otimizacao de site seo hospedagem de sites

SEO: como o serviço de hospedagem de site influencia na otimização?

Quando o assunto é otimização de sites, seguir boas práticas é fundamental. Publicar conteúdo relevante, ter um código amigável, adotar palavras-chave funcionais, reduzir imagens para que não pesem demais, tudo isso faz parte do pacote de SEO.

Mas será que a qualidade da hospedagem do site interfere na otimização? Isso é o que vamos abordar a seguir nos tópicos mais importantes da relação “hospedagem de sites X SEO”.

Uptime 

Relacionado com tecnologia da informação, “uptime” é utilizado para se referir ao tempo em que um computador ou sistema operacional está ligado e funcionando normalmente, sem interrupções de atividades. Quando pensamos em hospedagem de sites, esse termo refere-se ao tempo em que um servidor está disponível, podendo ser acessado por qualquer usuário da Internet – tanto os administradores do sistema quanto visitantes externos.

O fator disponibilidade está diretamente ligado à confiabilidade de um site. O ideal é que o tempo que o site fique indisponível seja mínimo, praticamente imperceptível e que isso não afete as vendas. Isso, sob o olhar humano, é relativamente fácil de alcançar, mas nada passa despercebido pelos buscadores como o Google.

Ao fazer uma consulta no seu website, se o site de busca não encontrar conteúdo disponível ele será notificado, fazendo o portal perder autoridade de página e de domínio – logo, o conjunto de páginas da Internet perde relevância no SEO.

Para evitar problemas como esse, contrate uma hospedagem com uma boa disponibilidade, e não busque economizar nesse quesito. Afinal, você não quer perder vendas nem deixar de transformar leads em clientes, muito menos ficar de fora de um bom ranqueamento nos sites de buscas.

Hospedagem de Sites: conheça o data center da Hostnet

Tempo de resposta

Um dos fatores que influenciam no posicionamento do seu site nos motores de busca é a velocidade de um site. Cada vez mais, as pessoas tomam decisões mais rápido e por isso requerem respostas imediatas. Se o seu site demorar para responder, o visitante vai para o concorrente. Conheça algumas medidas para reduzir o tempo de carregamento do site, independente da qualidade da hospedagem:

  • Comprimir imagens e vídeos;
  • Evitar animações sem funcionalidades;
  • Adotar apenas aplicações essenciais;
  • Optar pela tecnologia CDN (em português: Rede de Entrega de Conteúdo) – um grupo de servidores geograficamente distribuídos que aceleram a entrega do conteúdo da Web, aproximando-o de onde os usuários estão;
  • Usar tecnologias com cache;
  • Configurar o carregamento por blocos de conteúdo.

Para não ficar em maus lençóis, invista em um serviço de hospedagem que forneça alta velocidade para o seu website. E no site, adote um layout claro e fácil para que as informações sejam encontradas rapidamente.

Hospedagem de sites com CDN grátis na Hostnet: o que é e como funciona?

Segurança 

Quanto mais vulnerável for o site, tendo maior risco de ser invadido, maiores serão as chances dele perder posições nos buscadores. Evite que isso aconteça, contrate um provedor de hospedagem seguro, com medidas preventivas confiáveis. Uma das principais tecnologias de segurança é a SSL que está presente em todos os planos de hospedagem da Hostnet.

O certificado SSL garante que ocorra a criptografia durante a troca de dados. Essa troca de informações acontece entre o navegador do usuário e o servidor. O certificado é indicado para sites e lojas online, especialmente, àqueles que recebem dados pessoais de clientes e realizam transações bancárias. Para identificar se a tecnologia está disponível em um website, basta procurar pelo cadeado e o protocolo HTTPS ao lado do endereço do site. Esse tipo de recurso confere mais credibilidade e melhora a reputação do seu negócio na Internet.

Hospedagem de sites com SSL grátis e habilitado automaticamente na Hostnet

Localização

Apesar de não ser determinante, o local do servidor afeta a velocidade de carregamento da página. Por isso, dependendo da localização geográfica do seu público-alvo, dê preferência para hospedagens baseadas no mesmo país. Logo, se você busca principalmente acessos nacionais, procure uma hospedagem no Brasil, pelo fato do servidor estar geograficamente mais próximo da audiência.

O Google e demais buscadores analisam as informações de bancos de dados, assim verificam e levam em consideração a localização geográfica do endereço IP. A localização de um endereço IP tem um impacto significativo nas posições de ranqueamento que os sites ocupam. Então, onde o servidor está localizado, pode determinar as classificações realizadas pelos motores de buscas.

Tipo de Hospedagem de Sites

A hospedagem de sites é o serviço que permite que você coloque o seu site no ar, deixando ele disponível na internet para que qualquer pessoa possa acessar.

Dentro do mercado de hospedagem de sites existem variações em relação ao tipo de tecnologia adotada. As formas de hospedagens mais comuns são a hospedagem especializada (WordPress e Windows, por exemplo), loja virtual, VPS, Cloud e compartilhada.

A compartilhada é a mais popular e barata, justamente por dividir o espaço com outros sites, simultaneamente, em um servidor. Como essa modalidade divide recursos com outros locais, ela pode ser prejudicial ao SEO, comprometendo o posicionamento do seu website. Isso não quer dizer que seja um serviço ruim, mas pode haver esse tipo de problema e é importante que você esteja ciente. Para ficar longe desse risco, opte pela hospedagem Cloud. Nós, da Hostnet, oferecemos hospedagem Cloud em todos os planos. Além de valores acessíveis, entregamos segurança e disponibilidade para o seu website.

Hospedagem de sites não é tudo igual?

Não! Definitivamente, não é tudo igual! Na hora de escolher a hospedagem para o seu website é preciso estar atento se o ambiente está preparado e se é seguro, se o seu site ficará rápido (otimizado), se o serviço tem qualidade, se os servidores são bons, se o suporte oferece disponibilidade de atendimento, se diversas ferramentas de ponta são oferecidas, entre outras soluções. Lógico que você também deve analisar o preço, mas não faça disso a prioridade. Analise sim, toda a relação custo-benefício com as orientações do professor Gustavo Guanabara.

Podcast da Hostnet

Na sexta temporada do Hostcast, gravamos um episódio falando sobre Fatores de Ranqueamento no Google. Se você deseja se aprofundar no assunto, recomendamos ouvir o episódio. O Hostcast está disponível gratuitamente também pelo Spotify, acesse https://hostnet.com/spotify.

Curso Gratuito  de SEO

A Hostnet e o Curso em Vídeo lançaram em parceria um novo curso de SEO gratuito. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias de SEO para que as pessoas consigam, de fato, melhorar o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google. Módulos 1 e 2 completos e disponíveis gratuitamente.

Links Relacionados: assuntos que podem ser do seu interesse

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual? 

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

Linux Containers : o que é LXC e quais as suas vantagens em relação ao VPS?

Contratar Hospedagem de Sites Hostnet

Academia Hostnet – Plataforma EAD com cursos gratuitos

Franquia da Hostnet – trabalhe conosco

Canal da Hostnet no Youtube

Canal Curso em Vídeo no Youtube com prof. Gustavo Guanabara

Ebooks sobre tecnologia e marketing digital – download grátis

 

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios