funil de vendas marketing digital

Entenda o que é funil de vendas no marketing digital

Aprenda marketing digital no curso gratuito da Hostnet e do Curso em Vídeo

Funil de vendas é a representação de todo o percurso da jornada do consumidor. O conceito simboliza todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a efetivação da compra. Ele é dividido em etapas, que vão desde a descoberta do produto ou serviço até a tomada de decisão de compra.

As três etapas do funil de vendas

O funil de vendas é dividido em três etapas e se você costuma ler sobre marketing, provavelmente, já se deparou com os termos: topo, meio e fundo de funil. A divisão serve para mostrar o caminho que o cliente faz desde que tem o primeiro contato com a empresa até quando se torna um cliente.

Entender sobre o funcionamento do funil e o que acontece em cada estágio é essencial para a eficácia do Inbound Marketing (conjunto de estratégias focado em atrair, converter e encantar clientes), também chamado de marketing de atração. Essa representação permite e facilita o desenvolvimento de estratégias que conduzam o público até o fundo, ou seja, até o fechamento do negócio.

A seguir, disponibilizamos um breve resumo sobre cada fase:

Topo do funil (ToFu): é a fase de descoberta, onde o cliente em potencial conhece o produto ou serviço oferecido. Nessa etapa, o objetivo é atrair o maior número possível de visitantes para o site ou loja virtual. É nesse estágio da jornada de compra que os visitantes do site tomam consciência que têm uma necessidade. Então, cabe a você, fazê-lo descobrir quais são as suas dores.

O topo do funil é o momento da empresa focar em ser encontrada na Internet. Uma forma de fazer isso é disponibilizar conteúdo relevante como resposta para as demandas dessas pessoas.  O texto elaborado pode ser postado, de forma otimizada, em um blog, por exemplo. A ideia é que o seu conteúdo sirva de resposta para pesquisas feitas nos buscadores, como o Google, e que isso possibilite um bom posicionamento na primeira página e consequentemente mais visitantes.

Para fomentar a visitação do site, é possível aproveitar esses conteúdos em versão reduzida e interessante em postagens nas redes sociais e assim atrair mais pessoas para o seu site.

Outra opção é desenvolver conteúdos mais densos e focados na educação, como e-books, estudos, pesquisas e infográficos, que o visitante pode receber ou acessar ao preencher um formulário.

Meio do funil (MoFu): é a fase de consideração, quando o lead está em busca de resolver algumas de suas dores, mas ainda não sabe muito bem como. A ideia aqui é ajudá-los com dicas e técnicas.

Essa etapa pode ser relacionada com os estágios da jornada de compra chamados de reconhecimento do problema e de consideração da solução. Em vez de tentar vender a qualquer custo, aqui trabalha-se para amadurecer e qualificar os leads. A qualificação feita neste estágio determinará se vale a pena entrar em contato para fazer a venda.

Se na etapa anterior, o foco era educação, no Meio do Funil o conteúdo já pode ter mais a cara de uma abordagem de vendas. Para isso, você pode usar templates, ferramentas e checklists que ajudem a resolver problemas mais pontuais dos leads, que já estão mais bem informados sobre sua área de atuação.

Fundo do funil (BoFu) é a fase da resolução, na qual o cliente em potencial está pronto para tomar a decisão de compra. Nessa etapa, a meta é convencer o cliente de que o produto ou serviço oferecido é a melhor solução para o seu problema. É aqui que o lead qualificado torna-se oportunidade. Se ele precisa de uma solução, está aberto para ser abordado pelo time de vendas.

Mas antes de fechar o negócio, o cliente em potencial vai comparar soluções e escolher qual a melhor para as suas necessidades. Nesse ponto, tudo o que foi desenvolvido nas etapas anteriores ganha mais sentido. A essa altura, a credibilidade conquistada pelo site, nas fases anteriores, fará toda a diferença.

Esse é o momento certo para lançar mão de tabelas de preços, comparativos entre produtos/serviços, ofertas de teste gratuito, consultoria e outras vantagens capazes de conquistar o lead.

Conclusão

O funil de vendas é importante no marketing digital, pois permite que as empresas acompanhem e estimulem o processo de compra dos seus clientes em potencial e identifiquem os gargalos que possam, eventualmente, impeli-los. Com essa informação, é possível otimizar o processo e melhorar a taxa de conversão, aumentando as vendas e o retorno sobre o investimento em marketing.

Adotar eficientes estratégias de marketing desperta no público necessidades que, muitas das vezes, ainda não havia se dado conta. A solução para esta demanda recém percebida está exatamente no serviço ou produto que você oferece.

Por isso é preciso delimitar que tipo de conteúdo você pode/deve disponibilizar online, em cada etapa da venda. Detectar isso é fundamental na hora de elaborar campanhas, porque cada tipo de estratégia será direcionada para uma fase do funil.

O Curso

Se este assunto foi útil e te interessou, é possível aprender muito mais sobre funil de vendas e marketing digital fazendo o curso completo de “Como Anunciar na Internet”. As aulas são gratuitas e ministradas por Kauê Linden e Gustavo Guanabara. Aprenda, com essa dupla, a fazer anúncios no Google, Facebook e outros canais de divulgação de forma estratégica.

Este é um curso que vai ensinar muito mais do que gerir ferramentas. Acreditamos que um profissional de marketing precisa entender o processo de vendas como um todo para poder tirar proveito de ferramentas e criar novas estratégias.

O Curso em Vídeo 

O Curso em Vídeo é uma iniciativa do professor Gustavo Guanabara que, desde 2013, disponibiliza cursos gratuitos online e já conquistou quase dois milhões de inscritos no YouTube e mais de 700 mil alunos cadastrados no site do EAD.

O intuito do Curso em Vídeo é ensinar tecnologia a distância de forma democrática e acessível. O projeto online é desenvolvido com total apoio da Hostnet, conectando alunos de culturas e objetivos bem diferentes, oferecendo a todos um excelente material de forma gratuita.

Links Relacionados – conteúdos que podem ser do seu interesse

Curso Grátis Aprenda a Anunciar na Internet – YouTube

Curso Grátis Aprenda a Anunciar na Internet – EAD Curso em Vídeo para quem deseja obter certificados

Hospedagem de Sites – Faça você mesmo

Criação de Sites – A Hostnet faz para você

 

1 comentário

  1. Maurício Barbosa em 16 de novembro de 2023 às 09:59

    Excelente informação para viabilizar publicidade. Hoje em dia as informações estão sobrecarregadas. É preciso criar esquema para que as pessoas realmente lhe perceba.

    Antigamente, ao iniciar atividades no ramo da investigação particular, no ano de i997, era mais simples anunciar e ter resultado. Atualmente há complexidade para viabilizar uma mensagem ao público.

    o funil de vendas é uma aplicação de marketing inteligente.

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios