hospedagem de sites servidor ssd

O que são servidores SSD e suas vantagens em relação ao HD

Em um mundo cada vez mais conectado é preciso ter velocidade para o acesso à informação e estabilidade dos websites. Na hora de escolher que tipo de hospedagem de sites contratar, certamente, uma hospedagem SSD é a mais indicada para quem deseja oferecer experiências personalizadas e agilidade no atendimento das demandas dos usuários e consumidores online.

E você, sabe o que é e como funciona a tecnologia SSD? No artigo de hoje, a Hostnet esclarece um pouco desse universo e conta o que é, as vantagens e onde contratar uma hospedagem com essa tecnologia.

O que é tecnologia SSD

Normalmente, quando falamos de armazenamento de dados, pensamos em duas tecnologias, a HDD e SSD. A forma de processamento, a capacidade da gravação e de leitura ocorrem de formas distintas em cada modelo.

O HDD (Hard Disk Drive), também chamado de HD ou disco rígido, é um tipo de memória não volátil, na qual os dados armazenados são mantidos mesmo quando ocorrem paradas de fornecimento de energia ao sistema. Este tipo de recurso é muito utilizado em notebooks, desktops e servidores.

A parte principal do disco rígido, conhecida como prato (platter), é composta por discos de cerâmica, alumínio ou vidro e envolta por uma película magnética. Bem no centro do disco, existe um eixo que gira os pratos em alta velocidade, e ele conta ainda com um braço mecânico que em sua extremidade reúne ímãs dispostos de forma bem próxima à película magnética. Essa cabeça na ponta do braço é responsável pela leitura e gravação dos dados.

O SSD (Solid-State Drive ou Solid State Disk, em português Disco de Estado Sólido) tem uma constituição diferente. Ele é formado por circuitos integrados em vez de discos. Seus componentes são fixos, é extremamente silencioso e muito mais veloz do que um HD.

Em equipamentos com SSD, os dados são armazenados em memória flash, ou seja, em memória não volátil. Assim, nada é perdido quando é desligado e não precisa de muita energia para funcionar. Esse tipo de memória retém dados por um longo período de tempo e a capacidade de armazenamento é bem diversificada. Uma tecnologia bastante utilizada pelo consumidor comum e por empresas de grande porte. Por ser bem compacto, este  é o modelo escolhido para compor smartphones e tablets.

A célula da memória flash é composta por transistores de porta flutuante (Floating Gate Transistors) que armazenam uma carga elétrica e a mantém mesmo que não haja fornecimento de energia, assim é possível armazenar e ler dados de forma rápida e constante, diferente do HD que depende do giro do prato e da movimentação do braço mas ainda assim ter persistência dos dados.  É a tecnologia perfeita para quem busca velocidade (até 10X mais rápido do que um dispositivo HD) e segurança.

As vantagens da hospedagem SSD

A tecnologia SSD é mais recente e oferece algumas vantagens quando comparada com a tecnologia HDD. Dentre as vantagens desse tipo de hospedagem de sites, destacamos:

  • Capacidade de armazenar dados de maneira permanente, mantendo as informações intactas;
  • Capacidade maior de armazenamento;
  • Velocidade – o tempo de acesso aos dados chega a ser 10x mais rápido que um HD convencional;
  • Possibilidade consideravelmente reduzida de ter arquivos corrompidos.

Porque ter uma hospedagem SSD

Por ter a velocidade maior, a hospedagem SSD é indicada para todos os tipos de sites. Especialmente, para projetos robustos que trabalham com muitos dados e geram bastante tráfego como e-commerces, portais de notícias, blogs e websites de EAD (ensino a distância).

Se você procura estabilidade, segurança, agilidade e qualidade para oferecer aos visitantes de um site, a hospedagem SSD é a melhor solução.

Hostnet e tecnologia de hospedagem

A Hostnet utiliza servidores SSD e a tecnologia Linux Container (LXC) em todos os planos Cloud. LXC é um método de virtualização no nível do sistema operacional para executar vários sistemas Linux isolados (contaeiners) em um host de controle usando um único kernel do Linux.

O kernel do Linux fornece a funcionalidade cgroups que permite a limitação e priorização de recursos (CPU, memória, bloco de E/S, rede etc.), visão do aplicativo do ambiente operacional, incluindo árvores de processo, rede, IDs de usuário e sistemas de arquivos montados .

Sendo assim, toda memória prometida para o cliente pode ser utilizada com exclusividade pelo seu sistema. A tecnologia dos servidores Hostnet é de última geração, nas quais as máquinas não trabalham com HDs, mas sim com SSDs, que são dispositivos ultravelozes com maior capacidade de armazenamento.

Hospedagem de site não é tudo igual

Não contrate um serviço de hospedagem de sites antes de ler esse e-book!

Existem no mercado diversas empresas que oferecem o serviço de hospedagem de sites e é muito comum que eles sejam descritos como semelhantes, tendo como diferenciação somente o preço. Porém, não é bem assim. Neste e-book vamos apresentar os principais tipos de hospedagem de sites e mostrar que não existe hospedagem perfeita, que tudo depende da necessidade de cada projeto.

Links Relacionados: 

Hospedagem de Sites Cloud Hostnet

E-books grátis sobre tecnologia e marketing digital

Criação de Sites em WordPress

Hospedagem de sites com CDN grátis: o que é e como funciona?

Linux Containers : o que é LXC e quais as suas vantagens em relação ao VPS?

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios