Já que você vai lidar com código HTML para acrescentar nas suas pesquisas, é provável que você desejará usar imagens, vídeo e som nas suas questões. Com o LimeSurvey, você pode fazer o upload desse conteúdo para o servidor onde o sistema está hospedado e gerenciar esse conteúdo.

Você pode:* Navegar entre os arquivos disponíveis.

  • Exportar os arquivos em um pacote ZIP.
  • Importar um arquivo ZIP com os arquivos.

Mas cuidado:* As extensões autorizadas são definidas no arquivo config-defaults.php do LimeSurvey.

  • Arquivos que podem ser usados na enquete estão localizados no diretório upload/labels/.
  • Subdiretórios dentro do arquivo ZIP não são possíveis.

Se você quiser fazer o upload, você deverá ir até a aba Gerenciador de recursos carregados, clique o botão Selecionar arquivo e escolha o arquivo compactado. Daí, é clicar no botão Importar recursos como arquivo ZIP. Se você quiser ver os recursos adicionados, basta ir na lista suspensa, escolher o tipo de recurso (Arquivos, Flash ou Imagens) e clicar em Exibir recursos carregados.

Editor de modelos

O Editor de modelos é usado para alterar o modelo (template) do site. Logo que você acessar essa página, você verá a seguinte imagem:

Note que há 5 botões ao lado da palavra Visualizar. Ao clicar em qualquer um desses, você verá como o modelo ficará nas diferentes resoluções possíveis, de dispositivos móveis até resoluções grandes.

No topo da página, temos seis ícones e 2 listas. Vamos ver a função de cada um deles:* Voltar à administração do questionário – Clique nesse botão para sair do editor de modelos e voltar à administração do LimeSurvey.

  • Importar template – Você pode importar um novo modelo para o LimeSurvey, que você baixou de algum site na Internet. Para isto, basta clicar nesse ícone, clicar no botão Escolher arquivo, selecionar o arquivo compactado (no formato ZIP) para então clicar no botão Importar modelo de arquivo ZIP. Feito isto, o novo modelo será disponibilizado na sua instalação do LimeSurvey.
  • Exportar modelo – Se você quiser exportar o modelo customizado por você, basta selecioná-lo e clicar nesse botão. O modelo será enviado para o seu computador, em um arquivo compactado (ZIP).
  • Copiar modelo – Caso você queira customizar um modelo já pronto, recomenda-se fortemente que você copie-o primeiro, clicando nesse ícone. Logo, você dará um novo nome para a cópia e um novo modelo será adicionado.
  • Modelo: Esta é uma lista, onde você pode escolher a lista de modelos presentes nessa instalação do LimeSurvey. A princípio, são 10 temas.
  • Tela: Temos aqui uma segunda lista, onde você pode ver as telas que compõem cada modelo.
  • Criar modelo: Você pode criar um modelo a partir de outro. Basta selecioná-lo, clicar nesse ícone, dar um novo nome para ele e clicar em Ok. Você verá uma página como a abaixo:

A edição se dá alterando o código HTML, os arquivos CSS e JavaScript. Abaixo, existe uma seção onde você pode ver em tempo real as alterações feitas no código. Basta fazê-los e clicar no botão Salvar alterações.

  • Logout: Ao clicar nesse botão, você sairá do LimeSurvey.

Páginas Relacionadas