Você sabe como avaliar sua campanha online?

Vamos compartilhar com vocês hoje, de forma bem simples, algumas ideias sobre como avaliar o resultado de suas campanhas online. Afinal, acompanhar as métricas é o que realmente importa!

Todos sabemos que as mídias online são ótima opção de publicidade para negócios de vários tamanhos. O principal fator é a elasticidade do valor do investimento; ele é bem flexível e pode ser pago por cliques ou visualizações do anúncio. Geralmente esse “serviço” é realizado por agências especializadas em marketing digital e a interface com estas agências é feita por um gerente de marketing, ou diretamente pelo proprietário da empresa.

A negociação e compra de mídia online normalmente são feitas em tempo real no formato de leilão, através de uma plataforma de tecnologia. Acontece como no pregão eletrônico, onde o trader implementa regras de compra, preço máximo, volume negociado e “stop”.

Seguem algumas dicas para ajudá-lo a administrar a demanda de uma agência digital:

  1. Acompanhe métricas relevantes – toda estratégia é baseada em conceitos de administração. No mundo do e-commerce, pode-se analisar o ROI (Retorno Sobre o Investimento – sigla em inglês), a Receita Nominal do Google Analytics versus a Receita Efetivada, Número de pedidos e Volume de Vendas. Cada tipo de negócio tem a forma mais indicada de avaliação.
  2. Entenda os resultados – a Taxa de Conversão x Número de Usuários Únicos trazidos pelas campanhas são ótimos indicadores. O número de conversões é proporcional ao número de usuários, com percentual igual ao da taxa de conversão. Se a taxa de conversão é de 2% em um universo de 100 usuários; isso significa duas vendas.Para negócios que buscam mais leads e clientes, vale se guiar pelo CPL (custo por lead). Trata-se do valor investido em mídia online dividido pelo número de leads gerados pelas campanhas. Com isso em mente você pode avaliar quanto gastou e quanto teve de retorno real. Qual foi o lucro após o investimento – se ao investir R$ 100 em uma campanha online, seu site recebeu 100 usuários, e você conseguiu 2 leads, sua arrecadação foi de R$ 1.000? Se sim, cada lead traz R$ 500 de receita em média. Lembre que para uma campanha ser lucrativa, com esses exemplo, o ideal é que o seu CPL seja menor que R$ 500.
  3. Adote metas possíveis – Sabendo qual é o seu CPL, seu ROI e outros dados de suas campanhas,  será com eles que poderá definir suas metas. Expectativas alinhadas com a realidade de investimento são fundamentais. Os números precisam estar de acordo com as possibilidades de crescimento de seu negócio/serviço. O melhor caminho a seguir é avaliar o seu CPL máximo e estipular metas de redução alcançáveis.
  4. Faça um apanhado de dados e coloque na balança – trace sua estratégia levando em conta horário, sazonalidades e movimentos de mercado. E utilize o Modelo de Atribuição, considerando várias mídias e formas de campanhas. Algumas campanhas têm poder de levar pessoas novas para seu site (campanhas de primeiro clique) e outras tem poder de venda (campanhas de último clique); saiba identificá-las. Afinal a sua ideia é vender!

    Some todos os números e analise o resultado final. Avalie quanto foi investido em todas as mídias; quanto gerou de receita total; qual é o custo geral por venda; se é possível diminuir esse custo; qual o percentual de crescimento mensal e se é possível manter ou aumentar o percentual de retorno sem aumentar o investimento. Com esses dados na mão você saberá o melhor caminho para o seu negócio. Em caso de dúvida, não hesite em contatar a sua agência, certamente vão esclarecer tudo!

 

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