Curso de SEO: Fatores de Ranqueamento de Conteúdo – parte 3
No artigo de hoje, vamos abordar a terceira parte do tema Fatores de Ranqueamento com foco no conteúdo. A aula faz parte do segundo módulo do Curso de SEO gratuito, ministrado pelo professor Gustavo Guanabara e pelo diretor da Hostnet, Ramiro Lobo.
Caso você ainda não tenha assistido, clique aqui e assista a aula de Fatores de Conteúdo – parte 1 e a parte 2.
Recapitulando, “Fator de Ranqueamento” nada mais é do que um aspecto de um website que, quando analisado pelo algoritmo do motor de busca, mede a qualidade do site. Se as diretrizes forem seguidas e os fatores forem bem trabalhados, existem mais chances do site ocupar as melhores posições na página de resultados proveniente de uma consulta. Dentre os inúmeros fatores de ranqueamento adotados pelo Google, já falamos ao longo do Curso de SEO sobre fatores de domínio, página e, hoje, seguiremos falando sobre os fatores de conteúdo.
Fator 16: Lista de tópicos com link
Utilize um índice no início do artigo com links para cada tópico que será abordado no texto, especialmente, quando se tratar de conteúdos longos. As plataformas de gerenciamento de conteúdo, normalmente, oferecem esse recurso que inserem os links em forma de índice.
Fator 17: Site link e feature snippets
Os links ajudam o leitor a se localizar e o Google ainda pode transformá-los em sitelinks ou featured snippet, que atraem mais cliques nos resultados de pesquisas (SERP)
Fator 18: Conteúdo multimídia
O uso de conteúdos multimídia como textos, imagens, gifs, vídeos,infográficos e outros tendem a aprimorar a experiência do usuário, logo, melhoram o ranqueamento da página.
Fator 19: Links outbound
Inserir links para páginas externas (links outbound) pode impactar positivamente no ranqueamento da sua página. Estudos mostram que páginas com links para páginas com conteúdos de qualidade e autoridade ganham pontos no ranking.
Embora o Google tenha esclarecido que isso não é oficialmente um fator de ranqueamento, isso também favorece a experiência do usuário, logo, melhora o ranqueamento. Diversas ferramentas de SEO recomendam a inserção de links externos ao analisar os artigos.
Fator 20: Links internos
O uso de links internos ajudam o Google a entender a hierarquia do seu site e quais as páginas não mais importantes, além de melhorar a experiência do usuário ao navegar através do seu conteúdo. Logo, isso também influencia no ranqueamento.
Fator 21: Comprimento da URL
O uso de URLs (endereço de uma página web) curtas e objetivas ajudam a compreensão do usuário sobre o tema da página. Há também uma correlação entre o número de caracteres de uma URL e a posição dela na SERP
Ao cadastrar uma URL, escolha palavras-chaves com base em como as pessoas buscaram por aquela informação ao pesquisar no Google.
Fator 22: Fontes e referências
A citação de fontes e referências, mesmo sem links, é um dos critérios considerados pelo Google, especialmente para sites YMYL (Your Money Your Life).
Conforme falamos na parte 2 da aula sobre Fatores de Ranqueamento, Fator 10, o Google tem bastante cuidado com conteúdos relacionados às áreas médica, jurídica e financeira para não colocar os usuários em risco através de conteúdos imprecisos. Daí a importância das referências.
Fator 23: Nível de Leitura
Em 2010, o Google lançou um recurso de pesquisa avançada que permitia filtrar o nível de leitura: básico, intermediário e avançado. Este recurso foi descontinuado, caso você encontre um artigo antigo na Internet, saiba que ele não é mais um fator de ranqueamento.
Sobre o Curso de SEO
A Hostnet e o Curso em Vídeo lançaram em parceria um curso de SEO gratuito. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias de SEO para que as pessoas consigam, de fato, melhorar o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google.
O curso é totalmente gratuito, oferecido pelo Curso em Vídeo e patrocinado pela Hostnet. As aulas estão disponíveis no Youtube e vão ao ar toda terça-feira. Clientes Hostnet que assinam o Combo Cloud têm acesso antecipado às aulas na Academia Hostnet.
O Módulo 1 possui 19 aula e está completo e os temas abordados foram:
- Introdução ao SEO e mecanismos de busca;
- Técnicas de SEO (durante a construção do site) e estratégias de SEO (geralmente aplicadas depois do site pronto);
- Fatores de ranqueamento (idade do domínio, performance da página, entre outros);
- Google Analytics (audiência da página) e Google Search Console (audiência no buscador);
- Plugins do WordPress, Rank Math e Yoast;
- Palavras-chave, títulos, links, estrutura de URL, conteúdo e metadados;
- Meta Description;
- Performance;
- Cuidados e recomendações;
- Checklist para SEO.
e o Módulo 2 está em andamento e os temas abordados serão:
- Fatores de Ranqueamento para Conteúdo;
- Ferramentas de SEO;
- Estrutura do Conteúdo;
- Palavras- chaves;
- Indexação por Localidades;
- Estratégias de SEO.
Estude conosco!
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