Anunciar Facebook Instagram Ads

Melhor estratégia para anunciar no Facebook e Instagram Ads

Conheça a equação do Facebook para determinar custos dos anúncios de acordo com o público-alvo

No artigo de hoje, você vai conhecer um pouco sobre como montar uma campanha na Web e qual é a estratégia mais adequada para criar anúncios no Facebook. O conteúdo é parte do curso gratuito “Como Anunciar na Internet”, uma iniciativa do Curso em Vídeo, apoiada pela Hostnet

Expectativa do marketing digital em 2023

De acordo com estatísticas relacionadas a publicidade online e marketing na Internet, publicadas pelo Websiterating, os gastos globais com publicidade digital devem chegar a US $ 681,39 bilhões em 2023. O estudo ainda indica que 12,60% de todos cliques em anúncios de pesquisa no Google, em 2022,  foram feitos por meio de dispositivos móveis. Em 2021, a receita total de publicidade da Meta (Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp, Oculus, Mapillary, Workplace Portal) atingiu US $ 114,93 bilhões.

Anúncios na Internet

Trabalhar e lucrar com a Web requer estudo, planejamento e as ferramentas certas para alcançar bons resultados. Para ter sucesso online não basta ter um site, é preciso ir além e investir em publicidade. Pensando nisso, a Hostnet Hospedagem de Sites e o Curso em Vídeo oferecem, sem custos, o curso “Aprenda a Anunciar na Internet”. 

Quando se pensa em uma campanha de marketing, o objetivo é vender. Contudo, para exercer estratégias de marketing e ter sucesso, é preciso contar uma boa história. Talvez seja interessante montar um kit com itens a serem oferecidos, contar sobre um diferencial do seu produto, inserir e mostrar um serviço dentro de um contexto onde ele se faz necessário, por exemplo. Afinal, ninguém compra de quem não conhece. O consumidor compra por uma indicação, porque já sabe que a marca é boa ou porque “degustou”, de alguma forma, o produto ou serviço.

Marketing digital, para existir, exige a criação de uma história que desperte o interesse do público e o passo a passo para chegar na conversão em vendas. O conjunto de estratégias implementadas na Internet visa atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Para ser encontrada, a empresa explora canais como mecanismos de busca, blogs, sites e redes sociais.

Essa atração é conquistada oferecendo conteúdos de qualidade para o seu público. Para que isso funcione é preciso se comunicar com as pessoas certas. É importante identificar quais são os interesses, dúvidas e desafios do seu público. Em seguida, é recomendado desenvolver campanhas para despertar interesses e oferecer “soluções” que ajudem as pessoas ou empresas a resolverem os problemas que têm.

Adotar eficientes estratégias de marketing desperta no público necessidades das quais ainda não havia se dado conta. A solução para esta demanda recém percebida está exatamente no serviço ou produto que você oferece.

As redes sociais são verdadeiras máquinas de gerar autoridade. A tendência é que o usuário da rede comece a consumir, de forma gratuita, algum conteúdo da marca. Assim, aplica-se o método da jornada de compra.

A este caminho damos o nome de funil de vendas – enquanto empresas, usamos campanhas e anúncios com o objetivo de ajudar esse público a “caminhar” até o fundo desse funil, convertendo a persona (público-alvo) em lead e o lead em cliente. O funil de vendas é a estratégia recomendada em campanhas realizadas pelo Facebook.

Funil de vendas

  • Topo de funil

Público-alvo – identifique o seu target ou persona por gênero, idade, escolaridade, estilo de vida etc.

  • Meio de funil
  1. Visitante (ou lead frio) – este é um indivíduo que até demonstra algum interesse por um produto ou serviço, mas que não precisa ou não está qualificado para recebê-lo. E por esses motivos vai exigir muito mais esforço do marketing para ser convencido de realizar uma compra.
  2. Possível comprador (ou lead quente) – aquele visitante que depois da primeira visita continua se relacionando com a empresa anunciante, fez um cadastro, forneceu algum dado e se tornou claramente interessado pelo produto ou serviço oferecido. Além disso, outras características devem ser observadas a fim de enquadrar este indivíduo como um lead quente, como a necessidade pelo produto, a verba e autonomia para fechar um negócio.

OBS.: o lead é uma pessoa que está ao alcance da empresa.

  • Base de funil

Cliente (comprador) – aquele que se relaciona com a empresa comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que puder para adquirir produtos/serviços diversos. O cliente também pode se relacionar com essa empresa estimando a marca, valorizando ou indicando o produto.

O cliente comprador é aquele que efetua a transação. Logo, no contexto do marketing, o comprador influencia as ações de promoção do produto ou serviço. Isso porque o sentido da promoção é comunicar a proposta de valor, desenvolver relações favoráveis com o comprador, informando e persuadindo a aceitar o produto e fomentar sua procura. Tudo isso está implícito em um anúncio.

É preciso delimitar que tipo de conteúdo você pode/deve disponibilizar para os visitantes, em cada uma das etapas da venda. Detectar isso é fundamental na hora de elaborar campanhas, pois cada tipo de estratégia será direcionada para cada fase do funil.

Então, quais são as campanhas que todo negócio deve ter?

Tipos de campanhas:

  • Proteção de marca – uma campanha barata, direcionada para visitantes, possíveis compradores e clientes de um determinado negócio. Evita que pessoas que buscam por sua marca caiam em outro lugar e comprem da concorrência.
  • Atração e oferta – uma campanha que pode ser cara ou barata, direcionada para o seu público-alvo. As estratégias são pensadas levando em consideração os públicos por afinidade, por faixa etária, por humor que o emoji demonstra, por palavras utilizadas na busca do Google, entre outras características. 
  • Remarketing – campanha com valores baixos, direcionada para visitantes e possíveis compradores. Em muitos casos pode ser direcionada, também, para clientes dependendo do tipo de negócio.
  • Reconhecimento de marca – modalidade de campanha pensada para todos incluídos no funil, menos para o público-alvo. 

Estratégia para anunciar no Facebook

Podemos dividir a estratégia para anunciar no Facebook em três etapas

  • Reconhecimento (público-alvo): etapa da construção da persona. É momento de apresentar o produto/serviço de uma forma genérica para quem não conhece a marca. Ofereça uma suposta solução para a dor do visitante que pode se identificar com o anúncio e sentir confiança a ponto de ser um possível lead.
  • Consideração (leads): uma vez que tenha conquistado a confiança do visitante, direcione-o para uma página; faça um cadastro (pode pedir os dados e oferecer algum conteúdo relevante sem custos, por exemplo). Isso gera tráfego e envolvimento. A ação pode ser feita a partir de uma landing page.
  • Conversão (comprador): nessa etapa ocorre a transação comercial ou não. Então, aqui, você fará um anúncio focado em vendas. 

Em resumo, a melhor estratégia é focar no topo do funil e gerar envolvimento para, em algum momento, montar uma proposta.

Equação do Facebook

O Facebook disponibilizou, durante um treinamento realizado pelos instrutores do Curso em Vídeo, uma equação que determina de forma prática os custos de uma campanha. Acompanhe e aprenda com três exemplos dados pelos instrutores na videoaula. Esse conteúdo viabiliza melhor direcionamento de verbas e esforços de acordo com o público-alvo e camadas do Funil de Vendas.

Dicas finais

  • Em eventos de conversão (parte final da estratégia para anunciar no Facebook), com objetivo de concluir a venda, evite colocar coisas que acontecem raramente. Uma ideia, nessa fase, é dar prioridade aos vídeos (se não tiver um pronto, produza), depois, tráfego e aí por diante.
  • Evite alterações sem relevância no anúncio. Cada modificação realizada em um anúncio demora de sete a 10 dias para ser processada pelo Facebook. Um bom caminho é direcionar a energia em prospecção. Outra opção é fazer parte de comunidades online onde você possa aprender, observar e “sentir as dores” de uma possível demanda para o seu produto/serviço. Pergunte-se qual a demanda que você seria capaz de atender e qual a melhor forma de fazer isso.
  • De tempo em tempo, altere o visual dos seus anúncios. A ideia é não alterar demais, nem de menos. Sessenta dias de veiculação, em média, é um bom tempo para mudar a cara do anúncio ou testar uma nova campanha.

O curso

Se este assunto foi útil e te interessou, é possível aprender muito mais sobre marketing digital fazendo o curso completo “Como Anunciar na Internet”. Aprenda a  fazer anúncios no Google, Facebook e outros canais de divulgação de forma estratégica. 

Este não é um curso comum que vai te ensinar apenas a gerir ferramentas. Ele vai muito além disso! Acreditamos que um profissional de marketing não pode ficar apegado a determinada ferramenta, e sim deve entender do processo como um todo para poder tirar proveito delas e criar novas estratégias.

A capacitação, realizada de forma online, conta com aulas ministradas por Kauê Linden (diretor de marketing da Hostnet) e Gustavo Guanabara (professor do Curso em Vídeo). A dupla, que já ministrou outros cursos, está de volta para ensinar as melhores práticas para fazer anúncios na Meta de forma estratégica. 

Seguem, abaixo, alguns pontos que serão abordados durante as aulas do módulo 01: 

  • Como divulgar sem gastar dinheiro?
  • Google Meu Negócio 
  • O que precisamos para começar a anunciar
  • Qual é o melhor lugar para anunciar?
  • Dicas para divulgar seu site de graça 
  • Como criar uma Landing Page de sucesso
  • Primeiro anúncio no Google Ads
  • Criando anúncio no modo especialista
  • Quais anúncios todo negócio deveria ter?
  • Configurando tags de conversão Google Ads
  • Anúncios de Proteção de Marca
  • Anúncios de Atração
  • Campanha de Remarketing
  • Campanha de Reconhecimento de Marca
  • Anúncios em Vídeo 
  • Otimizando as Campanhas Google Ads
  • Facebook Ads Primeiros Passos
  • Crie um anúncio Facebook ou Instagram
  • Configurando o Pixel do Facebook no WordPress
  • Estratégias de público para Facebook e Instagram
  • Criando público para vender no Facebook e Instagram
  • Como atrair novos clientes no Instagram e Facebook
  • Melhor estratégia para anunciar no Instagram e Facebook
  • Como gerar tráfego pago no Instagram e Facebook
  • Como criar anúncio de conversão no Instagram e Facebook
  • 6 dicas para um copy de qualidade
  • Análise de campanhas do Facebook

Torne-se um apoiador do Curso em Vídeo e saia na frente

Quer ter acesso antecipado a algumas aulas e ver o curso antes de todo mundo? Os alunos apoiadores do Curso em Vídeo recebem créditos para certificados, acesso a conteúdos extras e aulas adiantadas. Então, torne-se um APOIADOR do Curso em Vídeo, contribuindo com uma pequena quantia.

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