trafego largura de banda

Entenda o que é tráfego e largura de banda

Certamente, você já ouviu falar dos termos tráfego (transferência) e largura de banda. Mesmo que tenha um site ou trabalhe na área de tecnologia da informação, é comum se deparar com essas palavras no dia a dia. Vamos explicar cada uma delas e como as empresas de hospedagens lidam com esse universo.

Tráfego

Quando o assunto é computação, tráfego se refere a quantidade de dados que circulam em uma rede durante determinado período – uma boa analogia seria o número de veículos que transitam pelas vias públicas de uma cidade durante um dia, por exemplo.

Tráfego, nada mais é do que a mensuração do volume de dados que um sistema informático manipula em um período. Dados estes que entram ou saem de um ponto da rede e que são medidos em kilobits, kilobytes, megabytes, gigabytes, terabytes e seus infinitos múltiplos.

No universo da hospedagem de sites, o termo se aplica a qualquer dado trocado entre o servidor de hospedagem (onde seu site fica) e os computadores externos (quem acessa o seu site). Ou seja, tráfego ou transferência é a quantidade de dados que percorrem o servidor em um determinado intervalo de tempo.

Largura de banda

Embora muitas pessoas ainda confundam largura de banda e tráfego, estas são coisas distintas. Largura de banda é a capacidade de transferência de dados. Diferente do tráfego que está ligado a quantidade, a largura de banda está relacionada com a velocidade.

Entre os provedores de Internet é comum vermos planos que são vendidos em pacotes de velocidade. Por exemplo: um pacote com 50 MB significa que você pode fazer um download em até 50 Megabits por segundo. Mas se vários arquivos forem baixados ou acessados simultaneamente, a velocidade do download de cada arquivo será reduzida, até caber dentro da largura de banda disponibilizada pelo plano.

A largura de banda ou bandwidth (termo original em inglês) é a medida da capacidade de transmissão de um determinado meio, conexão ou rede, relacionada à velocidade que os dados passam através desta rede específica. Ela é medida em bits, e não em bytes, os quais determinam a medida de capacidade de um determinado meio de transmissão por certa unidade de tempo (8 bits = 1 byte). Todas as medidas de largura de banda são basicamente feitas em bits por segundo. Ex.: Kbits/seg ou Mbits/seg.

Uma analogia para entender

Para explicar melhor como funciona a banda larga, imagine um cano de água. Se tivermos muita água para passar pelo cano e o cano for fino, o tempo para a quantidade de água passar será muito grande. Se trocarmos o cano fino por um de maior calibre, vai levar menos tempo para toda a água passar. Ou seja, temos uma limitação da quantidade de água que flui pelo cano por determinada unidade de tempo necessário a este processo.

Largura de banda na hospedagem

Quando o assunto é hospedagem, largura de banda é a quantidade de dados utilizados na sua conta. Quando você contrata um plano de hospedagem, é necessário saber qual é a quantidade de dados que ela suporta para contratar um plano adequado à necessidade do seu site. Lembrando que o uso de dados de e-mail e transferência de arquivos via FTP também contam.

No vídeo a seguir, Gustavo Guanabara e Ramiro Lobo dão uma aula sobre hospedagem de sites ensinando qual plano escolher de acordo com a necessidade do projeto.

Contratempos

Limitações de tráfego de dados e de largura de banda são fatores que podem reprimir grandes volumes de visitação e a capacidade de concentrar esta visitação em determinados horários.

Se a largura de banda contratada não for suficiente para atender o seu site, pode ser que ele se torne mais lento e o conteúdo demore mais para ser carregado, assim como os e-mails.Para evitar esse tipo de situação, na maioria das vezes, é possível realizar um upgrade no plano de hospedagem.

Hospedagem “ilimitada” tem limites

Parece contraditório, mas é verdade. Em casos de hospedagem compartilhada é preciso cuidado redobrado. Mesmo a hospedagem sendo “ilimitada”, pois através de um servidor, você compartilha o serviço de e-mail, de acesso aos sites, os bancos de dados, FTP e demais sistemas e serviços que compõem uma hospedagem.

Neste caso, se as demandas do seu site forem muitas, podem interferir nos acessos aos sites de outros usuários, e isso inclui as mensagens que são enviadas. Da mesma forma, os sites no mesmo servidor compartilhado podem limitar a performance da sua página e o controle dessa situação, em situações assim, o ideal é adquirir um plano mais robusto ou privado.

Muitas empresas de hospedagem oferecem planos bem baratos com banda larga ilimitada. Por mais que seja atraente, fique atento às condições. Na verdade, o que essas empresas fazem nada mais é do que uma estimativa do que o cliente, pelo seu perfil, vai gastar. Mas o cliente não sabe disso e pode acabar ficando na mão.

É praticamente impossível oferecer uma banda larga ilimitada. Imagine se todos os clientes da empresa “X” resolvessem utilizar o fluxo de dados ao máximo na mesma hora? Isso não iria funcionar. Então, no fundo, todo pacote tem um teto, resta saber qual é!

O melhor a fazer é comparar a largura de banda que seu site precisa com a largura de banda que é oferecida nesse pacote “ilimitado”, e assim não ser pego de surpresa.

Lembre que ter uma hospedagem ilimitada não quer dizer que você pode extrapolar todos os níveis de transferência. Isso só quer dizer que não existe um valor definido para o tráfego de dados.

Fique bem atento ao contrato com a empresa que fornece a sua hospedagem. Normalmente, é nele que estão os detalhes da hospedagem “ilimitada”.

Hospedagem de Sites Cloud Hostnet

Existem no mercado diversos tipos de tecnologias e serviços de hospedagem de site além da ilimitada: compartilhada, cloud, VPS, container, revenda etc.

A Hostnet trabalha com hospedagem de sites cloud baseada na tecnologia Linux Containers (LXC). Uma tecnologia open source para gerenciamento de servidores web e banco de dados. Muito similar ao conceito de virtualização, que posteriormente deu origem ao conceito de hospedagem cloud computing, que permite dividir um servidor físico em diversas partes, criando ambientes virtuais encapsulados, que operam de forma independente. Ou seja, diferente da hospedagem compartilhada (e ilimitada), o consumo de um cliente não interfere nos demais sites.

A Hostnet oferece hospedagem de sites cloud completa, uma verdadeira experiência com preços acessíveis e recursos únicos. A  hospedagem da Hostnet inclui: Infraestrutura de Hospedagem + Ferramentas Premium + Cursos profissionais de Criação de Site e Automação de Marketing, por um preço a partir de R$ 59,90 mensais. Disponibilizamos a melhor configuração do mercado para quem vai trabalhar com as plataformas WordPress e Mautic. Confira as características presentes nos planos Hostnet Cloud:

  • Hospedagem Cloud gerenciada;
  • Ferramentas premium;
  • Inclui CDN e certificado digital SSL a partir de R$ 59,90 mensal;
  • Domínio grátis no primeiro ano;
  • Temas e Plugins – temas premium e os melhores plugins pagos;
  • Vários modelos de sites completos e centenas de modelos de páginas prontas para usar. Pacotes com centenas de módulos profissionais, basta arrastar e usar;
  • Cursos completos com especialistas em criação de sites, SEO e automação de marketing;
  • Serviço de e-mail incluído;
  • Segurança – endereço do site com HTTPS e cadeado ao lado para maior segurança e melhor resultado nas buscas do Google;
  • Responsivo – o seu site vai abrir perfeitamente em todos os tamanhos de telas: desktop, tablet e celulares;
  • Integração com Redes Sociais;
  • Cursos profissionais  –  criação de Sites, Automação de Marketing, Curso de Otimização de Sites, Curso de Notificação Push etc.

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

Como evitar problemas entre os níveis de tráfego e a largura de banda disponível

  • Otimize as imagens e vídeos do site. Adeque os tamanhos e evite consumo desnecessário de tráfego;
  • Sites com CMS são excelentes e vão funcionar ainda melhor com instalação e ativação de plugins específicos para otimização. Manter tudo atualizado já é um grande passo para o desempenho e segurança do seu site;
  • Se tiver vídeos, hospede-os fora do website. O YouTube e o Vimeo costumam ser excelentes escolhas. Assim, o seu site pesa menos, consome menos banda e funciona bem melhor;
  • Se realiza frequentemente ações por e-mail marketing, opte por serviços especializados, dessa forma você não compromete o consumo de banda. Afinal, este tráfego será contabilizado nos servidores dos serviços contratados.

Bônus: E-book gratuito sobre otimização de desempenho para sites 

Se você está buscando se aprofundar em otimização de desempenho para sites, no e-book “Como criar sites bem otimizados” nós ensinamos diversas técnicas para você acelerar o seu site e economizar recursos. O material é gratuito e está disponível para download em nosso site.

Links Relacionados:

Hospedagem de Sites – Faça você mesmo

Criação de Sites – A Hostnet faz para você

Ebooks sobre tecnologia para sites e marketing digital

Academia Hostnet – Cursos gratuitos e para assinantes do Combo Cloud 

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios