lucros na internet

A Internet é um mercado poderoso e bilionário

Compilamos dados mercadológicos sobre o crescimento da Internet para quem deseja empreender nos meios digitais

O acesso à internet no Brasil aumentou em 2023: 84% da população brasileira com 10 anos ou mais se conectou à internet, o que representa 156 milhões de pessoas. Em 2022, este índice era de 81%. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

As regiões Sul (88%) e Sudeste (87%) tiveram os maiores índices de uso de internet. E a faixa etária mais conectada do país é a de 16 a 24 anos, em que 95% da população acessou a rede no período analisado pelo estudo.

Curiosamente, além do crescimento no uso de internet, a pesquisa apontou a diminuição no grupo que acessa a rede somente pelo celular.

O estudo também indica outras tendências em 2023:

  • 29 milhões de pessoas afirmaram não ter usado a internet, mas, entre elas, 7,4 milhões declararam ter usado algum aplicativo que precise de conexão, o que reduziria o número de desconectados para menos de 22 milhões;
  • 16% dos domicílios brasileiros compartilharam internet com o vizinho, sendo que o índice sobe para 25% nas classes D e E;
  • 26% dos domicílios com internet têm conexão com velocidade de até 50 Mbps, faixa que inclui os planos mais básicos; 29%, acima de 50 Mbps – 18% não souberam ou não responderam, e 27% não tinham banda larga fixa;
  • 58% dos usuários acessaram a internet apenas pelo celular, o que representou uma queda em relação a 2022, quando índice era de 62%;
  • 71% dos usuários verificaram por computador ou celular se uma informação que encontraram na internet era verdadeira;
  • Entre os usuários de internet, 65% ouviram música, 64% assistiram a vídeos e 29% ouviram podcasts.

Expectativa

Até 2026, a previsão é que o PIX será responsável por 35% do valor de todas as transações no e-commerce no Brasil, e que será o fim do uso do boleto bancário – que caiu de 11% em 2021 para apenas 3% em 2022, conforme mostra o estudo da Worldpay, relativos aos dados do Brasil.

O  estudo The Global Payments Report 2023 indica que, entre os meios de pagamento mapeados pela pesquisa estão o cartão de crédito, cartão de débito, pagamentos instantâneos (também conhecidos como A2A – Account to Account), dinheiro em espécie, carteiras digitais, Buy Now Pay Later (“Compre agora, pague depois”) e as criptomoedas.

A projeção do relatório Global Payments Report 2022, divulgado em março pela Worldpay from FIS (empresa líder mundial especializada em tecnologia de pagamentos), estimou que o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% até 2025. Ainda de acordo com o estudo, especificamente no Brasil, as vendas do comércio online devem aumentar 95% nos próximos três anos, com crescimento anual de 18%

O mercado regional de e-commerce da América Latina cresceu 19% em relação ao ano anterior, de 2021 a 2022, e está projetado para crescer outros 13% até 2026.

No cenário América Latina, os cartões de crédito (35%) continuam sendo os líderes em pagamentos no comércio eletrônico, mas estão lentamente perdendo participação para o A2A – Account to Account – (15%) e para as carteiras digitais (21%).

O comércio eletrônico possui projeção de crescer 11% no Brasil até 2026. Na Argentina, o crescimento previsto é de 21% e no Chile 16

O Pix se consolidou no Brasil. O uso desse meio de pagamento vem refletindo em um declínio no uso do boleto bancário – que caiu de 11% em 2021 para apenas 3% em 2022.

De acordo com The Global Payments Report 2023, o crescimento dos pagamentos em tempo real/instantâneos foi maior no Brasil (com o crescimento de 123% do Pix entre 2021 e 2022 e projeção de aumento de outros 23% até 2026), Colômbia (crescimento de 64% entre 2021 até 2022 e projeção + 21% até 2026) e Peru (crescendo 130% entre 2021 e 2022 e com previsão de aumento de 31%).

Compras online crescem 26% em 1 ano no Brasil

O relatório da Elo apresentou análises feitas a partir de mais de 41 milhões de clientes ativos da marca. O valor total gasto com compras online, plataformas e pagamentos digitais entre brasileiros portadores do cartão Elo cresceu 26% nos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores, de acordo com o “Report: Elo Hábitos de Consumo”, realizado pela Elo Performance & Insights, o time de consultoria da empresa.

O valor total gasto com compras online, plataformas e pagamentos digitais entre brasileiros portadores do cartão Elo cresceu 26% nos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores, mostra o “Report: Elo Hábitos de Consumo”, realizado pela Elo Performance & Insights, o time de consultoria da empresa.

Valor médio das compras

Em 12 meses, o gasto médio com compras online avançou 23%. O público de classe média e os mais ricos lideraram os gastos, sendo responsáveis por 44% deles. O valor médio da compra dessas pessoas também foi maior, de R$ 199 – a média entre os de menor renda foi de R$ 59.

Segundo o “Report: Elo Hábitos de Consumo”, 91% das compras no comércio digital são feitas no crédito. Além disso, a opção por compras online é a favorita dos brasileiros, mesmo entre as pessoas de menor renda.

O amanhã

O futuro do comércio eletrônico é promissor. Analisando os dados que apresentamos, é fácil concluir que vale a pena investir em uma loja online.

Existe um leque de oportunidades inesgotáveis na Internet e a Hostnet está preparada para entregar o que há de melhor quando o assunto é ferramentas, soluções e oportunidades online. Desde hospedagem de sites à automação de marketing digital, a empresa especializada em ajudar outras empresas a se destacarem na Web está apta a desenvolver, construir, administrar e inovar em termos de websites, lojas virtuais e portais. Todos os projetos da Hostnet incentivam o registro de domínio próprio, o uso de software open source, a hospedagem  de sites cloud e a segurança online.

Como se fosse pouco, existe ainda a oportunidade de se tornar um franqueado da Hostnet e oferecer todos os serviços de ponta como uma agência digital. O modelo de franquia comercializado foi pensado, testado e aprovado. Iniciou as atividades em 2017 e já conta com 35 unidades da Hostnet distribuídas por todo o Brasil. O empreendedor que investir no franchising da empresa conta com total apoio da marca, desde treinamento ao suporte contínuo nas atividades e relação de parceria com a matriz e demais unidades. Sem falar, é claro, que o custo da franquia é acessível e que pode operar home based, ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa dispensando a necessidade de uma loja física.

Mercado de franquias

O mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%. Em relação a 2019 (pré-pandemia), o crescimento foi de 28,9%. As informações são da mais recente pesquisa da ABF – Associação Brasileira de Franchising, divulgada em fevereiro de 2024.

Dentre outros fatores, este desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões).

Outros indicadores corroboram o avanço das franquias no País. O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, 6,2% a mais do que no ano anterior. Novas marcas continuam a adotar o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF.

As projeções da associação para o setor em 2024 são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%, das redes em 5%, e uma alta também de 5,5% no número de empregos diretos.

Cursos gratuitos para contribuir no seu desenvolvimento profissional

A Hostnet investe na democratização do ensino de tecnologia. Fomentando este cenário, é a principal apoiadora do Curso em Vídeo – projeto que tem o intuito de ensinar tecnologia a distância, de forma objetiva, descontraída e acessível. O programa oferece diversos cursos gratuitos ministrados de forma eficiente, totalmente online, em plataforma EAD.

O Curso em Vídeo é uma iniciativa do professor Gustavo Guanabara e já foi feito por quase 2 milhões de alunos ao longo dos seus 10 anos de existência.

A Hostnet

A Hostnet é um provedor de soluções web que tem como objetivo ajudar outras empresas a fazerem negócios pela Internet. É pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Tem mais de 50 mil clientes que hospedam ou já hospedaram seus sites e administram domínios registrados pela empresa nos seus mais de 20 anos de existência. A empresa está sediada no Rio de Janeiro, apoia o movimento Software Livre, se configura como referência nacional em WordPress e Mautic e acredita que o desenvolvimento nacional depende do investimento em tecnologia e educação.

No intuito de promover a expansão da marca, a Hostnet adotou o modelo de franchising. A missão do sistema de Franquia Hostnet é ser reconhecido notoriamente como a melhor opção entre os concorrentes em nível tecnológico, criando um modelo de negócio lucrativo e que atenda as necessidades do mercado. Diferente dos programas de revenda que existem na maioria das empresas de hospedagem, onde não há uma relação forte entre o revendedor e a empresa, a Hostnet apresenta um modelo de negócio novo que inclui treinamento online e presencial para o franqueado.

A Hostnet é especialista em: criação de sites e lojas virtuais; automação de marketing; hospedagem de sites; registro de domínio; e-mail corporativo e e-mail marketing. Para conhecer mais sobre os serviço, acesse: https://www.hostnet.com.br ou entre em contato com um dos franqueados próximos da sua região: https://www.hostnet.com.br/unidades-regionais/

Seja cliente, franqueado ou aluno, faça parte do universo Hostnet. Quando o assunto é tecnologia da informação, desde a hospedagem de sites ao marketing digital, estamos preparados para ajudar na sua trajetória de sucesso.

Links Relacionados:

Contratar Hospedagem de Sites Hostnet

Academia Hostnet – Plataforma EAD com cursos gratuitos

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Artigos sobre a Franquia Hostnet

Hostnet é uma franqueadora associada a ABF

Fontes pesquisadas:

  1. https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-desafio-das-lojas-em-meio-a-um-mundo-e-um-mercado-cada-vez-mais-digital
  2. https://esbrasil.com.br/vendas-digitais-impulsionam-o-mercado-de-fotografia/
  3. https://www.smarthint.co/blog/
  4. https://pagar.me/blog/ecommerce-no-brasil/
  5. https://www.smarthint.co/futuro-do-ecommerce/#05
  6. https://oglobo.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2022/10/para-especialista-ter-um-site-pode-trazer-vantagens-aos-empreendedores.ghtml
  7. https://dados.abcomm.org/numeros-do-ecommerce-brasileiro

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