo pacotes de imagens. Se o nicho de atuação for marketing digital, por exemplo, você pode disponibilizar um mídia kit de fácil edição.O importante é fugir do óbvio, sair do lugar comum. Se o seu ramo for turismo e viagens, por exemplo, você pode criar um material baseado em fotografias com sugestões de poses e lugares instagramáveis em roteiros específicos.

5. Checklists – são fáceis de serem criadas e muito encantadoras, afinal servem para ajudar na organização, nas tarefas do dia a dia e ou para orientar o passo a passo de um projeto nas mais diversas áreas de atuação.

Veja esses exemplos de acordo com os nichos:

Turismo e viagens – “como arrumar uma mala para um passeio de fim de semana”. Coloque na lista os itens que ele/ela não pode deixar de levar na bagagem, faça uma versão para sol & mar e outra versão para frio & montanha, por exemplo.

Livros – “os clássicos que todo mundo deveria ler”. Essa lista é autoexplicativa.

Moda – “o básico que todos amam”. Crie uma checklist com os itens que todo guarda roupa deveria ter. Pode fazer a versão ele e ela e também acrescentar sugestão de números de itens, por exemplo “quatro pares de meias brancas cano médio”.

Na hora de criar a sua checklist, uma boa ferramenta é o Canva. Um visual simples na página da lista pode facilitar a vida de quem vai utilizar, seja na forma impressa ou em versão mobile.

6. Minicursos – oferecer ensinamento gratuito sempre é um bom atrativo e funciona ainda melhor se for no formato de videoaulas.

7. White papers – são estudos ou relatórios que tenham a ver com determinada área de atuação. Podem ser baseados em tendências ou pesquisas. White Papers estão a um passo além dos ebooks e blog posts, graças à abordagem aprofundada e técnica.

Seu conteúdo é mais avançado dentro do marketing de conteúdo. Na apresentação, lembra um ebook, porém, é mais complexo, como um verdadeiro manual diante de alguma situação. Apresenta sempre uma questão ou problema diante de um aprofundamento que propõe soluções e análises a partir de uma ótica bastante técnica.

8. Kits – se enviar um brinde já dá retorno, imagine vários. Junte todos os seus freebies em um único pacote, assim, suas ferramentas e conteúdos poderão ser utilizados em conjunto.

9. Amostras – ofereça uma degustação gratuita do seu produto. Amostras funcionam como um test-drive, deixando um gostinho de “quero mais”.

10. Ferramentas sistêmicas ou simuladores – as ferramentas disponibilizadas gratuitamente são de grande valor na atração de leads propensos a adquirir seu serviço ou produto. Estas ferramentas tem o objetivo de serem usadas frequentemente pelos usuários, servindo como apoio em seu dia a dia. Elas podem ter diversas finalidades como, por exemplo, simuladores, geradores de insights, consultas a informações etc.

Conclusão

A geração de novos leads tornou-se fundamental para ir além das expectativas em um negócio online, uma forma de manter a carteira de clientes sempre oxigenada, nos mais diversos nichos. E saber como gerar os leads é uma verdadeira vantagem competitiva. Ser criativo é uma necessidade ainda maior quando o assunto é a captação a partir de conteúdos gratuitos.

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Curso de Anúncios na Internet – aprenda a criar campanhas online para venda ou divulgação. Tenha sucesso na captação de leads. Alcance resultados mais eficientes usando os canais de comunicação de marketing digital. Conheça as melhores práticas para fazer anúncios no Google, Facebook e outros canais de divulgação de forma estratégica.

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Até a próxima!

Links relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse 

Automação de Marketing Gerenciada – A Hostnet faz para você

Criação de Sites – A Hostnet faz para você 

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Curso em Vídeo – EAD com emissão de certificados 

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