marketing de conteudo inbound

Marketing de conteúdo: por que investir e por onde começar?

Entenda como a sua empresa pode se beneficiar com uma boa estratégia de marketing de conteúdo

Os últimos três anos foram marcado por um crescimento exponencial no número de novos negócios online e desenvolvimento digital mundial, e no Brasil não foi diferente. Para alcançar o sucesso no mundo virtual, existe o requisito básico de ter um website e/ou blog e assim conquistar um bom posicionamento e destaque. Para maior êxito, o marketing de conteúdo se tornou uma forma muito popular para divulgar produtos e serviços na rede nos últimos anos e as estratégias para se destacar nesse mar de informações ficam mais variadas a cada dia.

Vamos recapitular

A partir de 2005, a chegada de sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress e plataformas de redes sociais tornou a comunicação mais acessível e barata, se comparada aos meios tradicionais offline (revistas, jornais etc). Esse fenômeno, conhecido como WEB 2.0, promoveu uma mudança nas relações de poder entre meios de comunicação e leitores, que ganharam voz podendo opinar sobre o que está sendo dito pela grande mídia e também desenvolver seu próprio conteúdo.

Foi aí que surgiu o marketing de conteúdo na era digital; empresas perceberam o potencial da Internet para falar sobre seus mercados, produtos e serviços sem intermediários, de forma barata e com total autonomia sobre as informações, dando início a uma corrida em busca de leads. 

Mas, por falar em lead, este é um termo muito usado no marketing e nada mais é do que um cliente em potencial, ou seja, qualquer pessoa que tenha interesse no seu negócio e que você possa trabalhar para ela se tornar de fato um consumidor.

Mas o que as empresas ganham ao oferecer conteúdo gratuito e de qualidade na Internet? A resposta é MUITA COISA. Na imagem abaixo, temos um funil de vendas, que ilustra a jornada do consumidor do momento em que ele tem contato com o conteúdo do seu site/blog até a aquisição do seu produto/serviço. 

 

marketing de conteudo inbound

Tráfego para o seu site – quando um usuário faz uma pesquisa no Google por determinado assunto, o site ou blog da sua empresa pode aparecer no resultado das buscas e o usuário ser direcionado para a página onde você “fala” sobre aquela dúvida que ele tem. Outra forma: pegar o artigo que você produziu e divulgá-lo em redes sociais, realizando um trabalho de integração mídias sociais e site, e conduzindo este internauta até a conclusão da venda do produto ou serviço.

Possibilidade de captura de leads – como dito, leads são clientes potenciais. Quando você oferece um conteúdo bom e exclusivo, ele pode querer se cadastrar em seu site para continuar recebendo informações sobre o seu produto ou serviço através de um endereço de e-mail. Ter o endereço de e-mail de um possível cliente é algo bastante valioso, pois permite criar um relacionamento e trabalhar a venda. Capturar leads envolve ter e oferecer  um conteúdo sofisticado e que realmente agregue valor ao leitor, como um e-book, por exemplo.

Visibilidade aos seus produtos e serviços – para alcançar este objeto, você pode criar artigos que falam sobre o seu produto ou serviço, despertando o interesse do leitor e mostrando de que forma aquilo pode ser útil para ele. Anúncios dão visibilidade a um produto, mas um review bem desenvolvido dá mais segurança e ajuda no momento de decisão da compra.

Autoridade no mercado que atua – ao dividir o seu conhecimento com o público, você acaba se tornando uma referência sobre aquele tema. Claro que isso é um trabalho de longo prazo, até porque confiança a gente conquista com tempo e dedicação. Isso é muito bom para profissionais autônomos e consultores. 

Educação do seu público sobre seu ramo de atuação – é necessário educar o seu público. Vamos usar o caso da Hostnet que trabalha com tecnologias de última geração. A nossa preocupação é mostrar aos nossos usuários de que forma tais tecnologias podem agregar lucratividade para o negócio dele e ensiná-los a implementar a tecnologia desejada/necessária. Por isso, temos uma vasta documentação informativa de produtos e serviços na Info Hostnet, contando também com artigos escritos por professores e profissionais de TI, textos esclarecedores no blog, vídeos no Youtube, entre outros. 

Conteúdo relevante e conversão em vendas

Produzir conteúdos relevantes e publicá-los com frequência funciona como um impulsionador de conversões para a sua empresa. Se essa ação fizer parte de uma estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração ou de conteúdo), o sucesso tem mais chances de acontecer para o seu serviço ou produto online. Porém, o resultado não é imediato. É pré-requisito ter um site responsivo, com layout agradável e um texto atraente; no qual deve-se investir para colher frutos a médio e longo prazos.

Como funciona? Os visitantes do seu site acessam esse conteúdo bacana e é um processo lento e multidirecional. Você faz várias ações para conseguir a conversão em vendas de uma pequena parcela. Capriche no conteúdo, promova-o em várias plataformas (escolha as que tenham características positivas para o seu negócio e tipo de postagem).

Para funcionar, o conteúdo deve corresponder às expectativas do público, e mesmo se isso não for possível, ele deve ser relevante, acrescentar algo realmente importante e ser capaz de captar atenção. A informação contida educará o visitante da página. O caráter elucidativo do conteúdo é fundamental. Dessa forma, o site ganha a confiança do visitante que em algum momento poderá se tornar um comprador.

Como produzir um conteúdo relevante

Você pode criar vídeos interessantes, post para blogs instrutivos, fotografias atrativas e imagens com valor informativo ou que complementam um texto, gráficos e infográficos. Se o que você disponibilizar for relevante para o seu público-alvo, isso também será compartilhado e se tornará valioso.

Vale lembrar que a inserção de links em seus textos é fundamental. Com eles você movimenta outros sites e pode “relembrar” conteúdos antigos que foram veiculados por você também. Linkando informações, você valoriza o conteúdo. E não se esqueça de escolher bem as palavras-chave, elas são importantíssimas para o SEO e logo para o posicionamento da sua página nos motores de busca como o Google.

A revolução do seu empreendimento além da conversão de leads

A ideia principal do Inbound é atrair novos visitantes e torná-los leads (pessoa que tem interesse nos produtos ou serviços), e em seguida, convertê-los em clientes. Mas o desafio não para por aí. Nesse tipo de estratégia, o ideal é que esses clientes sejam fidelizados e encantados, e dessa forma se tornem promotores da marca. Para que isso seja realidade, o caminho é o mesmo: conteúdo relevante que atenda as demandas das pessoas, tire dúvidas, desperte a curiosidade, ajude a melhorar o resultado de seus negócios e que facilite a vida com dicas interessantes.

O papel do blog – fazendo um blog, adotando práticas de SEO e utilizando as mídias sociais, você reduz em 61% o custo por lead. Isso comparando o Inbound com o Outbound Marketing (marketing de interrupção ou marketing de saída que promove um produto por meio de publicidade, propaganda, relações públicas e vendas contínuas). Dessa forma, você atrai tráfego orgânico, mesmo sem utilizar mídias pagas ou publicidade tradicional. 

No blog estarão os seus posts, seus “call to action” e onde as ofertas poderão ser ativadas. Lá também estará o seu conteúdo (texto, imagens, vídeos…). Assim, você gera tráfego de entrada, pode converter esses “visitantes” em leads, efetivar a venda e fidelizar o cliente.

Como e onde aprender – para lidar com o Inbound Marketing é preciso ter conhecimento sobre a metodologia. Para isso, você pode estudar o assunto e investir em treinamentos.

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Recomendamos implementar uma ferramenta de automação de marketing. Isso potencializa os resultados do Inbound. A automatização de e-mails e outros recursos digitais diminui custos; tempo e aumenta a eficiência. É assim que o Inbound Marketing funciona. Mas é um trabalho de formiguinha baseado em ações em cadeia.

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Assessoria de comunicação otimizando resultados

O custo do Inbound Marketing é relativamente pequeno, ainda mais se levarmos em conta os potenciais retornos. Como o custo é enxuto, é possível combinar as novas ações do Inbound com outras modalidades. Esse é o caso da assessoria de comunicação.

Essa associação é uma via de mão dupla. Tanto a assessoria de comunicação pode ajudar o Inbound Marketing como o contrário também é possível. O Inbound pode gerar pautas interessantíssimas para a assessoria trabalhar em releases, textos publieditoriais, e demais formas de divulgação online, incluindo posts para as redes sociais.

Assessoria de comunicação: do que se trata?

É um serviço de comunicação que busca conquistar espaços na mídia para o cliente, por meio de relacionamento e de envio frequente de informações para um banco de profissionais atuantes. O trabalho tem por objetivo construir uma imagem positiva do assessorado, seja uma empresa ou uma pessoa. Uma das funções da assessoria é realizar a interface entre o cliente e os canais midiáticos – jornais, revistas, canais de YouTube, sites especializados, blogs, portais noticiosos e segmentados, influenciadores digitais, TV, rádio etc.

O trabalho da assessoria é diferente da publicidade, pois os conteúdos publicados não são pagos. O espaço é cedido simplesmente pelo interesse das redações/sites/mídias no assunto oferecido como pauta. O conteúdo chega aos possíveis divulgadores a partir de um press release, nota, artigos opinativos, casos de sucesso ou textos simples.

O objetivo da assessoria contempla: visibilidade e reforço de marca; construção de autoridade, credibilidade e reputação; tornar a marca ou pessoa referência na sua área de atuação, inclusive sendo citada e/ou entrevistada em matérias sobre o assunto relacionados. Tem objetivos afinados com o Inbound; a ideia é gerar conteúdo relevante e contextualizado para o mercado, sendo criativo e sem oferecer à mídia algo que tenha a cara de propaganda.

Assessoria de comunicação a favor da conversão

Com uma estratégia bem segmentada, uma empresa pode facilmente conseguir um bom espaço em portais relacionados ao seu tipo de serviço ou produto. Esse tipo de ação acaba por gerar leads, muitos vindo de tráfego de referência (links externos) e que futuramente geram clientes. A conversão nem sempre é o final do processo. Gerar leads mais específicos e qualificados é necessário. 

O contrário também ocorre: o Inbound ajuda a assessoria. Com a produção de conteúdo especializado, os próprios veículos de comunicação do segmento começam a replicar o material da empresa de uma forma orgânica, desde que o assunto ou a empresa sejam relevantes para o público do veículo. O conteúdo gerado nos canais de Inbound também pode ser utilizado como fonte de informação para um artigo a ser sugerido para um veículo especializado, inclusive a partir de links para o conteúdo postado.

Como aliar Inbound e assessoria – se você já utiliza a assessoria de comunicação, você pode, por exemplo, usar palavras-chave no seu release e no seu conteúdo, para deixar claro do que se trata o seu negócio e ajudar a rankear bem nos mecanismos de busca. Também pode adotar links âncoras bem posicionados (não apenas para o site da empresa, mas também para posts do blog, matérias relacionadas etc.), para dar aos jornalistas, youtubers e influencers mais insumo para a produção de matérias.

6 dicas para fazer marketing de conteúdo

Tenha um objetivo bem definido – vender é o que todos desejam, mas o caminho entre escrever um artigo e fechar uma venda é longo; é preciso ter etapas bem definidas. 

Crie uma estratégia e  acompanhe as métricas– não escreva aleatoriamente. A estratégia tem que estar bem definida e tem que ser revisada a cada ação. Analisando as métricas, você saberá se está no caminho certo. Só assim você saberá se seus esforços estão tendo um bom aproveitamento e, caso não estejam, deve ajustar a estratégia. Não deixe de lado tais informações, elas são essenciais.

Tenha um site – em tempos de redes sociais e sites gratuitos, pode parecer besteira ter um site próprio. Nada mais errado que isso. Construir seu castelo em terreno alheio não é uma atividade inteligente – no caso de muitos, se estruturar (existir) apenas nas redes sociais. O site próprio te permite determinar o conteúdo que você irá veicular, capturar leads, utilizar ferramentas de gestão e automação de marketing, além de ser um canal com o público aberto 24h por dia, sete dias por semana. Redes sociais são parte da estratégia e não ela em si. 

Precisa de ajuda para criar um site? A Hostnet faz o site para você

Ofereça conteúdo interessante – o conteúdo oferecido ao seu lead precisa ter valor. O usuário quer informação de qualidade que vai ajudá-lo a solucionar um problema ou uma necessidade. Para ele te entregar o endereço de e-mail, você precisa dar algo em troca e a troca tem que ser justa.

Utilize sistema de automação de marketing – através de um software, empresas acompanham as ações dos visitantes em seus sites, estabelecem critérios para pontuar as ações dos leads (potenciais clientes) e entram em contato de acordo com o grau de interesse deles. É por esse sistema que também desenvolve-se rotinas de envio de e-mails com conteúdos direcionados. Nós da Hostnet utilizamos e recomendamos o Mautic.

Automação de Marketing gerenciada pela Hostnet

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