Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo se tornou uma forma muito popular para divulgar produtos e serviços na Internet nos últimos anos e as estratégias para se destacar nesse mar de informação ficam mais complexas a cada dia.

A partir de 2005, a chegada de sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress e plataformas de redes sociais, tornou a comunicação mais acessível e barata, se comparada aos meios tradicionais offline ( revistas, jornais e etc).

Esse fenômeno, conhecido como WEB 2.0, promoveu uma mudança nas relações de poder entre meios de comunicação e leitores, que ganharam voz podendo opinar sobre o que está sendo dito pela grande mídia e também desenvolver seu próprio conteúdo.

Aí é que entra o Marketing de Conteúdo na era digital, empresas perceberam o potencial da Internet para falar sobre seus mercados, produtos e serviços sem intermediários, de forma barata e com total autonomia sobre as informações, dando início a uma corrida em busca de leads.

Lead  é um termo muito usado no marketing e nada mais é que Cliente em Potencial, ou seja, qualquer pessoa que tenha interesse no seu negócio e que você pode trabalhar para ela se tornar de fato um cliente. 
Mas o que as empresas ganham em oferecer conteúdo gratuito na Internet? A resposta é MUITA COISA. Vamos destacar algumas:

Tráfego para o seu site

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google por determinado assunto, o site ou blog da sua empresa pode aparecer no resultado das buscas e o usuário ser direcionado para a página onde você fala sobre aquela dúvida que ele tem. Outra forma, é pegar o artigo que você produziu e divulgá-lo em redes sociais, desviando aquele usuário do Facebook para o seu artigo, por exemplo. 

Possibilidade de captura de leads

Leads são clientes em potenciais e, quando você oferece um conteúdo diferenciado, ele pode querer se cadastrar em seu site para continuar recebendo informações sobre o seu produto ou serviço através de um endereço de e-mail. Ter o endereço de e-mail de um potencial cliente é algo bastante valioso, pois te permite criar um relacionamento e trabalhar a venda. Capturar leads envolve ter um conteúdo sofisticado e que realmente agregue valor ao leitor, como um e-book, por exemplo.

Visibilidade aos seus produtos e serviços

Você pode criar artigos que falam sobre o seu produto ou serviço, despertando o interesse do leitor e mostrando de que forma aquilo pode ser útil para ele. Ninguém melhor do que você para falar sobre o seu mercado. Anúncios dão visibilidade a um produto, mas um review bem desenvolvido dá a segurança e ajuda no momento de decisão da compra.

Autoridade no mercado em que atua

Quando você divide o seu conhecimento com o público sobre determinado assunto, você acaba se tornando uma autoridade sobre aquele tema. Claro que isso é um trabalho de longo prazo, até porque confiança a gente conquista com tempo e dedicação. Isso é muito bom para profissionais autônomos e consultores. 

Educação do seu público sobre ramo de atuação

Se você atua num mercado complexo, é necessário educar o seu público. Esse é o caso da Hostnet, que por trabalhar com tecnologias de última geração temos que mostrar aos nossos usuários de que forma aquela tecnologia pode agregar em lucratividade para o negócio dele e ensiná-los a implementar aquela tecnologia. Por isso temos uma vasta documentação em nossa Wiki, artigos escritos por professores e profissionais de TI. 

Gostou das dicas? Estude gratuitamente com a ajuda da Hostnet e do Professor Gustavo Guanabara. A Hostnet é patrocinadora do Curso de Marketing Digital do canal Curso em Vídeo: http://hostnet.com/mktdigitalguanabara 
 

Deixe um Comentário





Mais Notícias

como criar site profissional

Webinar: Como criamos sites profissionais. Inscrição Gratuita!

(Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Franquia da Hostnet é destaque no jornal Folha de Alphaville

hospedagem-sites-no-brasil-ou-exterior

Hospedar o site em provedor brasileiro ou em provedor gringo?

criar-site

Ter um site é caminho do sucesso para empresas lucrarem na Internet

hostcast-2

Assine nossos FEEDS