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Acessando o Email Marketing

Após a confirmação do pagamento será enviado para o e-mail de cadastro os dados de acesso ao sistema. Não é necessário instalar nada no computador, a administração é feita através de um Painel de Controle on line.
O endereço de administração é: http://painel.hostmailmkt.com ou http://painel.mail2easy.com.br

Caso você seja um cliente Hostnet, é possível acessar o E-mail Marketing pelo Painel de Controle, no menu E-mail >> E-mail Marketing. Clique no botão Acessar gerenciador de Email Marketing.

OBS:Caso perca ou não lembre da senha de acesso, é possível alterar a senha de acesso ao Painel de E-mail Marketing de 2 formas:

  1. Através do Painel Hostnet
    Dentro do Painel de Controle da Hostnet acesse o menu: E-mails >> E-mail Marketing
    Selecione o serviço e clique em “Gerenciamento“.
  2. Opção de recuperar senha
    Acesse o endereço http://painel.mail2easy.com.br/recovery e informe seu domínio e e-mail cadastrado no serviço de E-mail Marketing.

Primeiros passos para usar o E-mail Marketing

O texto abaixo explica de forma resumida como fazer o envio de e-mail usando a ferramenta de e-mail marketing.

O primeiro passo para começar a usar o serviço de Email Marketing é configurar o SPF e DKIM, que são recursos mais técnicos,
abaixo os tutoriais para auxílio nessa configuração:
SPF - https://hostnet.com.br/wiki/index.php/SPF_-_E-mail_Marketing
DKIM - https://hostnet.com.br/wiki/index.php/DKIM_-_E-mail_Marketing

Depois disso, os próximos passos são todos relacionados ao envio dos seus e-mails e campanhas. 
Acesse seu Painel de E-mail Marketing e siga os passos abaixo:

1) Criar o GRUPO de e-mail:

É necessário possuir um grupo de e-mail criado para poder colocar seus contatos dentro dele, por isso acesse o menu GRUPOS e crie o grupo desejado.

Poderá, por exemplo, definir grupos por região (Sudeste), por idade (mulheres de 25 a 45 anos), por interesses (sapatos), etc.
Depois poderá adicionar nos determinados grupos os contatos que têm perfil para participar dele.


2) Adicionar os contatos ( lista de e-mail ):

-> Clique no menu "CONTATOS" e depois em "Cadastrar". Essa opção é usada para inserir os endereços de seus clientes, um a um.
Não precisa preencher todos os campos do formulário de cadastro, pois o único obrigatório é o endereço de email destinatário.

-> Se já possuir uma lista de contatos pronta, poderá fazer a importação deles de uma só vez. Para isso, Clique no menu "Contatos" e depois em "Importação".
O arquivo com os contatos deve ter o formato .CSV e deve estar organizado. No momento da importação o sistema lhe perguntará quais campos deseja importar
(baseando-se no cabeçalho do seu  arquivo) e a quais itens esses campos se referem (são os emails, são os nomes, são telefones, etc).


3) Criar modelos para os seus e-mails:

-> Clique no menu "E-MAIL" e depois em "Criar Modelo".
Os modelos devem ser criados com base na rotina de mailings que enviará. Por exemplo, se semanalmente enviará um e-mail de ofertas para suas clientes, pode criar
 um modelo chamado "Ofertas" e no corpo dele acrescentar o conteúdo que será regularmente usado, tal como: logomarca da sua loja, endereço do site, facebook,
telefone, meios de pagamento, etc.

Se uma vez por mês existe um sorteio para brinde, por exemplo, poderá criar um modelo chamado "Sorteio" e no corpo dele acrescentar o conteúdo que será
regularmente usado, tal como: logomarca  da sua loja, formas de participar do sorteio, data da divulgação, etc.


4) Enviar suas mensagens:

-> Clique no menu "E-MAIL" e depois em "Assistente de e-mail".
Neste momento, basta seguir o passo a passo que será indicado pelo próprio assistente. O tipo de envio mais comum é "Criar um novo e-mail para envio"
e depois de prosseguir poderá optar por usar um dos "Modelos" prontos, um dos templates do sistema, iniciar com um e-mail em branco, etc.
Nos passos seguintes deverá definir as características do seu e-mail, como título (para seu controle), nome do Remetente (pode ser o nome da loja),
e-mail de resposta (pode ser igual ou diferente do email remetente), assunto (será visto pelo cliente), entre outros campos.
É neste mesmo processo que serão exibidos os grupos para qual deseja enviar a sua mensagem e por fim em que data deseja fazer o envio, no momento
atual (Agora) ou num dia determinado (agendamento).


Acreditamos que com estas dicas já poderá fazer o envio do seu Email Marketing.

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