Jovem empresária investe em loja virtual de cosméticos e organiza suas operações online
O post de hoje, do Caso de Sucesso, conta a trajetória de Ingrid Aragão – uma carioca de alma empreendedora que identificou a carência de um nicho de mercado e se tornou empresária do ramo de maquiagem. Atualmente, ela investe em uma loja online e já se prepara para seus próximos passos.
Com apenas 24 anos, Ingrid é o tipo de pessoa de quem podemos falar que “tira leite de pedra”. Formada em Administração e atualmente cursando MBA em Marketing Digital, para ela não existe tempo ruim; “agora não dá” e muito menos o medo de correr riscos. Poderíamos dizer que a moça é uma vendedora inata, mas ela é muito mais do que isso. Muito cedo começou a batalhar para defender um troquinho. Vendeu bijouterias, Avon, Natura e muitas outras coisas.
Em 2014, decidiu comercializar produtos para cabelos, só que de um jeito diferente; resolveu fazê-lo de forma fracionada. Isso mesmo, anunciava para as amigas em grupos do Facebook: cremes; progressivas; shampoos especiais e marcava as entregas em shoppings, estação de trem, BRT’s e os mais diversos locais públicos. A sua iniciativa deu certo, a procura foi crescendo e começou a diversificar as marcas.
No final do mesmo ano, Ingrid conheceu as vendedoras de uma loja de maquiagem em um shopping no qual realizava as entregas do que vendia. Consequentemente, as vendedoras dessa loja se tornaram clientes dos produtos capilares e a comerciante, que nunca havia se sentido atraída por maquiagem, acabou se interessando e fez um curso de automaquiagem em 2015.
Logo se deu conta que tudo o que era indicado no curso era muito caro. Marcas famosas não cabiam no seu bolso. Foi aí que decidiu procurar marcas mais baratas que apresentassem uma boa relação custo/benefício. Comprou algumas vezes por e-commerce e também conheceu as maquiagens das famosas lojinhas de bijuterias.
Sentindo a demanda na pele
Ao comprar maquiagem nesse tipo de loja, percebeu que os preços eram suaves, mas as consumidoras (incluindo ela) não tinham ninguém para ajudar nas escolhas ou orientar na utilização dos produtos. Além disso, tudo ficava mal organizado e tornava a compra difícil! Aí estava um filão para ser atendido, e ela fazia parte dessa demanda.
Um belo dia, a moça foi até Madureira e comprou algumas maquiagens para testar se esse tipo de venda daria certo. Vendeu tudo tão rápido que voltou para comprar mais na semana seguinte, e fez isso várias vezes depois. Em meados 2015 as vendas caíram, mas ela não desanimou, gastou até o dinheiro da poupança, segurou a peteca e deu a volta por cima.
O salto para loja física
Em 2016, pensou em alugar uma loja, em Campo Grande. Mas não tinha o valor necessário para o investimento. Acabou encontrando e alugando uma “vitrine”, onde muita gente passava. Expôs os produtos capilares e viajou para São Paulo, onde comprou maquiagem para revender. Depois de cinco meses com o ponto de venda, Ingrid percebeu que a maioria das transações eram provenientes de pessoas que conheceram seus produtos pelo Facebook. Logo, não precisava de uma loja com localização privilegiada.
Em setembro de 2016 fechou o contrato de uma loja e a inauguração foi em 22 de outubro. “Confesso que bateu um medinho de não dar certo, mas no dia da inauguração atendi cerca de 80 clientes e fechei o caixa com 4 mil reais. A partir da inauguração tive a certeza que realmente foi melhor ter me mudado, contrariando muita gente que me alertou que seria maluquice porque a loja era num lugar escondido”, explicou a empreendedora.
A expansão
Seis meses após a abertura da primeira loja, o pai de Ingrid, que estava sem trabalhar, se interessou pelo negócio e enxergou ali uma oportunidade. Investiu na ideia da filha e juntos abriram, em abril de 2017, a segunda unidade da Ingrid Cosméticos, dessa vez em Santa Cruz. Em dois meses de funcionamento a loja cresceu, mudou de lugar e foi admitida a primeira funcionária de carteira assinada.
Ao longo dessa vivência, Ingrid notou que as clientes adoram promoções e, em 2017, começou a fazer o “Dia da Promoção Maluca”. “Lembro até hoje de quando chegamos pra abrir a loja e tinha uma fila gigantesca. Eu sempre sonhei em ter uma fila para entrar na loja”, recorda, rindo muito, a empresária.
Em 2018, o espaço se expandiu na galeria. Ingrid montou, também, um atelier e começou a oferecer cursos de automaquiagem. Em outubro deste ano, a Ingrid Cosméticos completou dois anos. No período de 48 horas de comemoração, só a loja de Campo Grande atendeu cerca de 700 clientes e em Santa Cruz mais 400.
Cosméticos, Internet e Hostnet
Além das lojas físicas, boa parte das vendas de cosméticos e acessórios são feitas através das redes sociais. Para essa divulgação usava o Facebook e um grupo no Whatsapp. Contudo, a maior parcela dos clientes hoje chegam através do Instagram. “As redes sociais são ótimas para manter um relacionamento com o cliente”, destaca Ingrid Aragão.
A ideia de montar o e-commerce surgiu com o crescimento da demanda online. As vendas pelo Whatsapp eram boas, mas acabou virando um caos. Ingrid tentou montar a loja virtual sozinha, três vezes, sem sucesso. Para “arrumar a bagunça”, ela ingressou em uma pós-graduação em Marketing Digital. Com isso, ela organizou as vendas e chegou à conclusão de que precisava de ajuda profissional especializada para fazer o site.
De 2008 a 2010, enquanto estudava na Faetec, Ingrid foi aluna do professor Gustavo Guanabara. Através dele (com quem manteve contato), ela conheceu a Hostnet e recebeu a indicação da Plumo – agência de marketing digital localizada em Niterói/RJ e franqueada da Hostnet, para fazer a loja virtual.
Cosméticos na Agência Plumo
A Ingrid conheceu a Michelle Santos, diretora da Plumo e conversaram muito sobre o projeto – o perfil dos clientes; como o site deveria ter uma aparência leve e moderna; que o sistema de compras precisava ser seguro, amigável e intuitivo… De cara surgiu uma sintonia entre as duas, o que corroborou para que a loja fosse criada rapidamente.
A loja em WordPress Woocommerce foi desenvolvida de acordo com expectativas de Ingrid e a expertise da desenvolvedora Web, passando pela escolha da paleta de cores, criação das páginas, formatação dos produtos, visando sempre o desejo da comerciante e seguindo uma pesquisa realizada dentro do seu segmento para que tivesse o melhor resultado possível. E não é que o site ficou lindo e funcional!? Vale até uma olhadinha em https://www.ingridcosmeticos.com.br
O site da Ingrid Cosméticos foi criado com um design totalmente exclusivo. A única adaptação necessária após a “inauguração” do espaço virtual foi o aumento de recursos do e-commerce, já que o grande número de usuários ativos (11 mil até a data da entrevista) pegou todo mundo de surpresa e já garante retorno de 85% dos visitantes. Hoje, a loja já tem mais de 85.700 visualizações de páginas, mais de 2 mil cliques e palavras indexadas na primeira página do buscador como: Primer Playboy, Fix makeup plus dalla, Pó banana shines, entre outras. Toda essa relevância no Google foi conquistada sem anúncios e com resultados totalmente orgânicos.
Dicas da Michelle Santos
Para ter um website de e-commerce, o primeiro passo é escolher um plano de criação de sites e lojas virtuais adequado ao seu negócio. O preço varia de acordo com necessidades e desejos de cada cliente, mas é possível ter uma loja virtual personalizada, como a da Ingrid, com valor a partir de R$2.500,00. Uma vez escolhido o plano, será conversado desde a aparência do site até a inserção de conteúdo. E tudo é adaptável e flexível – o que deixa o custo bem variável, podendo caber em orçamentos de diversos portes.
A evolução da Ingrid Cosméticos
Quando abriu a loja, a jovem empresária pensava em oferecer uma assistência padrão de lojas mais caras; onde o vendedor testa tudo e auxilia na hora de escolher os produtos, mas queria fazer tudo isso com um preço mais baixo. E ela conseguiu! Com um preço bem acessível, na loja física, as vendedoras ajudam os clientes, têm provadores, e tudo é muito bem organizado. Oferece até cursos de automaquiagem ministrado por uma maquiadora profissional. E com a loja online funcionando, a Ingrid também consegue dar um atendimento bem melhor ao público que não consegue ou não quer ir até a loja física. Como não existem barreiras geográficas, hoje, ela consegue vender, com segurança, para todo o Brasil.
Cuidando do Marketing
Dentre as ações de marketing que costuma fazer, Ingrid tem parcerias com influenciadores digitais, para quem manda produtos e eles fazem os vídeos e postam online. Ela mesma também grava vídeos mostrando como usar o produto, como um tutorial. “Hoje em dia as pessoas consomem muito o conteúdo visual e rápido, dá bastante retorno”, explica a jovem empresária.
Boas novas
Os ventos sopram a favor de Ingrid. Graças à sua trajetória relacionada ao marketing digital, pela primeira vez, foi painelista do Rio Info – o maior evento sobre tecnologia do Rio de Janeiro. Para ela foi um desafio, nunca havia palestrado antes, tem vergonha de falar em público, mas surpreendeu a si própria conseguindo se sentir bem a vontade e com desenvoltura no palco.
Hoje, a empresária só pensa em investir mais na loja virtual, e pretende atingir com o e-commerce, pelo menos, um terço do faturamento das lojas físicas. Seu próximo passo será a criação de uma linha autoral de maquiagem, um sonho que com certeza se tornará realidade. Alguém duvida?
A moça que nunca imaginou que chegaria onde chegou, ter o sucesso que tem hoje e ser até inspiração para outras pessoas, conta que sempre trabalhou bastante e nunca teve medo de investir e assumir riscos – um dos maiores medos de quem começa qualquer negócio. Suas ideias não são esperadas, elas surgem, brotam! O segredo da prosperidade para Ingrid é de natureza orgânica, tudo vai fluindo, acontecendo, se encaixando… Ela diz que chave para ter êxito é não ter medo. “Se não der certo (como muitas coisas que já fiz não deram certo) é só tentar de novo, e de novo.. Afinal, a gente só aprende errando”, revela Ingrid Aragão, empresária do ramo de maquiagem.
Inspirador!???
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Muito linda sua história, me inspirei em vc.
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