ebook-seus-dados-1024x536

Segurança online: como criar uma senha forte e fácil de lembrar?

A preocupação com a segurança na Internet aumentou entre os usuários comuns após tantos episódios de roubos e mega vazamentos de dados, clonagem de contas What’sApp e boletos falsos, além dos já famosos SPAM e fishing.

Todos sabemos que senhas fracas podem ser quebradas facilmente. Para conseguir uma combinação que deixe seus dados bem protegidos, é importante gastar algum tempo desenvolvendo uma palavra-chave que seja difícil de ser quebrada. O desafio é praticidade x segurança. Senhas complexas em geral oferecem uma segurança maior, mas são mais difíceis de serem lembradas; já as senhas simples são exatamente o contrário.

Os especialistas afirmam que não devemos usar a mesma senha em mais de um serviço. Isso é um fato: se o hacker invadir seu Facebook, também terá acesso à sua conta de e-mail, Twitter ou qualquer outro cadastro que você tenha.

Veja algumas regras que ajudarão na hora de criar uma senha complexa, mas fácil de memorizar e outras dicas:

  • Evite palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como “123456”;
  • Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos;
  • Pegue uma frase longa, que signifique algo para você como: “eu gosto de chocolate e futebol” e transforme em uma senha com substituições por números e símbolos como: “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”;
  • Se for possível adicione espaços entre as palavras, é ainda melhor. Exemplo: “Eu G0st0 De Ch0c0l@te E Futeb0l!”;
  • Uma bom exemplo é a senha “My 1st PassPHRASE!” (“minha 1ª senha” em inglês), que alterna letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e ainda conta com os espaços, Complica a vida do hacker, mesmo sendo uma senha fácil de ser memorizada;
  • Em vez de criar uma senha complexa, crie uma senha mais longa (com 14 caracteres ou mais). Frase longa é mais eficiente do que uma senha curta, de preferência com caracteres aleatórios;
  • Use um gerenciador de senhas – Quem gosta de complicar pode achar um método seguro para guardar suas senhas, já que é muito improvável lembrar-se de algo como “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”. Gerenciadores de senha são excelentes, mas também requerem uma senha-mestra;
  • Por isso, mantenha uma cópia por escrito da sua senha em uma folha de papel, em um local bem seguro. O mesmo vale para o caso de você preferir manter todas as suas senhas por escrito;
  • Troque suas senhas regularmente;
  • Ative a verificação em duas etapas, recurso de segurança fornecido por serviços de e-mail e redes sociais para aumentar a segurança no momento de fazer login em dispositivos desconhecidos;
  • Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites;
  • Não use datas ou fatos que possam ser encontrados online;
  • Não envie suas senhas por mensagem, e-mail ou de qualquer outra forma;
  • Sempre que possível, digite suas senhas em seus próprios dispositivos e evite ao máximo digitar suas senhas em aparelhos públicos.

 Sua senha é forte?

Segundo sites especializados em testar senhas, as combinações a seguir são muito fortes. “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!” demoraria 260 sextilhões de anos para ser quebrada. Já a senha “Eu G0st0 De Ch0c0l@te E Futeb0l!” demoraria 7 nonilhões de anos.

Agora, “My 1st Password!” é uma senha mais “simples” e demoraria apenas 4 meses para ser quebrada, mas ainda é considerada segura o suficiente para o uso no dia a dia. Por outro lado, “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”, é a mais difícil de ser lembrada, a mais segura e demorando cerca de 254 quintilhões de anos para ser derrubada.

Vale lembrar que as senhas citadas não devem ser usadas por já terem se tornado públicas. Além disso, as dicas citadas são para usuários comuns da web.

Tudo sobre segurança de dados online

Se você tem preocupação com a segurança do seu site e dados em geral, nós recomendamos a leitura do e-book “Seus dados estão realmente seguros?”

Neste material, você terá acesso a um conteúdo rico e aprofundado sobre segurança na Internet. Clique na imagem abaixo, o download é gratuito!

segurança de dados

Links relacionados – assuntos que podem ser do seu interesse: 

Hospedagem de Sites Cloud Hostnet

E-books grátis sobre tecnologia e marketing digital

Serviço de e-mail profissional

Criação de Sites em WordPress

Hospedagem de sites com CDN grátis: o que é e como funciona?

2 comentários

  1. josielly em 27 de setembro de 2015 às 17:30

    quero ter um e-mail e uma senha

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios