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Black Friday: projeções e dicas para vender mais em 2022

Mix de compras e Copa promete movimentar a economia e fortalecer o ticket médio na Black Friday, em novembro

Influência da Copa do Mundo ou não, a verdade é que estamos às vésperas da Black Friday e, segundo dados do setor, a intenção de compra do brasileiro aumentou em comparação ao ano passado.

De um lado, a Black Friday, do outro, a Copa do Mundo em época atípica (20 de novembro a 18 de dezembro). A data de maior desconto do ano, que faz a alegria dos consumidores, será dia 25 de novembro, cinco dias depois da Copa ser iniciada. De acordo com a pesquisa “Consumo para o 2º semestre 2022”, da Behup (empresa brasileira especializada em pesquisa, comportamento humano e tecnologia), 50% das pessoas afirmaram que pretendem comprar algum produto durante a Black Friday. 

O mesmo estudo apontou que, pelo menos 56% dos entrevistados pretendem adquirir algum item por conta do Mundial de Futebol. Essa intenção de compra destaca interesse principal em “Roupas e Acessórios” que movimentam 20%. O fato dos eventos acontecerem ao mesmo tempo representa uma boa oportunidade de negócio para empresas, lojas e e-commerces que, criativamente, saibam criar ações promocionais que unam as duas vertentes – Copa e Black Friday. Veja as previsões das pesquisas:

  • O Instituto Reclame Aqui detectou que 70% dos entrevistados pretendem comprar pela Internet. Diferente de anos anteriores, o público está mais antenado às oscilações de preços praticados e busca descontos relevantes em eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos;
  • Copa – neste período, o estímulo para compras no segmento de eletrônicos está em segundo lugar na lista de preferência dos consumidores, com 15% das intenções, já artigos esportivos, incluindo camisetas das seleções, ocupam o sexto lugar no ranking (12%);
  • Otimismo – a pesquisa Behup aponta que 47% das pessoas esperam que a vida financeira melhore durante este período. Esse dado ilustra a predisposição do brasileiro em gastar;
  • Mercado Pago – um levantamento da empresa e parceiros detectou que 80% dos brasileiros pretendem gastar até R$2 mil na Black Friday em 2022. Em relação ao número de prestações, a ideia dos consumidores é que os parcelamentos sejam realizados em seis vezes;
  • Categorias – a intenção de consumo não é a mesma para todos os tipos de artigos e varia muito dependendo da categoria: moda (48%), tecnologia (44%), eletrodomésticos (30%) e beleza e cuidados pessoais (30%);
  • Meio de pagamento – o cartão de crédito lidera a preferência dos consumidores com 68% das intenções de uso para as compras, seguido pelo Pix com 19% (muitas vezes com descontos além das outras opções) e boletos com apenas 6%.
  • Ticket médio maior – há uma enorme possibilidade de que o ticket médio de compras do brasileiro durante a Black Friday, este ano, seja maior do que o convencional. O motivo? A Copa do Mundo que, naturalmente, desperta o desejo por televisores maiores e melhores. Este é o momento em que as pessoas aproveitam para atualizar a sua TV, com modelos acima de 29 polegadas e mais tecnologia. 

O que mais atrai na Black Friday

Difícil dizer o que mais encanta o consumidor além dos descontos na Black Friday. Criatividade é tudo e o céu é o limite. Porém, alguns detalhes costumam atrair pessoas e serem decisivos para que a compra seja efetivada. A opção que oferece frete grátis ou o menor frete entre a concorrência provavelmente será a escolhida. Atualmente, o cashback atraente ou um bom desconto do Pix também são capazes de conquistar o cliente. 

Vídeos bem feitos de produtos também costumam desempenhar um papel decisivo. Com o foco do Instagram nesse tipo de recurso audiovisual, é esperado que vídeos informativos e com aparência realística conquistem mais clientes. Uma opção, para uso nas redes sociais, são os vídeos embalando os produtos para despacho, se junto com o objeto desejado for adicionado um mimo para o cliente, o ponto extra está garantido. Afinal, quem não gosta de ganhar um brinde?

Sustentabilidade em alta – comprar é prazeroso. Comprar sem culpa é ainda melhor – não estamos falando sobre gastar, e sim sobre consciência socioambiental. Um estudo do Mercado Livre sobre as tendências de consumo online com impacto positivo, realizado em 2021, apontou que dobrou o consumo de produtos sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Só o Brasil corresponde a 40% desse mercado, cujo crescimento das vendas foi duas vezes maior em relação ao levantamento anterior. 

Produtos veganos ou com selos verdes costumam conquistar, com mais facilidade, um público que consome de forma consciente. Mesmo que o item custe mais caro do que na concorrência, selos e descrições relacionados ao cuidado com o meio ambiente aquecem corações e abrem carteiras. Os selos verdes promovem certificações diversas que incluem: eficiência energética, gestão da água, alimentos orgânicos e veganos, manejo florestal, gestão de resíduos, biodiversidade, uso de outros recursos naturais e técnicas sustentáveis.

Dicas para os lojistas

Se você é lojista e deseja lucrar com esta oportunidade, ainda está em tempo. Analisando edições anteriores do evento, que já ocupa lugar entre as três datas mais relevantes do calendário comercial anual (as outras datas são o Natal e Dia das Mães), separamos algumas diretrizes para dar um up na sua estratégia na Black Friday.

1 – Trabalhe com antecedência – uma campanha de marketing bem estruturada é primordial. A equipe de vendas e atendimento deve estar bem afinada e pronta para atender expectativas, sanar dúvidas e resolver problemas. O estoque precisa estar abastecido e com um inventário atualizado de forma dinâmica para atender ao fluxo intenso de pedidos nesta época. Lembre-se de criar promoções exclusivas para clientes fiéis. Fidelizar nunca é demais;

2 -Logística – realize um planejamento detalhado para atender toda a demanda.  Ofereça fretes atraentes, tenha todos os itens disponíveis e demais cuidados necessários para proporcionar uma boa experiência aos clientes. Os itens precisam de embalagens adequadas e cuidados especiais no manuseio para impedir perdas e avarias.

Prepare-se para o aumento da demanda, você vai precisar de estrutura  e organização. Defina bem os prazos de frete e transporte. Invista, também, no processo de preparação do produto.

3 – Disponibilize uma boa conexão – o site precisa estar no ar full time e deve aguentar o tranco no dia de promoções e grande demanda de acessos. Com a previsão de um fluxo maior de visitantes é preciso verificar se os servidores da rede de hospedagem contratada são capazes de suportar. Invista em um serviço de hospedagem de site confiável, se você já nosso cliente, solicite um aumento do seu pacote de hospedagem temporariamente durante os dias de maior pico de acesso. Fale com a nossa equipe!

4 – Responsividade – provavelmente o site de quem vende pela Internet já é responsivo, ou seja, capaz de entregar a visualização do site corretamente, tanto em dispositivos móveis como em desktops. Todos as lojas e sites desenvolvidos pela Hostnet são feitos em WordPress e naturalmente responsivos. Afinal, cada vez mais pessoas realizam compras pela Web e em dispositivos móveis.

Se o seu website não for responsivo, providencie as adaptações necessárias para que ele carregue rapidamente em telas menores como em smartphones e tablets. Também é esperada que a navegação pela loja online possa ser feita de forma intuitiva em uma plataforma de e-commerce simples e eficiente. De acordo com uma pesquisa, com foco no mercado brasileiro, da Mobile Time com a Opinion Box, divulgada em abril deste ano, 81% dos entrevistados já haviam realizado alguma compra na Internet utilizando aparelho celular ;

5- Segurança online – construa um ambiente virtual menos vulnerável e evite fraudes. Invista em meios de pagamentos seguros, garantindo a criptografia de dados, e um sistema antifraude capaz de bloquear atividades suspeitas. Ao navegar na Internet, você já deve ter visto um cadeado que é exibido ao lado do endereço dos sites. Isso representa que o site é seguro por ter um Certificado Digital, que usa o protocolo SSL.

É por isso que vemos o protocolo HTTPS (ao invés de HTTP) na barra de endereços. SSL é um protocolo adotado para aumentar a segurança. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser), garantindo que todos os dados transmitidos mantenham-se sigilosos e seguros.

A criptografia é uma técnica que transforma informações em mensagens cifradas, onde somente o destinatário que possui a chave criptográfica pode ter acesso ao conteúdo original. Dessa forma, pessoas não autorizadas não podem ler esses dados, e com isso as informações viajam em segurança entre os servidores. O SSL já vem habilitado por padrão para todos os clientes da Hostnet, através do recurso de segurança CDN utilizado em todos os sites hospedados em nossos servidores. Ou seja, na Hostnet, o endereço do seu site terá o protocolo HTTPS e um cadeado ao lado afirmando que a comunicação é segura.

Precisa de ajuda? Localize um especialista da Hostnet em sua região para implementar as melhorias necessárias no seu site ou loja virtual! 

Dicas para os consumidores

Quer comprar mais, gastando menos e sem cair em ofertas enganosas? Ainda dá tempo de se preparar e analisar o mercado para ter experiências positivas na Black Friday. Para ajudar, separamos algumas dicas bem úteis na hora de encher o carrinho:

1 – Utilize comparadores de preços – essas ferramentas permitem que você saiba o preço do produto em outras  lojas. No período de ofertas Black Friday, é normal aparecerem promoções surpreendentes. Evite comprar por impulso e sem saber se o preço daquele produto está realmente baixo. Sites comparadores de preço atuam como ferramentas que mostram quanto aquele item custa em outras lojas, oscilações de preços de acordo com a sazonalidade, e vantagens como menor preço, cashback, frete grátis e podem até notificar o usuário quando o produto favorito sofrer reduções de valor.

Opções: 

  • O Buscapé e o Zoom mostram o melhor preço, oferecem cupom de desconto e cashback. O Buscapé também disponibiliza o histórico de ofertas onde você pode comparar valores e produtos, além da avaliação de outros consumidores. Permite salvar itens favoritos e notifica sobre redução de preços dos produtos monitorados. O Zoom promete suporte ao usuário desde a comparação de preços até a entrega do objeto de desejo, histórico de preços e um especialista para tirar dúvidas;
  • O Escolha Segura disponibiliza guias com as melhores escolhas e faz uma análise completa de produtos de diversas categorias. Com ele é possível acompanhar as ofertas de diversos e-commerces de forma instantânea, ao mesmo tempo em que navega pela loja online;
  • O Escorrega o Preço também compara os valores de lojas virtuais. A ideia é que a plataforma ofereça ao usuário se o produto desejado está com bom preço ou não. As lojas cadastradas no Escorrega o Preço oferecem cupons de desconto. Além disso, é possível criar alertas para artigos específicos e ser notificado pelo website, e ainda consultar o histórico de preços de até dois anos. Contudo, ele não disponibiliza cashback.
  • O Busca Preço pode ser utilizado em lojas físicas para saber a média do valor do produto por meio do código de barras. A ferramenta promete auxiliar o consumidor a encontrar preços mais justos de itens específicos em supermercados e farmácias, por exemplo. A classificação de preço de um produto será enquadrada em: barato, razoável, tolerável e caro. O aplicativo está disponível para download gratuito na Play Store;

2 – O barato pode sair caro – desconfie de preços muito abaixo do normal. Uma promoção mais do que atraente pode ser uma armadilha. Dessa forma, se o preço estiver muito abaixo que o normal, recomendamos analisar se a venda não se trata de um golpe.

3 – Verifique se o site é verdadeiro – cuidado, você pode estar acessando um site falso! É possível checar se é confiável através dos seguintes métodos:

  • Confira se o site possui uma conexão segura olhando na barra de endereço pela presença do ícone do cadeado e o “HTTPS” antes do “WWW”. Esses são indicativos de que os dados fornecidos para o site são criptografados;
  • Analise atentamente o endereço do site e veja se, por acaso, você não acessou uma “cópia” da loja que você queria visitar. É normal os criminosos mudarem algumas letras de grandes marcas apenas para enganar os consumidores;
  • Por fim, verifique a existência de inconsistências nas mensagens do site, como diferenças de preços ou erros de ortografia. Esses são indícios de que o site pode não ser verdadeiro.

4 – Compre em lojas confiáveis – elas não vão divulgar promoções falsas. Compre de e-commerces onde você está acostumado a adquirir produtos ou que seja recomendado por pessoas próximas que já realizaram compras no mesmo site. Outra forma de avaliar a loja é consultar o Reclame Aqui e analisar o histórico de reclamações, pontuações, selos e perfil da empresa.

5 – Política de privacidade – se preocupar com as leis e garantir a segurança do visitante é tarefa básica de quem tem um site de vendas. Confira sempre a política de privacidade da loja onde pretende adquirir produtos. Todo site tem o dever de comunicar ao público, de forma clara e objetiva, como coleta os dados, como os utiliza e como os protege, uma vez que este processo é regulamentado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

6 – Observe as informações de contato da página – se a página disponibiliza número de telefone e outras formas de contato como chat, e-mail, endereço (se for também uma loja física), direcionamento para as redes sociais e políticas de devolução já é um bom começo. Caso precise tirar uma dúvida, aconteça algum imprevisto ou precise acessar o setor técnico, o cliente pode ficar tranquilo, uma vez que terá alguém, em carne e osso, para atendê-lo.

7 – Cuidado com links encurtados e promoções por e-mail – sites cheios de anúncios, pop-ups insistentes, redirecionamento para outras páginas e banners também merecem um pé atrás. E-mails com promoções tentadoras podem ser um belo disfarce para phishing, ou seja, para o sequestro de seus dados pessoais. Tais informações, geralmente são captadas por meio de e-mails falsos ou estímulo ao acesso de sites igualmente falsos. Evite ciladas ao receber e-mails promocionais, acesse a loja digitando o site no seu navegador, conferindo assim a autenticidade da oferta.

Por fim, a nossa mensagem para fazer boas compras na Black Friday é “pesquise e fique atento”. Dessa forma, você corre menos riscos,  fará boas aquisições e certamente marcará muitos gols nas compras online.

Até a próxima!

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