
Qual a cara do novo consumidor?
Em tempos de E-commerce e Inbound Marketing, conhecer seu público-alvo ou persona é fundamental, tudo muito específico, dedicado e porquê não dizer: personalizado.
Mas calma aí, nem tudo é tão pessoal assim! O mercado em geral reúne diversos tipos de consumidores, mas algumas peculiaridades estão presentes em diferentes nichos de mercado e setores. Vamos mostrar a seguir, as principais características comuns aos novos consumidores do século XXI.
Conheça as 10 características do seu possível cliente e não erre na captação:
1 – Quer se comunicar pelas redes sociais com as empresas com as quais se relaciona;
2 – Deseja agilidade nas respostas das empresas pelas mídias sociais e emails – máximo 48 horas para emails. Nas redes sociais, se possível, o quanto antes;
3 – Utiliza smartphone para pesquisar ou comprar – então, o seu site precisa ser responsivo. Capaz de abrir rapidamente e de forma otimizada em dispositivos mobile;
4 – Prefere utilizar os aplicativos da empresa antes de entrar em contato por telefone;
5 – Cada vez menos pede opinião sobre um produto para os vendedores de uma loja;
6 – Cada vez mais utiliza a Internet para buscar opiniões;
7 – Não gosta de anúncios nas redes sociais;
8 – Prefere comprar em lojas online – comodidade, melhores preços e promoções;
9 – Adora programas de fidelidade;
10 – Está mais atento sobre a experiência com determinada empresa – se for negativa, não pensará duas vezes antes de boicotar.
Com essa descrição fica difícil errar. Capriche na comunicação, no atendimento, na transparência e na agilidade. E nunca esqueça de valorizar o seu cliente!