criar sites profissionais

Conheça o passo a passo para criar um site profissional e dar vida às suas ideias

Crie um site profissional do zero com dicas dos especialistas da Hostnet

Já falamos por aqui sobre a importância de investir na presença digital de uma empresa. O primeiro passo, e talvez o mais importante deles, para quem deseja caminhar com prosperidade na Internet, é ter um site – seja ele um site de vendas (e-commerce), institucional, um portal ou de qualquer outro tipo. Destacamos, neste artigo, as primeiras fases necessárias na criação de um site:

Planejamento

Antes de tudo é preciso planejar. Pense qual é o objetivo do site que deseja criar (propagar a marca, vender, informar…), defina qual o público-alvo e quais recursos pretende incluir no projeto. Esse é o melhor momento para definir detalhes sobre a aparência geral das páginas, incluindo escolha das cores, fontes e imagens.

Desenhe (pode ser no papel mesmo) a estrutura que você pensou para o site, a interface, páginas, seções e ligações entre elas. Sugerimos que monte um diagrama, um rascunho do que idealizou.

Escolha o nome do site

Pode parecer besteira, mas esse momento é muito importante. Prefira um nome curto, fácil de lembrar, simples de escrever e que reflita a marca ou objetivo do seu site. Esqueça longas denominações, evite usar mais do que duas palavras.

Dispense também nome, composto ou não, cuja grafia possa sugerir outro sentido. ex: Europa passeios ou Europasseios. Uma opção é escolher uma abreviação da sua marca ou, até, um nome bem incomum, mas fique atento para que o nome escolhido faça total sentido para o público-alvo.

O que é domínio e como escolher um bom endereço para o seu site?

Registre o domínio 

Realize o registro no Registro.br ou nos provedores de hospedagem que são credenciados a oferecer esse serviço, como a Hostnet. Em alguns casos, o cliente pode conseguir maiores descontos.

Sem um domínio personalizado e registrado (ex: suamarca.com), a alternativa é usar o domínio de um serviço gratuito (ex: suamarca.blogspot.com). Mas isso não é recomendado, principalmente se a finalidade do site for comercial. Com o domínio próprio, a sua marca está mais protegida e o seu site será localizado de forma fácil na Web. Além disso, com ele é possível criar um e-mail comercial e gerar mais credibilidade. Outra vantagem em ter um domínio personalizado é que mesmo se você mudar de plataforma, o seu nome na Internet não muda.

Na Hostnet, o cliente tem direito ao registro de um domínio novo de forma gratuita a partir da contratação de um dos planos de hospedagem que tenha pagamento trimestral, semestral, anual ou bianual. A promoção, não cumulativa com outras formas de desconto, se refere somente à primeira anuidade utilizando a extensão .COM ou .BR .

Hospedagem de Sites com Registro de Domínio Grátis

 

Hospedagem de site

Provedores de hospedagem de sites são empresas que têm uma infraestrutura própria ou alugada, abrigando servidores conectados à Internet por meio de links de alta velocidade, através da qual irão disponibilizar o serviço de hospedagem de sites. Para ter um site no ar, você precisa deste serviço que armazena e disponibiliza o site 24 horas no ar, sem dificuldade de acesso e para todo o mundo. São armazenados os arquivos que compõem um site ou uma loja virtual, tais como textos, imagens, vídeos, áudios e códigos HTML.

Existem empresas que realizam esse serviço de forma gratuita, porém com recursos bem limitados. Normalmente, o serviço se sustenta com propaganda inserida automaticamente nos sites, e os recursos para confecção das páginas permitem que os sites sejam confeccionados apenas através de ferramentas prontas.

A hospedagem de site pode ser realizada de várias formas, dentre elas a hospedagem compartilhada, VPS, servidor dedicado e a hospedagem na nuvem (cloud).

A Hostnet oferece uma hospedagem especializada em WordPress, com plugins e temas premium, cursos profissionalizantes, serviço de e-mail profissional, CDN, SSL e muito mais. E se o seu website está hospedado com outra empresa, isso não é problema. Fazemos o processo de migração do site de seu atual provedor para os servidores da Hostnet.

A Hostnet trabalha com hospedagem de sites cloud baseada na tecnologia Linux Containers (LXC). Uma tecnologia open source para gerenciamento de servidores web e banco de dados. Similar ao conceito de virtualização, que posteriormente deu origem ao conceito de hospedagem cloud computing, permite dividir um servidor físico em diversas partes, criando ambientes virtuais encapsulados, que operam de forma independente.

A tecnologia “container” é capaz de oferecer ambientes encapsulados, porém, com a vantagem de ter apenas um sistema operacional rodando no servidor físico. Ou seja, não é necessário ter um sistema operacional instalado em cada um dos containers, ganhando em performance e economia de recursos como memória e processamento.

Nossos clientes têm acesso a um container para hospedagem do seu site ou aplicação, com um ambiente totalmente personalizável, em termos de recursos, espaço em disco, memória, uso do processador, entre outros. É possível usar as configurações recomendadas ou personalizá-las, de acordo com a sua necessidade.

Dessa forma, o foco do cliente é voltado para o seu negócio, deixando para a equipe técnica da Hostnet o trabalho de gerenciar o servidor, e seus recursos: disco, processador, memória, firewall, atualização do PHP, do sistema operacional e do servidor web, gerenciamento de backups, entre outros.

Oferecemos hospedagem de excelência com planos para pequenos e grandes negócios,  Atendendo projetos de todos os tamanhos, desde pequenos sites até grandes portais e e-commerces. Garantimos a qualidade do serviço e do atendimento. Atuamos com servidores estáveis, seguros, otimizados para o melhor desempenho e melhor velocidade de sites e lojas. 

A hospedagem de sites da Hostnet é rica em ferramentas para quem vai trabalhar com a plataforma WordPress. O assinante tem à disposição plugins e temas para WordPress licenciados: construtores de sites, gerenciadores de temas, formulários inteligentes, editor de CSS e outros recursos profissionais de segurança e performance.

Vantagens da Hospedagem de sites na Hostnet

  • Servidores nos melhores Data Centers do mundo. Infraestrutura de hospedagem estável, ligada ao PTT brasileiro, segura e otimizada para excelente desempenho dos sites, lojas e projetos online.
  • Servidores otimizados para rodar a plataforma confortavelmente nos planos recomendados para cada tipo de projeto: site, loja, EAD e outros.
  • Academia Hostnet – cursos profissionais completos oferecidos pela plataforma EAD da Hostnet. Aprenda tudo o que precisa sobre criação de sites, lojas e marketing digital para o seu desenvolvimento.

Escolha da plataforma 

Existem várias opções de plataformas no mercado, pagas ou gratuitas, cada uma delas com suas próprias vantagens. O ideal é escolher a que atende melhor às suas necessidades.

Nós, da Hostnet, escolhemos o WordPress (WP) como plataforma para os sites que produzimos, trata-se de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). O WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, sendo a escolha de 43,2% de todos os websites do planeta.

O WP possui uma extensa coleção de plugins que permite expandir a capacidade da plataforma e agregar uma diversidade de recursos aos sites e projetos. Conta também com inúmeros templates (temas) disponíveis, o que possibilita infinitas possibilidades de  personalização do seu site. Sua estrutura amigável permite que mesmo um usuário sem conhecimentos técnicos de desenvolvimento de sites possa operá-lo sem maiores dificuldades. 

Por que escolher o WordPress como a plataforma do seu site?

“Fale” sobre sua marca, seus serviços e produtos 

Comunicação é uma das bases de um negócio e o seu website é um espaço apropriado para isso. Mesmo que o seu site seja um e-commerce, aproveite o espaço para contar a história da sua marca e disponibilizar informações relevantes aos seus visitantes.

Uma das opções é ter, no seu site, um blog onde possa postar artigos, dicas e outros tipos de conteúdo como imagens e vídeos que tenham relação com o seu empreendimento. Tudo isso ajuda no seu processo de venda, colaborando para aquisição de novos clientes. 

Mesmo que você não opte por um blog, capriche no conteúdo fixo das suas páginas. Inclua descrições bem elaboradas e transparentes, desenvolva bons textos institucionais e, caso seja necessário, contrate um redator experiente para “dar o seu recado”.

Marketing de conteúdo: por que investir e por onde começar?

Cuide bem da identidade visual

Essa é uma etapa que merece muita atenção. A Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. É necessário que a identidade visual do seu site seja exclusiva e que converse com a marca, isso faz com que o cliente identifique facilmente que está no seu website. Para reforçar, inclua seu logotipo em todas as páginas e estabeleça um padrão de comunicação visual. O site precisa ser a cara do seu negócio!

Mãos à obra

O processo de criação de um site é profundo e merece cuidados, pode levar algumas semanas e até meses (de acordo com o projeto). Você pode fazer sozinho, contratar um profissional, uma equipe ou uma agência. Vai depender do seu tipo de negócio, da complexidade do projeto, da verba e do tempo disponíveis e de outros fatores. Diante dessas características e condições, você não pode abrir mão de uma variável: a qualidade, porque, certamente, a sua concorrência não deixará esse fator de lado.

Para ajudar nessa caminhada, se coloque no lugar do usuário, analise a concorrência, seja criativo, pense fora da caixinha e reconheça, também, a hora de seguir padrões. Afinal, não basta ter um site, ele precisa ser sólido, estar bem posicionado nos motores de busca, ser integrado com suas redes sociais, ter o marketing digital bem desenvolvido, representar bem o seu negócio e funcionar com agilidade e segurança.

Se você não quer fazer esse processo sozinho, não se preocupe. A Hostnet é a empresa certa para tocar o seu projeto e colocar na Web o seu sonho digital, oferecendo registro de domínio, planos acessíveis de acordo com sua utilização, e-mail corporativo, hospedagem de sites segura e muito mais. Tudo isso em duas opções bem distintas: o modo faça você mesmo ou fazendo tudo para você se dedicar apenas ao seu negócio. Basta conversar com um de nossos especialistas.

Para ajudar você a dar os primeiros passos com o WordPress, a Hostnet fundou a Academia Hostnet. Acessando esse site, você encontra cursos gratuitos e cursos exclusivos para assinantes da Hostnet.

Além da Academia, a Hostnet apoia integralmente o CursoemVídeo (repleto de cursos gratuitos), o canal do CursoemVídeo no YouTube e o Estudonauta – ensino sobre tecnologia com tutoria que reúne temas relacionados a programação, marketing digital, assim como desenvolvimento e criação de sites profissionais.

Curso Grátis de WordPress: Como Criar um Site do Zero

Referência em WordPress

A Hostnet é um provedor de soluções web que tem como objetivo ajudar outras empresas a fazerem negócios pela Internet. É pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Tem mais de 50 mil clientes que hospedam ou já hospedaram seus sites e administram domínios registrados pela empresa nos seus 20 anos de existência.

A Hostnet é referência nacional em WordPress e especializada em: criação de sites e lojas virtuais; automação de marketing; hospedagem de sites; registro de domínio; e-mail corporativo e e-mail marketing. Para conhecer mais sobre os serviço, acesse o nosso site ou entre em contato com um dos franqueados próximos da sua região.

Links Relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse

Hospedagem de Sites – Faça você mesmo

Criação de Sites – A Hostnet faz para você

Academia Hostnet – Cursos gratuitos e para assinantes do Combo Cloud 

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios