Tarefas que compõe a Automação de Marketing

A automação de marketing é feita por um software, então toda e qualquer tarefa relacionada a marketing que possa ser vinculada a um software, poderá ser automatizada. Vejamos uma breve lista de algumas dessas tarefas:

  • Marketing por e-mail
  • Landing Pages, ou páginas de destino
  • Gerenciamento de campanhas
  • Programas de marketing
  • Geração de leads
  • Predição e pontuação
  • Gerência de leads
  • Integração com CRMs
  • Marketing em redes sociais
  • Gerenciamento de recursos
  • Análise de marketing

O que faz a automação de marketing?

Existem empresas que são focadas em negócios entre empresas. Essas são as empresas B2B (Business to Business). Então, é um ambiente onde uma empresa vende para outra. Já as empresas B2C (Business to Commerce) são aquelas cuja transação comercial ocorre entre a empresa e o consumidor final através de uma plataforma de comércio eletrônico.

Em empresas B2B, as atividades da automação de marketing são normalmente relacionadas a leads. Temos geração, nutrição e pontuação de leads, além da gerência do ciclo de vida de um lead. No caso de empresas B2C, isto deve incluir também vendas cruzadas e retenção. E para ambas as empresas, é indispensável a análise do retorno de investimento de marketing.

Relacionamentos

Um dos objetivos da automação de marketing é estabelecer relacionamentos com possíveis leads, mesmo aqueles que não irão adquirir algum produto naquele momento. Apenas 20% dos leads estão disponíveis para compra quando procuram sua empresa, de forma online. Mas isto não deve ser um motivo de desânimo: se a automação de marketing for bem feita e bem sucedida, a nutrição desses leads pode resultar em até 50% a mais de vendas com esses leads, com um custo de até 33% menor por lead.

O profissional de marketing deve continuar em ação, mesmo quando um lead torna-se um consumidor, ou seja, quando houve a conversão. Estreitar e aprofundar o relacionamento com o consumidor é fundamental. Vender mais do mesmo produto ou produtos adicionais para esse comprador, assim como ter a lealdade e a retenção dele, é o sonho de qualquer profissional de marketing.

Um relacionamento com um cliente é mais do que enviar um e-mail de vez em quando. Você precisa de várias informações a respeito da personalidade do comprador, seus interesses, desejos… Ou seja, é um relacionamento como outro qualquer. E aí entra a automação de marketing, facilitando o processo.

Vendas e retorno do investimento

Muitos dos leads não são compradores em potencial do seu produto. Ferramentas de automação de marketing facilitam o processo de identificação daqueles que podem tornar-se mais facilmente consumidores, e não apenas curiosos. Integração com serviços de CRM (Consumer Relationship Management) das empresas ajudam nesse processo de identificação.
E é claro, é necessário avaliar qual é o retorno do investimento feito. Aqui entram as ferramentas de ROI (Return Over Investment), que ajudam aos profissionais de marketing saber quais programas e campanhas estão sendo mais efetivos do que outros. As métricas geradas são necessárias para que decisões possam ser tomadas a respeito do impacto gerado pela iniciativa de marketing.

Este artigo faz parte do e-book “Automação de Marketing”.  Clique na imagem e baixe gratuitamente o material para ter acesso ao conteúdo integralmente.

 

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