automação de marketing mautic hostnet

Tarefas que compõe a Automação de Marketing

A automação de marketing é feita por um software, então toda e qualquer tarefa relacionada a marketing que possa ser vinculada a um software, poderá ser automatizada. Vejamos uma breve lista de algumas dessas tarefas:

  • Marketing por e-mail
  • Landing Pages, ou páginas de destino
  • Gerenciamento de campanhas
  • Programas de marketing
  • Geração de leads
  • Predição e pontuação
  • Gerência de leads
  • Integração com CRMs
  • Marketing em redes sociais
  • Gerenciamento de recursos
  • Análise de marketing

O que faz a automação de marketing?

Existem empresas que são focadas em negócios entre empresas. Essas são as empresas B2B (Business to Business). Então, é um ambiente onde uma empresa vende para outra. Já as empresas B2C (Business to Commerce) são aquelas cuja transação comercial ocorre entre a empresa e o consumidor final através de uma plataforma de comércio eletrônico.

Em empresas B2B, as atividades da automação de marketing são normalmente relacionadas a leads. Temos geração, nutrição e pontuação de leads, além da gerência do ciclo de vida de um lead. No caso de empresas B2C, isto deve incluir também vendas cruzadas e retenção. E para ambas as empresas, é indispensável a análise do retorno de investimento de marketing.

Relacionamentos

Um dos objetivos da automação de marketing é estabelecer relacionamentos com possíveis leads, mesmo aqueles que não irão adquirir algum produto naquele momento. Apenas 20% dos leads estão disponíveis para compra quando procuram sua empresa, de forma online. Mas isto não deve ser um motivo de desânimo: se a automação de marketing for bem feita e bem sucedida, a nutrição desses leads pode resultar em até 50% a mais de vendas com esses leads, com um custo de até 33% menor por lead.

O profissional de marketing deve continuar em ação, mesmo quando um lead torna-se um consumidor, ou seja, quando houve a conversão. Estreitar e aprofundar o relacionamento com o consumidor é fundamental. Vender mais do mesmo produto ou produtos adicionais para esse comprador, assim como ter a lealdade e a retenção dele, é o sonho de qualquer profissional de marketing.

Um relacionamento com um cliente é mais do que enviar um e-mail de vez em quando. Você precisa de várias informações a respeito da personalidade do comprador, seus interesses, desejos… Ou seja, é um relacionamento como outro qualquer. E aí entra a automação de marketing, facilitando o processo.

Vendas e retorno do investimento

Muitos dos leads não são compradores em potencial do seu produto. Ferramentas de automação de marketing facilitam o processo de identificação daqueles que podem tornar-se mais facilmente consumidores, e não apenas curiosos. Integração com serviços de CRM (Consumer Relationship Management) das empresas ajudam nesse processo de identificação.
E é claro, é necessário avaliar qual é o retorno do investimento feito. Aqui entram as ferramentas de ROI (Return Over Investment), que ajudam aos profissionais de marketing saber quais programas e campanhas estão sendo mais efetivos do que outros. As métricas geradas são necessárias para que decisões possam ser tomadas a respeito do impacto gerado pela iniciativa de marketing.

Este artigo faz parte do e-book “Automação de Marketing”.  Clique na imagem e baixe gratuitamente o material para ter acesso ao conteúdo integralmente.

 

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios