
Utilize o Google Search Console para melhores resultados no SEO
Já ouviu falar em Google Search Console? É um serviço gratuito, para webmasters, oferecido pelo Google que ajuda você na hora de monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. Para aparecer nos resultados de buscas não é necessário se inscrever no Search Console. No entanto, o Search Console ajuda a entender e melhorar o modo como o Google vê o seu site.
No artigo de hoje, você vai aprender um pouco sobre esse recurso incrível! Além dos conceitos e funcionalidades básicas, vamos compartilhar com vocês uma videoaula do Curso em Vídeo que ensina a otimizar o conteúdo de sites de maneira que fiquem mais bem posicionados no mecanismo de busca. Todos os conceitos são passados e aplicados de forma prática utilizando um site em WordPress.
O Google Search Console
No passado, o Google Search Console era chamado Google Webmaster Tools. Atualmente, com esta ferramenta, o profissional envia e verifica um sitemap, observando se há erros nele. Além disso, é possível definir a taxa de rastreamento e visualizar estatísticas sobre quando o Googlebot acessa o site; checar arquivos robots.txt para ajudar a descobrir páginas bloqueadas; listar páginas internas e externas vinculadas ao website. O recurso também viabiliza outras realizações como definir um domínio preferencial (por exemplo, prefira “example.com’ ao invés de “www.example.com” ou vice-versa), que determina como a URL do site será exibida.
O Search Console, basicamente, serve para aferir audiência no buscador. E ele oferece sessões e relatórios para as seguintes ações:
- Confirmar se o Google pode encontrar e rastrear seu site;
- Corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado;
- Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site: com que frequência seu site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram o seu site, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e muito mais;
- Receber alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outros problemas no seu site;
- Mostrar a você quais sites têm links para seu site;
- Resolver problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos da pesquisa.
Utilizando esse recurso do Google, você também descobre possíveis problemas de segurança e direciona o SEO para o sucesso do seu site, identificando as principais fontes de tráfego e links quebrados de páginas.
Resumo das principais funcionalidades:
- Aparência de pesquisa: como o Google está lendo as páginas do teu site;
- Tráfego de pesquisa: como as pessoas estão procurando no Google e chegando (ou não) até o seu site (visualizações de sites na busca e cliques);
- Palavras-chave: quais foram indexadas pelo Google;
- Segurança: notificações de problemas de segurança detectados em seu site.
Sobre a aula
Na prática, o Google Search Console apresenta a intenção das pessoas através das buscas, como anda a sua audiência nas pesquisas do Google a partir de todas as palavras e termos que foram procurados. Com essa ferramenta, é possível fazer uma série de avaliações que permitem aprimorar a estratégia do marketing digital a fim de alcançar melhores resultados nas buscas.
Uma vez na página do Google Search Console, para começar a usar, é necessário clicar no logo ou em Visão geral. Procure a lupa e insira a URL completa do site que deseja inspecionar. Nessa etapa (na aba de Cobertura), é possível verificar as condições da página e, se ainda não tiver no Google, solicitar a indexação. Problemas e sugestões de melhorias também são apontados nesse momento e você pode aproveitar e corrigir as situações e pedir nova análise.
Se fizer alterações, clique em Testar o URL publicado. Uma vez a URL cadastrada, você receberá, frequentemente, notificações sobre desempenho, problemas, pontuações alcançadas, índices de crescimento etc.
Retornando a aba de Visão geral, você terá à disposição vários resumos de relatórios com links (desempenho, cobertura etc.). Nesse espaço, você tem acesso, inclusive, ao número de cliques recebidos. Em Resultados de pesquisa, o administrador tem acesso aos tipos de pesquisa, com a opção de estipular o período da consulta e trabalhar com diversos filtros que permitem, até, monitorar a região geográfica que originou a busca.
Todo esse trâmite proporciona conhecimento dos termos de pesquisas mais usados para chegar à sua página, o que te dá a possibilidade de fortalecer esses termos no seu conteúdo, e aparecer no resultado de buscas alimentando o tráfego orgânico.
A aba Discover, logo abaixo dos Resultados de pesquisa, é bastante útil para quem trabalha com blog ou outro tipo de atualização frequente de conteúdo. A sessão Índice, subdividida em três abas (Cobertura, Sistemas, Correções) disponibiliza informações sobre diversos tipos de erros e falhas e permite inserir diversas páginas que podem ser monitoradas de forma específica.
São inúmeras informações à sua disposição. Todas elas fundamentais para o direcionamento de conteúdo e funcionalidades de um site, sempre com a finalidade de melhorar os resultados nas buscas do Google.
Para saber mais funcionalidades do Google Search Console e realizar o passo a passo da inserção de dados e leitura dos relatórios, recomendamos a videoaula abaixo, onde existe o conteúdo completo e detalhado ministrado pelos professores Gustavo Guanabara e Ramiro Lobo.
O curso gratuito de SEO
A Hostnet, em parceria com o Curso em Vídeo, comunica que está com um novo curso de SEO montado a partir da demanda de alunos e seguidores. As aulas apresentam conteúdo diversificado com foco na prática. No dia a dia, muitos “profissionais” de SEO falam bastante, executam pouco e baseiam-se em achismos. No Curso em Vídeo, você aprenderá a fazer a coisa certa, de forma eficiente e com resultados expressivos. A videoaula deste artigo faz parte do curso.
Durante as aulas, são abordadas técnicas e estratégias que melhoram o posicionamento de um site, de uma loja ou de uma landing page nas buscas orgânicas do Google. Um conteúdo amplo, fundamental para alcançar um bom ranqueamento de websites, é passado e repassado durante as videoaulas. Entre os ensinamentos do primeiro módulo disponível estão:
- O que é SEO;
- A Evolução dos Mecanismos de Busca;
- Como funciona o Google e outros buscadores;
- Fatores de Ranqueamento de Domínios;
- Fatores de Ranqueamento de Página;
- Ferramentas para SEO em sites;
- Como criar uma conta no Google Analytics;
- Google Search Console e Google Analytics.
Quer saber mais sobre o curso gratuito? Acesse a playlist do Curso Gratuito de SEO no Youtube ou, se desejar obter certificado, estude pela plataforma EAD do Curso em Vídeo.
Até a próxima!
Links Relacionados: