Advogado desenvolve gerador de petição online

O Caso de Sucesso de hoje apresenta uma história muito bacana; a história do site Valor do Trabalho (um gerador de petições e cálculos trabalhistas fácil de utilizar) e do Gustavo Borceda.

Gustavo é advogado, tem um espírito empreendedor, é super antenado na web, criativo e adora desafios. Gosta tanto de desafios que, além de ter criado e desenvolvido sozinho o seu site, no momento está trabalhando para montar uma equipe e buscando novos parceiros que tenham ideias afinadas com as dele. E quando alguma coisa dá errado? Ah, aí ele “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima” e segue em frente.

Oficialmente, o site Valor do Trabalho nasceu com a abertura de uma empresa (MEI) no dia 15 de abril de 2016. Mas a história com a Hostnet começou um pouco antes, em  setembro de 2015, quando Gustavo transferiu o seu projeto, que até então rodava apenas em localhost, para o servidor da Hostnet, onde encontrou um ambiente perfeito para continuar desenvolvendo e testando o site.

“Descobri um sistema sólido e fácil de utilizar, com um suporte nota dez que nunca me deixou na mão. Posteriormente, quando o site começou a ter tráfego, o servidor da Hostnet também se mostrou bastante estável e seguro, e é facilmente escalável, o que ajuda, e muito, o crescimento ordenado do site.”

Gustavo Borceda, desenvolvedor do Valor do Trabalho.

A ideia inicial era criar um “automatizador de petições”. O pensamento surgiu há pelo menos 15 anos, da experiência pessoal de Gustavo como advogado e consultor trabalhista.

O primeiro formulário que ele criou foi para si próprio, com a  finalidade de ajudar na identificação e apuração de direitos trabalhistas, atuando, na época, como orientador trabalhista e previdenciário no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) , em sua cidade, Porto Ferreira – SP. O objetivo era servir de apoio para o “diagnóstico” de dúvidas do trabalhador ou beneficiário do INSS.

Após sair do PAT, Gustavo continuou atuando na área por conta própria, inclusive  auxiliando escritórios na confecção de petições, sobretudo trabalhistas. Em 2014 começou a criar os textos, a lógica, e as perguntas que seriam utilizadas nos formulários. Nessa época, ele acreditava que o “desenvolvimento” do sistema “automatizador de petições” ficaria para os programadores, que pretendia contratar. Mas essa contratação nunca se concretizou.

Em 2015 Gustavo decidiu  criar um sistema online e foi orientado que em PHP ficaria mais barato, e seria mais simples. A esta altura, ele já conhecia um pouco de HTML, que aprendeu tentando criar alguns outros sites, mas desconhecia totalmente o universo PHP. Quando não se conhece nada sobre determinada coisa, o que um ser humano geralmente faz nos dias atuais? Procura no Google! Foi isso que o advogado fez, digitou “Curso de PHP” e refinando um pouco a sua busca encontrou o “Curso em Vídeo” do nosso parceiro; o professor Gustavo Guanabara.

Foi então que começou essa troca virtual entre Gustavo (Borceda) e Gustavo (Guanabara). Borceda queria assimilar e começar tudo rapidamente e foi direto ao curso de PHP. Contudo, nas primeiras aulas, o Guanabara advertia que “se você ainda não fez o curso de algoritmos, então pare este curso e faça o de algoritmos antes, porque senão você não vai entender nada”. E assim fez o advogado. Viu que algoritmos não é um bicho-de-sete-cabeças e perdeu o medo; achando até muito simples.

A primeira experiência prática após os ensinamentos do Curso em Vídeo foi a tentativa de colocar os cálculos preliminares do valor da ação no Gerador de Petições. Nada muito complexo, apenas incluir o valor de cada verba na petição, sem juros ou correção monetária e somar no final. Para criar a lógica dos cálculos preliminares, o advogado usou ensinamentos do curso de algoritmos. E funcionou!

Hoje, além de gerar as petições iniciais trabalhistas, o site Valor do Trabalho conta também com os painéis de identificação de direitos, os cálculos preliminares para reclamações trabalhistas, os cálculos simplificados (uma novidade recente), e uma área de artigos. Tudo isso dentro de um sistema responsivo, que funciona perfeitamente em quase todos os dispositivos móveis.

Também é possível salvar os resultados em PDF e no formato Word, e o sistema possui vários alertas nas páginas de resultados, com dicas informando possíveis inconsistências; um diferencial. Mas a cereja no bolo foi a criação da Sofia, a assistente virtual do site Valor do Trabalho, isso mesmo: uma assistente virtual que ajuda na realização dos cálculos simplificados e também atende pelo Messenger do Facebook. Isso não é incrível!?

O futuro do site Valor do Trabalho promete. Faltam 4 módulos referentes às petições iniciais e cálculos preliminares dos geradores, além de recursos para otimizar a usabilidade do site e cobrir as demais fases do processo. Um programador, um designer ou outros profissionais agregariam, sem dúvida, muito ao projeto que está aberto para parceiros e colaboradores voluntários interessados. Você pode ser um deles!

A interface também sofrerá uma revolução, em breve, para se tornar como um webchat – o cálculo simplificado de rescisão contratual já está funcionando assim. A força de vontade, a decisão de ir em frente, e pelo menos umas 5 mil horas de estudo e trabalho foram fundamentais para o site Valor do Trabalho sair do papel. Mais uma vez, o Curso em Video foi a base de tudo. O SOpt e milhares de outros conteúdos em fóruns e sites especializados na Internet também foram absorvidos nesse período.

Em 2016 o site Valor do Trabalho foi incluído nos mecanismos de busca e começou a ter acessos. A publicação de artigos jurídicos citando o site Valor do Trabalho, e o aprendizado sobre SEO (search engine optimization) e marketing digital foram fundamentais para trabalhar a popularização do site e conquistar novos usuários. E não pense que o Gustavo Borceda pagou caro por isso. Além de uns poucos anúncios no AdWords e no FaceAds, ele não pagou mais nada! Utiliza diariamente as ferramentas gratuitas Google Analytics e Search Console. Fez cursos da Academia da Hubspot, e aprendeu muito a partir de conteúdos gratuitos do  Curso em Vídeo e outros sites.

Hoje o site possui 3 níveis de acesso.

  • Acesso público –  o usuário não precisa ter cadastro, podendo acessar todos os aplicativos para conhecer o sistema (Cálculos Individuais e o Comece Agora para Petições), artigos e outros recursos como o Mapa Mental dos Direitos Trabalhistas;

  • Acesso livre – o usuário cadastrado no sistema tem acesso ao conteúdo anterior e também à parte livre do Gerador Petições e do Gerador de Cálculos. Esta parte livre compreende pelo menos ⅓ do sistema (2 de 6 módulos), e é modificada todos os meses;

  • Acesso Pro – o usuário tem acesso a todos os recursos do sistema, e pode ser contratado por assinatura mensal ou por período de 7, 30 ou 90 dias.

O sistema foi inteiramente projetado para o advogado trabalhista que atua em benefício do trabalhador, mas o acesso por estagiários, estudantes de Direito e outros profissionais da área jurídica também tem se mostrado relevante. O acesso por pessoa sem formação jurídica é permitido, mas sempre incentivando a busca por orientação profissional ao final  dos resultados.

Conheça o site Valor do Trabalho, e veja do que você também é capaz!

Links Relacionados:

https://www.valordotrabalho.com.br/

http://www.cursoemvideo.com/

https://www.hostnet.com.br/blog/category/casos-de-sucesso/

2 comentários

  1. Vanessa Rangel em 16 de abril de 2021 às 20:12

    Excelente.

  2. Vanessa Rangel em 16 de abril de 2021 às 20:12

    Excelente.

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios